Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

domingo, 22 de maio de 2011

Diretório dos Índios

Diretório dos Índios

consultado em 06.04.2011


Em 1755 uma lei foi editada por D. José I, rei de Portugal, através de seu ministro o Marquês de Pombal que era o responsável pelo estado do Grão-Pará e Maranhão. Essa lei foi chamada de O Diretório dos Índios, que extinguia o trabalho missionário dos religiosos, e elevava os aldeamentos a condição de vila ou aldeia, e seria administrada por um diretor.
Essa lei assegurava a liberdade aos indios, e continha algumas regras que beneficiavam ou prejudicavam como, cada vila ou aldeia teria escola com um mestre para menino e um para as meninas, só seria ensinado em português, sendo assim probido qualquer outro idioma, todo indigena deveria ter sobrenome português e não poderiam andar nus. Com isso, o Marquês de Pombal, não tinha a intenção de acabar com os indios e com suas culturas, ele estava tentando inserir os indios no meio social dos brancos, para poder transformá-los em trabalhadores ativos e asssegurar o povoamento da colônia.
As mudanças iniciais foram de caráter econômico, para o aumento da produção o índio seria ideal na região centro-norte, pois o estado ganharia mais mão de obra e eles conheciam toda a região e não se tinha o risco de fuga como acontecia com os negros. Isso diminuia os riscos para o estado português já que ainda não era uma região muito explorada por eles.
A idéia dos protugueses era mostrar aos indios que eles eram livres e não seriam escravizados, porém não seria possível torna-los cidadãos para que não ficasse em igual condição com os colonizadores.
A primeira região brasileira em que foi inserido o diretório foi a região norte, governada por Mendonça Furtado, lá foram feitas as primeiras expulsões de jesuítas e a primeira inserção de tutela direta do estado português.
Após as mudanças as regiões ficaram sendo observadas para que se o resultado fosse positivo pudesse então ser colocada em pratica nas outras regiões. Em 1798 o diretorio é revogado através da Carta Régia. Marques de Pombal já não era mais o primeiro ministro português, e os objetivos principais ja tinham sido alcançados: os índios de uma região pouquissimo explorada, agora trabalhavam diretamente para a coroa e povoavam a região, garantindo a consolidação das fronteiras conquistadas em acordos politicos.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diretório_dos_Índios
http://estacaod.blogspot.com/2008/11/o-diretrio-dos-ndios.html

2 comentários:

  1. Parabéns, belo blog, importante também enfatizar a história da Amazônia!


    Profº Carlos Machado

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, professor Carlos, e vamos juntos nessa luta!

    ResponderExcluir