TEXTO PARA A
PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe) Na(s)
questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for
verdadeira ou (F) se for falsa.
1. Esta questão versa sobre a ESCRITA:
(
) Na sua fase inicial, 3.500 a.C., era um desenho estilizado de um
objeto, hoje denominado de pictograma.
(
) O ser humano, para exprimir graficamente suas ações, criou símbolos
representativos a que chamamos de ideogramas, cuja invenção data mais ou menos
de 3.200 a.C.
(
) As sociedades ágrafas encontravam-se na fase da História Antiga; o
conceito de civilização não está relacionado com as sociedades que apresentam
um sistema de escrita.
(
) Antes da invenção da escrita, a humanidade já conhecia o conceito de
propriedade privada, de Estado e de classes sociais.
( ) Uma das
primitivas formas de representação gráfica - a escrita cuneiforme - surgiu
entre os sumérios, povos que habitavam a Mesopotâmia.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Fuvest) A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s)
por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras.
examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a
alternativa correta dentre as que se seguem:
a) se todas as proposições forem verdadeiras.
b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.
c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.
d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III.
e) se todas as proposições foram falsas.
2. I. Do século IX ao VII a.C., os
assírios organizaram um poderoso exército com cavalaria, carros e máquinas de
guerra, conquistando um vasto império cuja queda foi acelerada pela crueldade
com que trataram os povos submetidos.
II. As instituições políticas da
Cidade-Estado de Atenas, ao contrário de sua rival Esparta, não evoluíram no
sentido de uma democracia.
III. Os maiores legados da civilização romana foram o
Direito (base de todos os atuais), as línguas latinas, a arquitetura, a
escultura e a pintura.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufba) Assinale as proposições corretas, some os números
a elas associados e marque no espaço apropriado.
3. Sobre as civilizações da
Antigüidade - Oriental e Clássica - é possível afirmar:
(01) A base da religião egípcia era o
culto local, o que colocava cada cidade sob a proteção de um deus e fazia dos
sacerdotes o grupo de maior poder e prestígio na sociedade.
(02) A consulta aos signos do zodíaco,
tão em voga nas sociedades contemporâneas, foi uma prática intensamente desenvolvida
entre os povos mesopotâmios.
(04) O Zende-Avesta, o Livro dos
Mortos e o Velho Testamento foram textos considerados sagrados,
respectivamente, pelos persas, egípcios e hebreus.
(08) A civilização fenícia,
estruturada em bases agrárias, construiu a sua unidade política, submetendo à
autoridade do Imperador o poder dos dirigentes das satrapias.
(16) Os atenienses estruturaram a
prática educacional, objetivando desenvolver no cidadão um conjunto harmonioso
das qualidades do espírito e do corpo.
(32) Os gregos legaram à civilização
ocidental uma grande produção nos campos do Teatro, da Teoria do Conhecimento e
da História.
(64) Os princípios de igualdade, de
autogestão, de soberania popular e de autodeterminação dos povos foram
desenvolvidos na República Romana e constituíram uma grande contribuição
cultural dos romanos para a civilização ocidental.
Soma ( )
4. (Unesp) É certo que as civilizações
da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No
entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos
exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a
cabeça e os pés de perfil.
b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas
que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante
certo tempo, a forma asiática de produção.
c) No período denominado Homérico,
houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das
Cidades-Estado da Grécia.
d) A escrita egípcia era em caracteres
cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações,
tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da
Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.
5. (Fuvest) Na Antigüidade, a Europa
mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de
diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que
a) a unidade política acabou depois de
algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.
b) a diversidade racial e cultural
enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam estabelecer
uma real unidade.
c) os centros políticos coincidiam
sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do Império Romano,
todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.
e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas
litorâneas, por terem economias essencialmente mercantis.
6. (Uece) Considerando a arte egípcia
e grega, na Antigüidade, especialmente a escultura, podemos afirmar
corretamente:
a) O Mediterrâneo, situado entre a
Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
b) a escultura egípcia configurava uma
visão idealizada do homem.
c) Os egípcios, assim como os gregos,
rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
d) os egípcios foram professores dos
gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a
técnica.
7. (Pucpr) Algumas civilizações da
Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja,
sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de
algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações:
a) persa e egípcia.
b) romana e hebraica.
c) sumeriana e romana.
d) acadiana e persa.
e) grega e fenícia.
8. (Ufg) Os povos antigos - os
egípcios, os mesopotâmios, os gregos e os romanos - adotaram a escravidão em
suas diversas formas, como relação de trabalho dominante, que muitas vezes
coexistiu com outras modalidades de exploração de trabalho. Com base no
exposto, julgue os itens abaixo:
(
) Na Atenas antiga, Sólon (594-591 a.C.) realizou um conjunto de
reformas políticas em favor do interesse dos eupátridas. Entre essas reformas
destacaram-se a lei de igualdade civil entre metecos e escravos e o perdão das
dívidas dos hilotas.
(
) No Egito antigo, recorria-se ao trabalho compulsório dos camponeses
para a construção das grandes obras arquitetônicas e hidráulicas, as quais eram
executadas na época das cheias do rio Nilo, período em que se interrompiam
temporariamente as atividades agrícolas.
(
) Em 445 a.C. foi elaborada a Lei das Doze Tábuas, primeira compilação
escrita das leis romanas, que proibiu a escravidão por dívidas. A partir do III
século a.C., durante a expansão romana, mesmo com o aumento significativo do
número de escravos prisioneiros de guerras, a prática de escravizar crianças
abandonadas ainda persistia.
( ) No Império
Romano havia a prática social de libertar escravos como recompensa pelo serviço
fiel no leito de morte, desde que registrada em testamento. O primeiro imperador
romano, Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), limitou tal prática de libertação a
no máximo cem escravos em cada testamento.
9. (Unesp) Os Estados Teocráticos da
Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e
peculiaridades culturais. Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o
corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante
na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para
castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar
ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de
pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.
10. (Unesp) Os clamores da revolta e
da destruição de Nínive, registrados na Bíblia, devem-se:
a) ao pacifismo do povo assírio.
b) às soluções arquitetônicas dos
sumérios.
c) ao modo de produção asiático dos
caldeus.
d) aos atos despóticos e militaristas
dos assírios.
e) à religião politeísta dos mesopotâmicos.
11. (Ufpe) Entre os povos do oriente médio,
os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental,
uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições
religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a
alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus
constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade
política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e,
depois em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina
por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos
trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por
diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus se organizaram social e economicamente com
base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
12. (Ufba) Sobre as civilizações da
Antigüidade Oriental, é correto afirmar:
(01) Entre os egípcios, embora a
prática de mumificar cadáveres tivesse contribuído para o estudo do corpo
humano, o respeito que essa civilização tinha pelos mortos proibia a dissecação
de cadáveres unicamente para estudos.
(02) Entre os hebreus, os escribas
constituíam-se num grupo social que, aprendendo a ler e a escrever, desempenhou
importantes funções religiosas, na conversão de fiéis ao monoteísmo.
(04) Os persas acreditavam que o bem e
o mal viviam em incessante luta até o dia do juízo final, quando todos os homens seriam julgados por
suas ações.
(08) A invenção do alfabeto pela
civilização fenícia esteve ligada à necessidade que seus mercadores tinham de
firmar contratos comerciais com povos distantes.
(16) Hamurabi foi um rei babilônico
que se tornou famoso por mandar elaborar o primeiro código jurídico com leis
escritas.
Soma ( )
13. (Uel) " ... essencialmente
mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a
pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no
Mediterrâneo..."
O texto refere-se a características
que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.
14. (Pucsp) O cristianismo, na sua
origem, está repleto de heranças (em geral modificadas) da religião judaica;
mas há, também, elementos que não são partilhados por essas duas concepções
religiosas. Dentre eles, podemos destacar
a) a referência ao Antigo Testamento
como escritura sagrada.
b) o conceito de culpa como elemento
estruturante da moral religiosa.
c) a fé em um deus único.
d) o alcance universal do ideal de
salvação.
e) a adoção de uma moral sexual que valoriza a monogamia.
15. (G1) Surgido na Antiga
Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade:
a) Lei das Doze Tábuas.
b) Leis Draconianas.
c) Dez Mandamentos.
d) Código de Hamurabi.
e) Lei Tessalônica.
16. (G1) Politicamente, o Egito Antigo
era caracterizado como:
a) Império Teocrático.
b) Monarquia Constitucional.
c) República Teocrática.
d) Império Escravista.
e) Cidades-Estado.
17. (G1) Desejando reduzir a
influência dos sacerdotes sobre a população, o faraó Amenófis IV, no Novo
Império, realizou uma reforma religiosa implantando:
a) o monoteísmo.
b) o antropozooformismo.
c) o politeísmo.
d) o culto a Zaratrusta.
e) o culto a Jeová.
18. (G1) Na história dos hebreus,
corresponde à saída dos hebreus do Cativeiro no Egito, conduzidos por Moisés à
Terra Prometida:
a) Cisma.
b) Diáspora.
c) Êxodo.
d) Cativeiro na Babilônia.
e) Formação de Israel.
19. (G1) Relaciona-se aos fenícios na
Antigüidade, EXCETO:
a) o comércio como principal atividade
econômica.
b) a invenção do alfabeto fonético.
c) a organização política em
cidades-Estado.
d) o estabelecimento de colônias no
Mediterrâneo.
e) o dualismo religioso, baseado no culto aos deuses
Ahriman e Aura Mazda.
20. (G1) Dario I da Pérsia, dividiu
seu vasto império em províncias administrativas chamadas ______________, sendo
cada uma delas governada por um ________________, que era vigiado pelos
_____________.
Completam a frase acima:
a) Tribos - patriarcas - mercenários.
b) satrapias - sátrapa - "olhos e
ouvidos do rei".
c) marcas e condados - marqueses e
duques - missi dominici.
d) imperiais e senatoriais - pretores
- censores.
e) cidades-Estado - patesi - monarcas.
21. (Uece) O Crescente Fértil,
expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes
civilizações:
a) China, Índia e Japão
b) Grécia, Roma e Egito
c) Irã, Palestina e Mesopotâmia
d) Fenícia, Cartago e Roma
22. (Uece) "- Se um arquiteto
constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a
casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.
- Se, ao desmoronar, ela mata o filho
do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."
O preceito legal anterior pertence ao
seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis
b) Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico
23. (Faap) Filho de Davi, foi um déspota,
sábio e bom administrador. Viveu no luxo e no esplendor. Escreveu livros,
protegeu as artes. Desenvolveu o comércio:
a) Moisés
b) Isaac
c) Salomão
d) Jacó
e) Josué
24. (Ufrs) O soberano dividiu o seu
império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como
propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o
a) império dos persas durante o
reinado de Dario.
b) império babilônico durante o
governo de Hamurabi.
c) antigo império egípcio durante a
dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de
Davi.
e) estado espartano durante a vigência das leis de
Dracon.
25. (Ufrs) Em relação aos povos da
Antigüidade, é correto afirmar que
a) os assírios foram submetidos por
Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b) os fenícios foram os criadores do
alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c) os hebreus criaram um quadro
religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d) os egípcios estabeleceram, em 300
a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos
escritos.
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre,
conseguiram anexar o território grego ao seu império.
26. (Fgv) Um império teocrático,
baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e
profundamente dependentes das águas de um grande rio.
Esta frase se refere aos:
a) fenícios e a importância do Tigre;
b) hititas e a importância do
Eufrates;
c) sumérios e a importância do Jordão;
d) cretenses e a importância do Egeu;
e) egípcios e a importância do Nilo.
27. (Fuvest) A partir do III milênio
a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o
Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e
centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a
insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela
imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o
trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes
civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das
caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas,
que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente
revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à
centralização do poder.
28. (Pucpr) Relacione o texto às
proposições a seguir colocadas, assinalando a correta:
"Ó
senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o
Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para
regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do
Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas
hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu
coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton."
a) Destaca a função geradora da vida
do Deus Amon e do faraó, responsáveis por tudo que existia no Egito.
b) Mostra que o Sol, Áton, era
encarnado na terra do faraó Aknaton.
c) Evidencia que o alimento e a vida
do homem dependiam do grande Deus Tebano.
d) O texto acima assinala o caráter
ideológico na sociedade egípcia, destacando a figura do faraó ligada ao Deus
principal e reforçando seu papel político.
e) Mostra a profunda ligação mística entre o faraó e o
Deus que dominou o Egito no Médio Império.
29. (Uel) A arquitetura dos templos do
antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva
documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características
pode-se indicar a
a) ausência de telhados, uma vez que a
chuva era muito rara.
b) utilização de tijolos de argila
queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas.
c) grandeza nas dimensões e
construções sólidas.
d) adoção de diversos tipos de
materiais, conforme as figuras retratadas.
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma
construção.
30. (Ufrs) Relacione a coluna II, que
apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que
identifica os mesmos.
COLUNA I
( 1 ) Fenícios
( 2 ) Hebreus
( 3 ) Babilônios
( 4 ) Egípcios
( 5 ) Persas
COLUNA II
(
) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos.
(
) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.
(
) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.
(
) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.
(
) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldéia.
A sequência numérica correta, de cima
para baixo, na coluna II, é
a) 1 - 2 - 5 - 4 - 3
b) 1 - 4 - 3 - 2 - 5
c) 4 - 1 - 5 - 2 - 3
d) 4 - 2 - 5 - 1 - 3
e) 5 - 1 - 3 - 4 - 2
31. (Ufpe) Analise a alternativa que
indica semelhança entre o Modo de Produção Primitivo e o Modo de Produção
Asiático:
a) O solo pertencia apenas à
comunidade.
b) A unidade das diversas comunidades
se fazia através do poder do Estado.
c) O trabalho agrícola era realizado
para produzir excedentes.
d) Existia o coletivismo na
agricultura.
e) O uso da moeda era limitado.
32. (Ufrn) As sociedades que, na
Antigüidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum
o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso
comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações
hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram
diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de
cereais.
c) haverem possibilitado a formação do
Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle
hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação de
serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de
grandes impérios milenares.
33. (Fei) Podem ser consideradas
características das civilizações da Antigüidade Oriental:
a) o monoteísmo e uma rígida divisão
social
b) o politeísmo e uma sociedade organizada
de maneira igualitária
c) o politeísmo e uma rígida divisão
social
d) o monoteísmo e uma sociedade
organizada de maneira igualitária
e) o politeísmo e uma sociedade de classes
34. (Ufes) Na Antigüidade Oriental, o
MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a)
a) fracionamento da propriedade
fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real.
b) concentração do controle da
produção num partido político.
c) apropriação formal da terra pelo
Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar
impostos e prestar serviços ao Estado.
d) emprego da força de trabalho
escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e
numerosa.
e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e
barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia
fundiária.
35. (Unioeste) Se tomarmos como
referência a antigüidade oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade
egípcia que
01. os faraós, apesar de estarem no
topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, que detinham o
poder teocrático.
02. a alta nobreza era constituída
pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelos oficiais
superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos
sacerdotes.
04. os escribas, homens letrados, eram
considerados os "olhos e ouvidos" do faraó.
08. os camponeses e os artesãos
constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial
egípcia.
16. os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e
eram maltratados em todas as situações.
36. (Ufpe) Em relação à arte do Egito
Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do
artista.
b) Manifestava as idéias estéticas com
representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do
faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como
ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.
37. (Ufg) Na Antigüidade, havia
diversos padrões de apropriação dos bens e recursos necessários à
sobrevivência, entre os quais se destacava a terra.
Sobre tais padrões, julgue os itens
abaixo.
(
) Na Mesopotâmia, os camponeses trabalhavam terras que eram consideradas propriedade dos deuses.
Corporações de sacerdotes administravam a produção, a partir de cada uma das
cidades-estado que disputavam entre si as terras cultiváveis.
(
) Durante a expansão romana, os soldados (advindos do campesinato) e a
elite (tanto a aristocracia como os novos ricos) disputavam a propriedade das
terras conquistadas. Tais conflitos ficam evidenciados nas tentativas de
reforma dos irmãos Graco e nas disputas de poder nos dois triunviratos.
(
) Em Atenas, a aristocracia de origem dórica mantinha o monopólio da
propriedade territorial, o que exigia uma política de expansão, como o atestam
a fundação de colônias (Tarento) e a conquista do Peloponeso (seus habitantes
foram transformados em escravos do Estado).
( ) A mudança
na estrutura da propriedade fundiária (a transformação do camponês romano em
escravo) é o principal indício da crise que abalou o Baixo Império Romano
(séculos III, IV e V da nossa era).
38. (Ufsc) Entre as civilizações da
antigüidade, que tiveram o Mar Mediterrâneo como cenário do seu
desenvolvimento, destacaram-se os hebreus (Judeus, Israelitas), por terem sido
o primeiro povo conhecido que afirmou sua fé em um único Deus. As bases da história,
da filosofia, da religião e das leis hebraicas estão contidas na Bíblia, cujos
relatos, em parte confirmados por achados arqueológicos, permitem traçar a
evolução histórica e cultural do povo hebreu e identificar suas influências
sobre outras civilizações.
Assinale a(s) proposição(ões)
CORRETA(S) nas suas referências à cultura hebraica.
01. Entre os princípios religiosos
contidos na Bíblia está o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses.
02. O vínculo visível das influências
do judaísmo sobre o cristianismo está na pessoa de Cristo, considerado 'O
Messias' pelas duas religiões.
04. Os hebreus destacaram-se em
diferentes áreas do conhecimento humano e nos legaram os livros do Antigo Testamento (Tora).
08. O cristianismo e o islamismo,
religiões que têm hoje milhões de seguidores, receberam influências do
judaísmo.
16. O Pentateuco, o Talmud e o Alcorão representam o
conjunto dos escritos que reúnem os preceitos do judaísmo.
39. (Fgv) Das alternativas abaixo, a
que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado
centralizado e o monoteísmo;
b) o monoteísmo e a agricultura;
c) o comércio e o politeísmo;
d) as Cidades-estados e o monoteísmo
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.
40. (Ufpe) Em relação à religião no
antigo Egito, pode-se afirmar que:
a) a religião dominava todos os
aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas
pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa
forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às
divindades.
b) a religião no antigo Egito, como
nos demais povos da Antigüidade, não tinha grande influência, já que estes
povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no
trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência
na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido
a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo
Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o
rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus
antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antigüidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante
distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais
pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e
a outros saberes só permitidos à família real.
41. (Ufrn) A religião estava presente
em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era
impregnada de elementos mágicos e religiosos.
A relação entre religião e medicina no
Antigo Egito era evidente na medida em que
a) as práticas médicas estavam
voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos
deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na
medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida
após a morte.
c) os médicos, recrutados entre as
mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto
religioso.
d) os médicos queriam prolongar a
existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a
imortalidade da alma.
42. (Ufrs) Leia os itens abaixo, que
contém possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da
Antigüidade.
I- Gradativa diferenciação da
sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho
mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.
II- Passagem da economia comunal para
uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos,
propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do
trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.
III- Constituição da propriedade da
terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as
grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos
dirigentes.
Quais dentre eles apresentam efetivas
condições para tal surgimento?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
43. (Ufrs) O mapa a seguir apresenta a
região da Mesopotâmia.

A planície do Eufrates e do Tigre não
constitui, como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem
fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos.
Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão
de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo
entrecruzamento de povos e culturas.
Entre esses povos, destacam-se
a) egípcios, caldeus e babilônios.
b) fenícios, assírios e hebreus.
c) hititas, sumérios e fenícios.
d) sumérios, babilônios e assírios.
e) hebreus, egípcios e assírios.
44. (Ufscar) Entre as transformações
havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico,
destaca-se a formação de cidades em regiões de
a) solo fértil, atingido
periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e
crescimento populacional.
b) difícil acesso, cuja disposição do
relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de
riquezas.
c) entroncamento de rotas comerciais
oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos
exóticos.
d) riquezas minerais e de abundância
de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos
urbanos.
e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d'água,
com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.
45. (Ufg) Apoiado num oráculo
favorável dado por Ashur, meu senhor, eu lutei contra eles e infrigi-lhes uma
derrota. No calor da batalha, eu pessoalmente capturei vivos os aurigas
egípcios com seus príncipes e também os aurigas da Etiópia. Ataquei Ekron e
matei os oficiais e patrícios que haviam cometido o crime e pendurei seus
corpos em estacas circundando a cidade. (Do Prisma de Senaqueribe)
Jaime
Pinsky. "100 Textos de História Antiga." São Paulo: Global, 1980,
p.125.
Sobre as guerras que envolveram as
civilizações do mundo antigo, pode-se afirmar que
(
) por volta de 1750 a.C., o Egito foi dominado pelos hicsos, povo
asiático de origem semita que conseguiu impor-se por causa de novas técnicas
guerreiras, como o carro de guerra e as armas de bronze.
(
) sumérios, babilônicos e assírios sucederam-se como povos hegemônicos
na Mesopotâmia; posteriormente, a região caiu sob domínio persa e macedônio.
(
) os hebreus consolidaram-se como povo comerciante e navegador: fundaram
colônias em todo o Mediterrâneo e sua política expansionista foi denominada
talassocracia.
( ) as guerras
Médicas, Púnicas e do Peloponeso são indícios das tensões e dos conflitos que
dividiam as civilizações da Antigüidade.
46. (Ufpi) A respeito da sociedade
fenícia podemos afirmar corretamente que:
a) a Fenícia desconhecia centralização
do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia
política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das
cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças
estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as
montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da
agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a
mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a
história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos
gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.
47. (Ufc) Leia com atenção as
afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da
Mesopotâmia.
I - As condições ecológicas explicam
porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização
individualista.
II - Na economia da baixa Mesopotâmia,
a fome e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade
das cheias e também pelas guerras.
III - Na Suméria, os templos e
ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à
custa do trabalho de grande parte da população.
IV - A presença dos rios Tigre e
Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a
formação do primeiro reino unificado da História.
Sobre as afirmativas anteriores, é
correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) III e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras.
48. (Ufc) Os hebreus desenvolveram sua
civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos
afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da
civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um
Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta
traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas
do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus
se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles,
constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro
sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais
está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana
explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
49. (Ufal) Na antigüidade,
aproximadamente na mesma época em que se desenvolveu a sociedade egípcia,
outros povos começaram a despontar. Sobre os aspectos da organização
socioeconômica desses povos é correto afirmar:
(
) As primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Índia e China nasceram,
respectivamente, em torno do vale dos grandes rios: Tigre e Eufrates, Nilo,
Ganges e Indo e Amarelo.
(
) Nessas sociedades, onde predominava a servidão coletiva, o indivíduo
explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário
absoluto dessas terras.
(
) O Estado constituía, nessas sociedades, o principal instrumento de
poder do grupo privilegiado, assegurando e ampliando o predomínio da classe
burguesa.
(
) A base econômica, dos povos dessa região, foi a agricultura. Nessas
sociedades, tanto a produção agrícola quanto a artesanal estavam sob controle
do Estado.
( ) O
desenvolvimento do modo de produção escravista, característica dessas
sociedades, estava intimamente relacionado ao caráter expansionista desses
povos.
50. (Ufc) Observe a ilustração,
apresentada a seguir.

Considerando a representação da
escrita egípcia, é correto afirmar que:
a) a utilização de recursos
decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular.
b) os sinais apresentados constituíam
um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão.
c) a diversidade de sinais utilizados
tornava complexa a representação do que se queria exprimir.
d) a diversidade de sinais utilizados
na escrita resultou de uma imposição religiosa.
e) os desenhos elaborados representavam uma simplificação
da escrita hierática.
51. (Ufsm)

(AQUINO, Rubim, FRANCO, Denize, LOPES,
Oscar. "História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades
medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p.111.)
A figura representa um zigurate,
monumento religioso que servia, ainda, como armazém e oficina, podendo ser
considerado um marco da Revolução Urbana na Mesopotâmia Meridional. O zigurate
é uma unidade de representação econômica e ideológica das primeiras
cidades-estado compostas, dentre outras, das seguintes categorias sociais:
a) sacerdotes - ourives - militares -
comerciantes - vestais - camponeses.
b) plutocratas - lapidadores -
militares - banqueiros - nobres.
c) prostitutas cultuais - príncipes -
comerciantes - reis - artesãos.
d) camponeses - arrendatários -
artesãos - assalariados - sacerdotes - nobres.
e) vestais - patriarcas - pastores - sacerdotes -
militares.
52. (Ufrs) Relacione os povos antigos
assinalados na coluna 2 com os respectivos rios indicados na coluna 1.
Coluna 1
1 - Azul e Amarelo
2 - Indo e Ganges
3 - Jordão
4 - Nilo
5 - Tibre
6 - Tigre e Eufrates
Coluna 2
(
) Chineses
(
) Egípcios
(
) Hebreus
(
) Hindus
(
) Mesopotâmicos
A seqüência numérica correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 5 - 1 - 2 - 6 - 3.
b) 1 - 4 - 5 - 2 - 6.
c) 2 - 4 - 6 - 5 - 3.
d) 6 - 3 - 4 - 5 - 1.
e) 1 - 4 - 3 - 2 - 6.
53. (Ufpe) Ao estudarmos os povos
antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e
políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram
pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.
(
) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade
religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a
estreita relação entre a escrita e a religião.
(
) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a
insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas
viagens em que os riscos eram reduzidos.
(
) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antigüidade,
em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica
possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
(
) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade
comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antigüidade. Era
formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as
atividades cotidianas.
( ) A criação
do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A
necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez
com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito
antigo.
54. (Ufrn) Entre os hebreus da
Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao
povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas
dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos
que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para
arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e
roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem
campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no
meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta
Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o
comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos
povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os
hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José,
que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que
enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses
endividados.
d) a conquista de Jerusalém por
Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados
para a Babilônia.
55. (Fatec) O Iraque, recentemente em
guerra com os EUA e
Inglaterra, já foi palco de uma grande
civilização na Antigüidade, a Mesopotâmia.
Desta civilização, inserida na área do
Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais
importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros
urbanos, elaborou o 1Ž código de leis completo, assentado nas antigas tradições
sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor
foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os
"Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do
Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu
Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o
Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios,
depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do
Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur,
Nínive e Babilônia.
56. (Unesp) Na região onde atualmente
se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que
passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de
comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao
comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a
costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza,
usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao
povo
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.
57. (Ufrs) A chamada Revolução Urbana
foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a
sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o
surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos
avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo:
na Mesopotâmia e no Egito.
Assinale a única alternativa que NÃO
corresponde a transformações ocorridas nesse período.
a) Diversificação social: ocorreu o
surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas,
diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir
alimentos.
b) Expansão populacional: verificou-se
o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região
mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a
economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de
alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de
matérias-primas ou de manufaturados.
d) Descentralização
político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes
locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de
redistribuição da produção.
e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento
da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades
econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações
culturais, como o surgimento da literatura.
58. (Ufsm) A região da Mesopotâmia
ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da
civilização sumeriana devido ao fato de
a) ser ponto de confluência de rotas
comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios,
possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e
favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agriculturável
extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção
de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.
59. (Ufsc) Sobre o Egito antigo, é
CORRETO afirmar que:
(01) o rio Nilo foi de suma
importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a
agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de
tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.
(02) a construção das pirâmides
atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de
construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período
do Egito antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente
desde o Antigo Reino.
(04) os egípcios antigos acreditavam
em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema
mitológico.
(08) a despeito da influência islâmica, o Egito atual
mantém as mesmas crenças religiosas do Egito antigo.
60. (Ufrn) Na Antigüidade, durante o
reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e
governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças
culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de
a) incorporarem a cultura sumeriana,
especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
b) arregimentarem entre os caldeus,
após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das
províncias imperiais.
c) libertarem os judeus cativos na
Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o
culto a Iavé.
d) difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que,
integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.
61. (Ufc) O nome do rei egípcio
Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que
substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além
do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder
político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as
disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas
pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da
religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento
da máquina administrativa.
62. (Ufsc) "Bagdá - O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há
dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco
Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram
autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional
do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de
Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana.
Os
tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por
arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de
Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras
preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um
outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto.
Os
tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não
eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do
Museu Britânico chegará na próxima semana a Bagdá para estudar como proteger os
objetos."
("O
ESTADO DE SÃO PAULO". Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003.
Disponível em www.estadao.com.br.)
Assinale a(s) proposição(ões)
CORRETA(S) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na
Antigüidade.
(01) A região compreendida entre os
rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era
conhecida como Mesopotâmia.
(02) Na Mesopotâmia viveram diversos
povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e
babilônios.
(04) A religião teve notável influência
na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única
divindade (monoteísmo).
(08) Os babilônios ergueram magníficas
construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de
Gisé.
(16) Os povos da Mesopotâmia, além da
significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia
e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de
Hamurábi.
(32) Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos
autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.
63. (Pucpr) Numere a coluna 1 de
acordo com a coluna 2:
COLUNA 1:
(1) Local em que viveu o patriarca
bíblico Abraão.
(2) Mastabas e hipogeus, exemplos de
arquitetura funerária.
(3) Ormuzd e Ariman - princípios do
bem e do mal.
(4) Politeísmo, deuses com paixões e
virtudes humanas.
(5) Sacrifícios humanos em culto a
seus deuses, em especial a Moloc.
(6) Condução dos espíritos dos mortos
em combate a Walhala, através das Valquírias.
COLUNA 2
(
) Suméria, sul da Mesopotâmia.
(
) Civilização grega.
(
) Civilização fenícia.
(
) Tribos germânicas.
(
) Civilização persa.
(
) Civilização egípcia.
A seqüência correta é:
a) 1; 4; 5; 6; 3; 2.
b) 4; 3; 6; 5; 2; 1.
c) 1; 4; 5; 3; 6; 2.
d) 2; 4; 1; 6; 5; 3.
e) 3; 4; 6; 5; 1; 2.
64. (Ufpe) Os hebreus construíram uma
forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas
histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com
a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias,
Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
(
) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os
hebreus da dominação egípcia.
(
) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e
construíram o início do culto a Iavé.
(
) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais
semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda.
(
) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou
os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
( ) ao período
em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo
ético importante.
65. (Ufrs) O atual Iraque abrigou
territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia ("terra entre
rios") berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se
os sumerianos, os quais se caracterizavam por
a) apresentar uma comunidade
constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política
descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias.
b) constituir um império duradouro e
unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos,
aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades.
c) representar uma sociedade liderada
pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza
advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio.
d) provocar uma ruptura embrionária
entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o
"Patesi" não era o seu próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu
representante.
e) formar um povo economicamente auto-suficiente, que não
praticava relações comerciais com o exterior.
66. (Ufsm)

Entre os tesouros encontrados no
túmulo de Tutankhamon (faraó que reinou entre 1332 e 1322 a.C.), acha-se este
baixo-relevo em ouro representando uma cena da vida privada da família real: a
esposa do faraó esfregando óleo perfumado no corpo do marido. Dos artesãos e
trabalhadores em geral que produziram o túmulo e suas riquezas, não se acharam
vestígios. Sobre essas figuras anônimas, pode-se afirmar:
I. Eram cidadãos do Estado teocrático
egípcio e, como tais, tinham direitos semelhantes aos dos seus reis e patrões.
II. Serviram aos soberanos egípcios e
garantiram a sobrevivência dos valores deles por meio de obras artísticas.
III. Eram operários das obras
funerárias dos reis e aristocratas e tinham seus direitos garantidos por severa
legislação do Código de Hamurabi.
IV. Eram homens e mulheres que
entregavam o trabalho e a vida para que a grandeza do Estado egípcio se
perpetuasse no tempo.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
67. (Ufpel) No esquema a seguir, os
algarismos I, II, III e IV correspondem às civilizações da
Antigüidade.

Assinale a alternativa que denomina
corretamente as civilizações indicadas, respectivamente, por I, II, III e IV.
a) Fenícia, Hebraica, Egípcia e Persa.
b) Egípcia, Fenícia, Persa e Hebraica.
c) Persa, Fenícia, Hebraica e Egípcia.
d) Egípcia, Persa, Fenícia e Hebraica.
e) Hebraica, Egípcia, Fenícia e Persa.
68. (Ufsm) "Bernardo conversa em
rã como quem conversa em Aramaico. Pelos insetos que usa ele sabe o nome das
chuvas."
("O
guardador de águas", de Manoel de Barros.)
Bernardo, a personagem de "O
guardador de águas", vive num território pantanoso (provavelmente no Mato
Grosso do Sul), como a região entre os rios Tigre e Eufrates, berço da
civilização sumeriana.
Aproximando os dois ambientes
naturais, analise as seguintes afirmações:
I. Nesse espaço geográfico, as
sociedades se organizam a partir do ciclo das águas, e o tempo das cheias marca
a vida econômica.
II. Na antiga Mesopotâmia, o controle
das cheias foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura e das
cidades-estados.
III. A paisagem aquática serve para
elaborações poéticas, como evidenciam a lenda do Dilúvio, na antiga
Mesopotâmia, e a poesia de Manoel de Barros, na cultura mato-grossense.
IV. Na região do Pantanal, os
fazendeiros se ajustaram às cheias e desenvolveram uma pecuária semi-extensiva,
semelhante à da Campanha Gaúcha.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I, II e III.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
69. (G1) Cronologicamente, a Idade
Antiga se estendeu desde as primeiras formas de desenvolvimento das
civilizações humanas (formação de classes sociais, Estado e divisão social do
trabalho), por volta de 4000 anos antes de Cristo, até o ano de 476 d.C., com a
queda do Império Romano do Ocidente. Sobre esse período é INCORRETO afirmar
que:
a) no campo das ciências, os
mesopotâmios desenvolveram a astronomia, elaborando cartas astronômicas e
estudando as diferenças entre estrelas e planetas e fixaram os doze signos do
zodíaco.
b) o Zend-Avesta, o Livro dos Mortos e
o Pentateuco foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas,
egípcios e hebreus.
c) os romanos assimilaram muitos
aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de
notável senso prático, souberam reelaborar essas influências, nas quais
introduziram inovações que levaram à formação de uma cultura original.
d) com a criação da democracia e da
filosofia, os gregos nos deram as principais bases do pensamento científico,
além dos mais importantes fundamentos da arte ocidental.
e) a civilização fenícia estruturou-se em bases
agrícolas, constituindo um Estado centralizado e teocrático.
70. (Pucpr) Algumas civilizações
tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo,
numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção
que contém a seqüência correta.
COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana,
imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor
ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica,
politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às
condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita,
expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário
Ocidental.
(5) Multiplicidade racial,
fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.
COLUNA II
(
) Civilização Hebraica
(
) Civilização Feudal
(
) Civilização Árabe
(
) Civilização Egípcia
(
) Civilização Romana
(
) Civilização Grega
(
) Civilização Fenícia
a) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
b) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.
c) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
d) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
e) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.
GABARITO
1. V V F F V
2. [C]
3. 01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55
4. [D]
5. [B]
6. [D]
7. [E]
8. F V F F
9. [C]
10. [D]
11. [E]
12. 04 + 08 + 16 = 28
13. [A]
14. [D]
15. [D]
16. [A]
17. [A]
18. [C]
19. [E]
20. [B]
21. [C]
22. [B]
23. [C]
24. [A]
25. [B]
26. [E]
27. [B]
28. [D]
29. [C]
30. [C]
31. [D]
32. [C]
33. [C]
34. [C]
35. F V V F F
36. [C]
37. V V V F
38. 04 + 08 = 12
39. [C]
40. [A]
41. [B]
42. [E]
43. [D]
44. [A]
45. V V F V
46. [A]
47. [E]
48. [C]
49. V V F V F
50. [C]
51. [D]
52. [E]
53. F-F-V-F-V
54. [C]
55. [B]
56. [A]
57. [D]
58. [D]
59. 01 + 04 = 05
60. [C]
61. [A]
62. 01 + 02 + 16 = 19
63. [A]
64. F - F - F - F - V
65. [D]
66. [C]
67. [B]
68. [E]
69. [E]
70. [B]
me ajudou muito!obrigado!
ResponderExcluirDe nada... estamos voltando.
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