Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

domingo, 17 de março de 2013

QUESTÕES: ANTIGUIDADE ORIENTAL



TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

1. Esta questão versa sobre a ESCRITA:
(     ) Na sua fase inicial, 3.500 a.C., era um desenho estilizado de um objeto, hoje denominado de pictograma.
(     ) O ser humano, para exprimir graficamente suas ações, criou símbolos representativos a que chamamos de ideogramas, cuja invenção data mais ou menos de 3.200 a.C.
(     ) As sociedades ágrafas encontravam-se na fase da História Antiga; o conceito de civilização não está relacionado com as sociedades que apresentam um sistema de escrita.
(     ) Antes da invenção da escrita, a humanidade já conhecia o conceito de propriedade privada, de Estado e de classes sociais.
(     ) Uma das primitivas formas de representação gráfica - a escrita cuneiforme - surgiu entre os sumérios, povos que habitavam a Mesopotâmia.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Fuvest) A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem:

a) se todas as proposições forem verdadeiras.
b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.
c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.
d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III.
e) se todas as proposições foram falsas.

2. I. Do século IX ao VII a.C., os assírios organizaram um poderoso exército com cavalaria, carros e máquinas de guerra, conquistando um vasto império cuja queda foi acelerada pela crueldade com que trataram os povos submetidos.
II. As instituições políticas da Cidade-Estado de Atenas, ao contrário de sua rival Esparta, não evoluíram no sentido de uma democracia.
III. Os maiores legados da civilização romana foram o Direito (base de todos os atuais), as línguas latinas, a arquitetura, a escultura e a pintura.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufba) Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.

3. Sobre as civilizações da Antigüidade - Oriental e Clássica - é possível afirmar:

(01) A base da religião egípcia era o culto local, o que colocava cada cidade sob a proteção de um deus e fazia dos sacerdotes o grupo de maior poder e prestígio na sociedade.
(02) A consulta aos signos do zodíaco, tão em voga nas sociedades contemporâneas, foi uma prática intensamente desenvolvida entre os povos mesopotâmios.
(04) O Zende-Avesta, o Livro dos Mortos e o Velho Testamento foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas, egípcios e hebreus.
(08) A civilização fenícia, estruturada em bases agrárias, construiu a sua unidade política, submetendo à autoridade do Imperador o poder dos dirigentes das satrapias.
(16) Os atenienses estruturaram a prática educacional, objetivando desenvolver no cidadão um conjunto harmonioso das qualidades do espírito e do corpo.
(32) Os gregos legaram à civilização ocidental uma grande produção nos campos do Teatro, da Teoria do Conhecimento e da História.
(64) Os princípios de igualdade, de autogestão, de soberania popular e de autodeterminação dos povos foram desenvolvidos na República Romana e constituíram uma grande contribuição cultural dos romanos para a civilização ocidental.

Soma (          )

4. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
c) No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
d) A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.

5. (Fuvest) Na Antigüidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que
a) a unidade política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.
b) a diversidade racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam estabelecer uma real unidade.
c) os centros políticos coincidiam sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.
e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente mercantis.

6. (Uece) Considerando a arte egípcia e grega, na Antigüidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:
a) O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
b) a escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
c) Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
d) os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.


7. (Pucpr) Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações:
a) persa e egípcia.
b) romana e hebraica.
c) sumeriana e romana.
d) acadiana e persa.
e) grega e fenícia.

8. (Ufg) Os povos antigos - os egípcios, os mesopotâmios, os gregos e os romanos - adotaram a escravidão em suas diversas formas, como relação de trabalho dominante, que muitas vezes coexistiu com outras modalidades de exploração de trabalho. Com base no exposto, julgue os itens abaixo:
(     ) Na Atenas antiga, Sólon (594-591 a.C.) realizou um conjunto de reformas políticas em favor do interesse dos eupátridas. Entre essas reformas destacaram-se a lei de igualdade civil entre metecos e escravos e o perdão das dívidas dos hilotas.
(     ) No Egito antigo, recorria-se ao trabalho compulsório dos camponeses para a construção das grandes obras arquitetônicas e hidráulicas, as quais eram executadas na época das cheias do rio Nilo, período em que se interrompiam temporariamente as atividades agrícolas.
(     ) Em 445 a.C. foi elaborada a Lei das Doze Tábuas, primeira compilação escrita das leis romanas, que proibiu a escravidão por dívidas. A partir do III século a.C., durante a expansão romana, mesmo com o aumento significativo do número de escravos prisioneiros de guerras, a prática de escravizar crianças abandonadas ainda persistia.
(     ) No Império Romano havia a prática social de libertar escravos como recompensa pelo serviço fiel no leito de morte, desde que registrada em testamento. O primeiro imperador romano, Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), limitou tal prática de libertação a no máximo cem escravos em cada testamento.

9. (Unesp) Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.

10. (Unesp) Os clamores da revolta e da destruição de Nínive, registrados na Bíblia, devem-se:
a) ao pacifismo do povo assírio.
b) às soluções arquitetônicas dos sumérios.
c) ao modo de produção asiático dos caldeus.
d) aos atos despóticos e militaristas dos assírios.
e) à religião politeísta dos mesopotâmicos.

11. (Ufpe) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

12. (Ufba) Sobre as civilizações da Antigüidade Oriental, é correto afirmar:

(01) Entre os egípcios, embora a prática de mumificar cadáveres tivesse contribuído para o estudo do corpo humano, o respeito que essa civilização tinha pelos mortos proibia a dissecação de cadáveres unicamente para estudos.
(02) Entre os hebreus, os escribas constituíam-se num grupo social que, aprendendo a ler e a escrever, desempenhou importantes funções religiosas, na conversão de fiéis ao monoteísmo.
(04) Os persas acreditavam que o bem e o mal viviam em incessante luta até o dia do juízo final,  quando todos os homens seriam julgados por suas ações.
(08) A invenção do alfabeto pela civilização fenícia esteve ligada à necessidade que seus mercadores tinham de firmar contratos comerciais com povos distantes.
(16) Hamurabi foi um rei babilônico que se tornou famoso por mandar elaborar o primeiro código jurídico com leis escritas.

Soma (          )

13. (Uel) " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."

O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.

14. (Pucsp) O cristianismo, na sua origem, está repleto de heranças (em geral modificadas) da religião judaica; mas há, também, elementos que não são partilhados por essas duas concepções religiosas. Dentre eles, podemos destacar
a) a referência ao Antigo Testamento como escritura sagrada.
b) o conceito de culpa como elemento estruturante da moral religiosa.
c) a fé em um deus único.
d) o alcance universal do ideal de salvação.
e) a adoção de uma moral sexual que valoriza a monogamia.

15. (G1) Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade:
a) Lei das Doze Tábuas.
b) Leis Draconianas.
c) Dez Mandamentos.
d) Código de Hamurabi.
e) Lei Tessalônica.

16. (G1) Politicamente, o Egito Antigo era caracterizado como:
a) Império Teocrático.
b) Monarquia Constitucional.
c) República Teocrática.
d) Império Escravista.
e) Cidades-Estado.

17. (G1) Desejando reduzir a influência dos sacerdotes sobre a população, o faraó Amenófis IV, no Novo Império, realizou uma reforma religiosa implantando:
a) o monoteísmo.
b) o antropozooformismo.
c) o politeísmo.
d) o culto a Zaratrusta.
e) o culto a Jeová.

18. (G1) Na história dos hebreus, corresponde à saída dos hebreus do Cativeiro no Egito, conduzidos por Moisés à Terra Prometida:
a) Cisma.
b) Diáspora.
c) Êxodo.
d) Cativeiro na Babilônia.
e) Formação de Israel.

19. (G1) Relaciona-se aos fenícios na Antigüidade, EXCETO:
a) o comércio como principal atividade econômica.
b) a invenção do alfabeto fonético.
c) a organização política em cidades-Estado.
d) o estabelecimento de colônias no Mediterrâneo.
e) o dualismo religioso, baseado no culto aos deuses Ahriman e Aura Mazda.

20. (G1) Dario I da Pérsia, dividiu seu vasto império em províncias administrativas chamadas ______________, sendo cada uma delas governada por um ________________, que era vigiado pelos _____________.

Completam a frase acima:
a) Tribos - patriarcas - mercenários.
b) satrapias - sátrapa - "olhos e ouvidos do rei".
c) marcas e condados - marqueses e duques - missi dominici.
d) imperiais e senatoriais - pretores - censores.
e) cidades-Estado - patesi - monarcas.

21. (Uece) O Crescente Fértil, expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:
a) China, Índia e Japão
b) Grécia, Roma e Egito
c) Irã, Palestina e Mesopotâmia
d) Fenícia, Cartago e Roma


22. (Uece) "- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.
- Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."

O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis
b) Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico


23. (Faap) Filho de Davi, foi um déspota, sábio e bom administrador. Viveu no luxo e no esplendor. Escreveu livros, protegeu as artes. Desenvolveu o comércio:
a) Moisés
b) Isaac
c) Salomão
d) Jacó
e) Josué

24. (Ufrs) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam o
a) império dos persas durante o reinado de Dario.
b) império babilônico durante o governo de Hamurabi.
c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de Davi.
e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

25. (Ufrs) Em relação aos povos da Antigüidade, é correto afirmar que
a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.

26. (Fgv) Um império teocrático, baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e profundamente dependentes das águas de um grande rio.
Esta frase se refere aos:
a) fenícios e a importância do Tigre;
b) hititas e a importância do Eufrates;
c) sumérios e a importância do Jordão;
d) cretenses e a importância do Egeu;
e) egípcios e a importância do Nilo.

27. (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

28. (Pucpr) Relacione o texto às proposições a seguir colocadas, assinalando a correta:

            "Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton."

a) Destaca a função geradora da vida do Deus Amon e do faraó, responsáveis por tudo que existia no Egito.
b) Mostra que o Sol, Áton, era encarnado na terra do faraó Aknaton.
c) Evidencia que o alimento e a vida do homem dependiam do grande Deus Tebano.
d) O texto acima assinala o caráter ideológico na sociedade egípcia, destacando a figura do faraó ligada ao Deus principal e reforçando seu papel político.
e) Mostra a profunda ligação mística entre o faraó e o Deus que dominou o Egito no Médio Império.

29. (Uel) A arquitetura dos templos do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a
a) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.
b) utilização de tijolos de argila queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas.
c) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
d) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas.
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção.

30. (Ufrs) Relacione a coluna II, que apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que identifica os mesmos.

COLUNA I
( 1 ) Fenícios
( 2 ) Hebreus
( 3 ) Babilônios
( 4 ) Egípcios
( 5 ) Persas

COLUNA II
(    ) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos.
(    ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.
(    ) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.
(    ) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.
(    ) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldéia.

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II, é
a) 1 - 2 - 5 - 4 - 3
b) 1 - 4 - 3 - 2 - 5
c) 4 - 1 - 5 - 2 - 3
d) 4 - 2 - 5 - 1 - 3
e) 5 - 1 - 3 - 4 - 2

31. (Ufpe) Analise a alternativa que indica semelhança entre o Modo de Produção Primitivo e o Modo de Produção Asiático:
a) O solo pertencia apenas à comunidade.
b) A unidade das diversas comunidades se fazia através do poder do Estado.
c) O trabalho agrícola era realizado para produzir excedentes.
d) Existia o coletivismo na agricultura.
e) O uso da moeda era limitado.

32. (Ufrn) As sociedades que, na Antigüidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.


33. (Fei) Podem ser consideradas características das civilizações da Antigüidade Oriental:
a) o monoteísmo e uma rígida divisão social
b) o politeísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
c) o politeísmo e uma rígida divisão social
d) o monoteísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
e) o politeísmo e uma sociedade de classes

34. (Ufes) Na Antigüidade Oriental, o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a)
a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real.
b) concentração do controle da produção num partido político.
c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado.
d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa.
e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.

35. (Unioeste) Se tomarmos como referência a antigüidade oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que

01. os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, que detinham o poder teocrático.
02. a alta nobreza era constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelos oficiais superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes.
04. os escribas, homens letrados, eram considerados os "olhos e ouvidos" do faraó.
08. os camponeses e os artesãos constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
16. os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e eram maltratados em todas as situações.

36. (Ufpe) Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as idéias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.

37. (Ufg) Na Antigüidade, havia diversos padrões de apropriação dos bens e recursos necessários à sobrevivência, entre os quais se destacava a terra.
Sobre tais padrões, julgue os itens abaixo.

(     ) Na Mesopotâmia, os camponeses trabalhavam terras  que eram consideradas propriedade dos deuses. Corporações de sacerdotes administravam a produção, a partir de cada uma das cidades-estado que disputavam entre si as terras cultiváveis.
(     ) Durante a expansão romana, os soldados (advindos do campesinato) e a elite (tanto a aristocracia como os novos ricos) disputavam a propriedade das terras conquistadas. Tais conflitos ficam evidenciados nas tentativas de reforma dos irmãos Graco e nas disputas de poder nos dois triunviratos.
(     ) Em Atenas, a aristocracia de origem dórica mantinha o monopólio da propriedade territorial, o que exigia uma política de expansão, como o atestam a fundação de colônias (Tarento) e a conquista do Peloponeso (seus habitantes foram transformados em escravos do Estado).
(     ) A mudança na estrutura da propriedade fundiária (a transformação do camponês romano em escravo) é o principal indício da crise que abalou o Baixo Império Romano (séculos III, IV e V da nossa era).

38. (Ufsc) Entre as civilizações da antigüidade, que tiveram o Mar Mediterrâneo como cenário do seu desenvolvimento, destacaram-se os hebreus (Judeus, Israelitas), por terem sido o primeiro povo conhecido que afirmou sua fé em um único Deus. As bases da história, da filosofia, da religião e das leis hebraicas estão contidas na Bíblia, cujos relatos, em parte confirmados por achados arqueológicos, permitem traçar a evolução histórica e cultural do povo hebreu e identificar suas influências sobre outras civilizações.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências à cultura hebraica.

01. Entre os princípios religiosos contidos na Bíblia está o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses.
02. O vínculo visível das influências do judaísmo sobre o cristianismo está na pessoa de Cristo, considerado 'O Messias' pelas duas religiões.
04. Os hebreus destacaram-se em diferentes áreas do conhecimento humano e nos legaram  os livros do Antigo Testamento (Tora).
08. O cristianismo e o islamismo, religiões que têm hoje milhões de seguidores, receberam influências do judaísmo.
16. O Pentateuco, o Talmud e o Alcorão representam o conjunto dos escritos que reúnem os preceitos do judaísmo.

39. (Fgv) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
b) o monoteísmo e a agricultura;
c) o comércio e o politeísmo;
d) as Cidades-estados e o monoteísmo
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.

40. (Ufpe) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:

a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antigüidade, não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antigüidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.

41. (Ufrn) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos.
A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que
a) as práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
c) os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.
d) os médicos queriam prolongar a existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.


42. (Ufrs) Leia os itens abaixo, que contém possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antigüidade.

I- Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.
II- Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.
III- Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes.

Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

43. (Ufrs) O mapa a seguir apresenta a região da Mesopotâmia.



A planície do Eufrates e do Tigre não constitui, como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas.
Entre esses povos, destacam-se
a) egípcios, caldeus e babilônios.
b) fenícios, assírios e hebreus.
c) hititas, sumérios e fenícios.
d) sumérios, babilônios e assírios.
e) hebreus, egípcios e assírios.

44. (Ufscar) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de
a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.
d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.
e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d'água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

45. (Ufg) Apoiado num oráculo favorável dado por Ashur, meu senhor, eu lutei contra eles e infrigi-lhes uma derrota. No calor da batalha, eu pessoalmente capturei vivos os aurigas egípcios com seus príncipes e também os aurigas da Etiópia. Ataquei Ekron e matei os oficiais e patrícios que haviam cometido o crime e pendurei seus corpos em estacas circundando a cidade. (Do Prisma de Senaqueribe)
            Jaime Pinsky. "100 Textos de História Antiga." São Paulo: Global, 1980, p.125.

Sobre as guerras que envolveram as civilizações do mundo antigo, pode-se afirmar que

(     ) por volta de 1750 a.C., o Egito foi dominado pelos hicsos, povo asiático de origem semita que conseguiu impor-se por causa de novas técnicas guerreiras, como o carro de guerra e as armas de bronze.
(     ) sumérios, babilônicos e assírios sucederam-se como povos hegemônicos na Mesopotâmia; posteriormente, a região caiu sob domínio persa e macedônio.
(     ) os hebreus consolidaram-se como povo comerciante e navegador: fundaram colônias em todo o Mediterrâneo e sua política expansionista foi denominada talassocracia.
(     ) as guerras Médicas, Púnicas e do Peloponeso são indícios das tensões e dos conflitos que dividiam as civilizações da Antigüidade.

46. (Ufpi) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.

47. (Ufc) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.

I - As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II - Na economia da baixa Mesopotâmia, a fome e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III - Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV - A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.

Sobre as afirmativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) III e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras.

48. (Ufc) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

49. (Ufal) Na antigüidade, aproximadamente na mesma época em que se desenvolveu a sociedade egípcia, outros povos começaram a despontar. Sobre os aspectos da organização socioeconômica desses povos é correto afirmar:

(     ) As primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egito, Índia e China nasceram, respectivamente, em torno do vale dos grandes rios: Tigre e Eufrates, Nilo, Ganges e Indo e Amarelo.

(     ) Nessas sociedades, onde predominava a servidão coletiva, o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário absoluto dessas terras.           
(     ) O Estado constituía, nessas sociedades, o principal instrumento de poder do grupo privilegiado, assegurando e ampliando o predomínio da classe burguesa.

(     ) A base econômica, dos povos dessa região, foi a agricultura. Nessas sociedades, tanto a produção agrícola quanto a artesanal estavam sob controle do Estado.

(     ) O desenvolvimento do modo de produção escravista, característica dessas sociedades, estava intimamente relacionado ao caráter expansionista desses povos.

50. (Ufc) Observe a ilustração, apresentada a seguir.


Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:
a) a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular.
b) os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão.
c) a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir.
d) a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa.
e) os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.

51. (Ufsm)

(AQUINO, Rubim, FRANCO, Denize, LOPES, Oscar. "História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p.111.)

A figura representa um zigurate, monumento religioso que servia, ainda, como armazém e oficina, podendo ser considerado um marco da Revolução Urbana na Mesopotâmia Meridional. O zigurate é uma unidade de representação econômica e ideológica das primeiras cidades-estado compostas, dentre outras, das seguintes categorias sociais:
a) sacerdotes - ourives - militares - comerciantes - vestais - camponeses.
b) plutocratas - lapidadores - militares - banqueiros - nobres.
c) prostitutas cultuais - príncipes - comerciantes - reis - artesãos.
d) camponeses - arrendatários - artesãos - assalariados - sacerdotes - nobres.
e) vestais - patriarcas - pastores - sacerdotes - militares.

52. (Ufrs) Relacione os povos antigos assinalados na coluna 2 com os respectivos rios indicados na coluna 1.

Coluna 1
1 - Azul e Amarelo
2 - Indo e Ganges
3 - Jordão
4 - Nilo
5 - Tibre
6 - Tigre e Eufrates

Coluna 2
(     ) Chineses
(     ) Egípcios
(     ) Hebreus
(     ) Hindus
(     ) Mesopotâmicos

A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 5 - 1 - 2 - 6 - 3.
b) 1 - 4 - 5 - 2 - 6.
c) 2 - 4 - 6 - 5 - 3.
d) 6 - 3 - 4 - 5 - 1.
e) 1 - 4 - 3 - 2 - 6.

53. (Ufpe) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.

(     ) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião.
(     ) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos.
(     ) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antigüidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
(     ) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antigüidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas.
(     ) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.

54. (Ufrn) Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:

Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)

Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.


55. (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e
Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antigüidade, a Mesopotâmia.
Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1Ž código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.

56. (Unesp) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.

57. (Ufrs) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito.
Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período.

a) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.
b) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.
d) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.
e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.

58. (Ufsm) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

59. (Ufsc) Sobre o Egito antigo, é CORRETO afirmar que:

(01) o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.

(02) a construção das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Egito antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino.

(04) os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.

(08) a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito antigo.

60. (Ufrn) Na Antigüidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de
a) incorporarem a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
b) arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.
c) libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé.
d) difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.

61. (Ufc) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

62. (Ufsc)         "Bagdá - O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana.
            Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto.
            Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana a Bagdá para estudar como proteger os objetos." 
            ("O ESTADO DE SÃO PAULO". Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em www.estadao.com.br.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade.
(01) A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque,  do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
(02) Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
(04) A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
(08) Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.
(16) Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.
(32) Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

63. (Pucpr) Numere a coluna 1 de acordo com a coluna 2:

COLUNA 1:
(1) Local em que viveu o patriarca bíblico Abraão.
(2) Mastabas e hipogeus, exemplos de arquitetura funerária.
(3) Ormuzd e Ariman - princípios do bem e do mal.
(4) Politeísmo, deuses com paixões e virtudes humanas.
(5) Sacrifícios humanos em culto a seus deuses, em especial a Moloc.
(6) Condução dos espíritos dos mortos em combate a Walhala, através das Valquírias.

COLUNA 2
(     ) Suméria, sul da Mesopotâmia.
(     ) Civilização grega.
(     ) Civilização fenícia.
(     ) Tribos germânicas.
(     ) Civilização persa.
(     ) Civilização egípcia.

A seqüência correta é:
a) 1; 4; 5; 6; 3; 2.
b) 4; 3; 6; 5; 2; 1.
c) 1; 4; 5; 3; 6; 2.
d) 2; 4; 1; 6; 5; 3.
e) 3; 4; 6; 5; 1; 2.

64. (Ufpe) Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
(     ) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia.
(     ) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé.
(     ) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda.
(     ) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
(     ) ao período em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.

65. (Ufrs) O atual Iraque abrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia ("terra entre rios") berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por
a) apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias.
b) constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades.
c) representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio.
d) provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o "Patesi" não era o seu próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante.
e) formar um povo economicamente auto-suficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.

66. (Ufsm)

Entre os tesouros encontrados no túmulo de Tutankhamon (faraó que reinou entre 1332 e 1322 a.C.), acha-se este baixo-relevo em ouro representando uma cena da vida privada da família real: a esposa do faraó esfregando óleo perfumado no corpo do marido. Dos artesãos e trabalhadores em geral que produziram o túmulo e suas riquezas, não se acharam vestígios. Sobre essas figuras anônimas, pode-se afirmar:

I. Eram cidadãos do Estado teocrático egípcio e, como tais, tinham direitos semelhantes aos dos seus reis e patrões.
II. Serviram aos soberanos egípcios e garantiram a sobrevivência dos valores deles por meio de obras artísticas.
III. Eram operários das obras funerárias dos reis e aristocratas e tinham seus direitos garantidos por severa legislação do Código de Hamurabi.
IV. Eram homens e mulheres que entregavam o trabalho e a vida para que a grandeza do Estado egípcio se perpetuasse no tempo.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

67. (Ufpel) No esquema a seguir, os algarismos I, II, III e IV correspondem às civilizações da
Antigüidade.


Assinale a alternativa que denomina corretamente as civilizações indicadas, respectivamente, por I, II, III e IV.
a) Fenícia, Hebraica, Egípcia e Persa.
b) Egípcia, Fenícia, Persa e Hebraica.
c) Persa, Fenícia, Hebraica e Egípcia.
d) Egípcia, Persa, Fenícia e Hebraica.
e) Hebraica, Egípcia, Fenícia e Persa.

68. (Ufsm) "Bernardo conversa em rã como quem conversa em Aramaico. Pelos insetos que usa ele sabe o nome das chuvas."
            ("O guardador de águas", de Manoel de Barros.)

Bernardo, a personagem de "O guardador de águas", vive num território pantanoso (provavelmente no Mato Grosso do Sul), como a região entre os rios Tigre e Eufrates, berço da civilização sumeriana.
Aproximando os dois ambientes naturais, analise as seguintes afirmações:

I. Nesse espaço geográfico, as sociedades se organizam a partir do ciclo das águas, e o tempo das cheias marca a vida econômica.
II. Na antiga Mesopotâmia, o controle das cheias foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura e das cidades-estados.
III. A paisagem aquática serve para elaborações poéticas, como evidenciam a lenda do Dilúvio, na antiga Mesopotâmia, e a poesia de Manoel de Barros, na cultura mato-grossense.
IV. Na região do Pantanal, os fazendeiros se ajustaram às cheias e desenvolveram uma pecuária semi-extensiva, semelhante à da Campanha Gaúcha.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I, II e III.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.

69. (G1) Cronologicamente, a Idade Antiga se estendeu desde as primeiras formas de desenvolvimento das civilizações humanas (formação de classes sociais, Estado e divisão social do trabalho), por volta de 4000 anos antes de Cristo, até o ano de 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente. Sobre esse período é INCORRETO afirmar que:
a) no campo das ciências, os mesopotâmios desenvolveram a astronomia, elaborando cartas astronômicas e estudando as diferenças entre estrelas e planetas e fixaram os doze signos do zodíaco.
b) o Zend-Avesta, o Livro dos Mortos e o Pentateuco foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas, egípcios e hebreus.
c) os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de notável senso prático, souberam reelaborar essas influências, nas quais introduziram inovações que levaram à formação de uma cultura original.
d) com a criação da democracia e da filosofia, os gregos nos deram as principais bases do pensamento científico, além dos mais importantes fundamentos da arte ocidental.
e) a civilização fenícia estruturou-se em bases agrícolas, constituindo um Estado centralizado e teocrático.

70. (Pucpr) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.

COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.

COLUNA II
(     ) Civilização Hebraica
(     ) Civilização Feudal
(     ) Civilização Árabe
(     ) Civilização Egípcia
(     ) Civilização Romana
(     ) Civilização Grega
(     ) Civilização Fenícia

a) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.
b) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.
c) 4 - 5 - 3 - 1 - 2.
d) 5 - 4 - 1 - 3 - 2.
e) 4 - 5 - 2 - 1 - 3.



GABARITO

1. V V F F V

2. [C]

3. 01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55

4. [D]

5. [B]

6. [D]

7. [E]

8. F V F F

9. [C]

10. [D]

11. [E]

12. 04 + 08 + 16 = 28

13. [A]

14. [D]

15. [D]

16. [A]

17. [A]

18. [C]

19. [E]

20. [B]

21. [C]

22. [B]

23. [C]

24. [A]

25. [B]

26. [E]

27. [B]

28. [D]

29. [C]

30. [C]

31. [D]

32. [C]

33. [C]

34. [C]

35. F V V F F

36. [C]

37. V V V F

38. 04 + 08 = 12

39. [C]

40. [A]

41. [B]

42. [E]

43. [D]

44. [A]

45. V V F V

46. [A]

47. [E]

48. [C]

49. V V F V F

50. [C]

51. [D]

52. [E]

53. F-F-V-F-V

54. [C]

55. [B]

56. [A]

57. [D]

58. [D]

59. 01 + 04 = 05

60. [C]

61. [A]

62. 01 + 02 + 16 = 19

63. [A]

64. F - F - F - F - V

65. [D]

66. [C]

67. [B]

68. [E]

69. [E]

70. [B]




2 comentários: