Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

BANCO DE QUESTÕES: BRASIL - ERA VARGAS


BANCO DE QUESTÕES: BRASIL - ERA VARGAS 


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(G1 - cps 2006) SANTOS DUMONT, O PIONEIRO DOS ARES.

"Durante as compridas tardes ensolaradas do Brasil, deitado à sombra da varanda, eu me detinha horas e horas a contemplar o belo céu brasileiro e a admirar a facilidade com que as aves, com suas largas asas abertas, atingiam grandes alturas. E, ao ver as nuvens que flutuavam, sentia-me apaixonado pelo espaço livre."
            Alberto Santos Dumont, 1873 - 1932

            "Um dia, o homem há de voar - profetizou Júlio Verne. Essas palavras gravaram-se como a fogo no espírito inflamável do garoto Alberto Santos Dumont, filho de um riquíssimo fazendeiro de Riberão Preto, em São Paulo. Desde criança, Santos Dumont era apaixonado por motores, inventos e engenhocas. Ainda adolescente, seu pai enviou-o à França, para que lá estudasse. Com apoio paterno, Santos Dumont enveredou pelas pesquisas aeronáuticas e, em 1898, aos 25 anos, sobrevoava Paris num balão esférico.
            Mas seu espírito não sossegava, mordido pela vontade de dirigir o balão por onde quisesse, sem depender dos ventos: "Se eu fizer um balão cilíndrico bastante comprido e bastante fino, ele fenderá o ar..."
            Até que experimentou um antigo projeto: combinar um balão com um motor a gasolina. E, em setembro de 1898, o Santos-Dumont n¡ 1, provido de hélice e leme, passeava pelos céus de Paris. Uma grande consagração veio com a conquista do Prêmio Deutsch de la Meurthe: 125 000 francos (o equivalente a 100 contos de réis) ao primeiro que, partindo de St. Cloud, circunavegasse a torre Eifel e voltasse ao ponto de partida num prazo de meia hora. A bordo do Santos-Dumont n¡ 6, o inventor finalmente realizou a façanha, a 19 de outubro de 1901. A repercussão internacional foi extraordinária. Parte do Prêmio Deutsch foi entregue por Santos Dumont a seu mecânico e a seus operários; o restante foi doado à Prefeitura de Paris, para cobrir penhores da população pobre. Santos Dumont virou figura popular. Entre a montanha de congratulações, um telegrama o comoveu em especial: "A Santos Dumont, o pioneiro dos ares, homenagem de Thomas Edison". Era cumprimentado justamente por quem considerava o maior gênio de todos os tempos! O engenhoso aeronauta brasileiro tinha Paris a seus pés.
            A celebração em torno de Santos Dumont culminaria em 1906, quando voou com o 14-Bis, avião inventado por ele.
            Seu aeroplano não foi concebido para matar. Santos Dumont jamais pensou em lucros ou destruições. Seu aeroplano não foi concebido para matar: era uma aliança de paz e amor. Uma abertura de rotas em todas as direções do planeta. Este, o seu sentido: vôo de compreensão entre os homens.
            (Texto adaptado de "A vida de grandes brasileiros - 7 - SANTOS DUMONT". São Paulo: Editora Três, 1974)

1. Leia esta mensagem de Santos Dumont aos paulistas:

"São Paulo, 14 de julho de 1932.

Meus patrícios:

Solicitado pelos meus conterrâneos, moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que reivindica a ordem constitucional do país, não me é dado, por moléstia, sair do refúgio a que forçadamente me acolhi, mas posso ainda, por estas palavras escritas, afirmar-lhes não só o meu inteiro aplauso, como também o apelo de quem, tendo sempre visado a glória de sua pátria, dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios como um crente sincero em que os problemas de ordem política e econômica que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa pátria à superior finalidade de seus altos destinos.

Viva o Brasil unido!

Santos Dumont"
            (Fonte: "A vida de grandes brasileiros - 7: SANTOS DUMONT". São Paulo: Editora Três, 1974)

Nessa mensagem, Santos Dumont revela que
a) era refugiado político e obrigado a subscrever uma mensagem contra os revolucionários.
b) era a favor do movimento separatista que surgira em São Paulo durante o governo de Getúlio Vargas.
c) o governo federal não estava aplicando leis para resolver problemas políticos e econômicos.
d) sua posição política era de total apoio ao governo de Getúlio Vargas.
e) aprovava a luta iniciada em São Paulo pela constitucionalização do país.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Uerj 2003) O FIM DE UMA ERA

Em seu discurso de despedida do Senado, em dezembro de 1994, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o fim da Era Vargas, como um prenúncio das mudanças que estavam por vir. Supunha-se sepultado um modelo econômico que tinha como principal ator o intervencionismo do Estado, como atração política o paternalismo de cooptação e como modelo social a previdência pública e a legislação trabalhista.
(NOGUEIRA, Octaciano. "Jornal da Tarde", 11/11/1998.)

2. Embora a citação acima apresente a legislação trabalhista de Getúlio Vargas como parte de um ultrapassado modelo econômico, é possível apontar aspectos que, no sentido contrário, revelem o significado da contribuição trazida pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT - para as relações de trabalho.
Um aspecto dessa contribuição está indicado em:
a) manutenção da ação sindical e de direitos trabalhistas durante a ditadura militar
b) estabelecimento da pluralidade sindical e de partidos trabalhistas durante o Estado Novo
c) criação de normas legais para os aumentos salariais reais e do gatilho salarial durante o governo Sarney
d) instituição do estatuto político dos trabalhadores e do Tribunal Superior do Trabalho durante o segundo governo Vargas


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufrn 2003) A supremacia de um chefe político municipal, na Primeira República, não estava correlacionada com o número de votantes, mas com a capacidade de controlar e impor a coerção. O coronelismo sofre um certo impacto no início dos anos trinta, mas em 1932 já estava recomposto sem aquela arrogância do senhor absoluto de outrora. A centralização política de Vargas significou para os coronéis a perda parcial do controle de coerção, principal fonte de seu poder político na Primeira República. Após 45, a presença das massas urbanas na política torna-se um fato muito mais importante do que se poderia pressentir sob a ditadura. O golpe de 1964 foi recebido pelo coronelismo moribundo com extrema animação. Mas, a recuperação do coronelismo foi apenas parcial. Males irreversíveis continuaram afetando-o progressivamente.

Adaptado de: DANTAS, Ibarê. Coronelismo e dominação. Aracaju: UFSE, 1987. p. 23-35.

3. A ascensão de Vargas ao poder, após o movimento de 1930, trouxe mudanças nas práticas coronelísticas típicas da República Velha. Entre essas mudanças, podemos citar:
a) os coronéis perderam o poder de mobilizar milícias na defesa de seus interesses, mas fortaleceram as práticas de mandonismo local, mesmo contra a vontade de Vargas.
b) as velhas e novas oligarquias foram derrotadas por Vargas, que acreditava serem elas incompatíveis com os seus projetos inovadores orientados para a modernização social e econômica.
c) os interventores, nomeados pelo novo regime, reduziram o poder dos coronéis, mesmo que, posteriormente, a política de cooptação de lideranças locais, adotada por Vargas, tenha lhes devolvido parte desse poder.
d) os governantes indicados por Vargas destituíram os coronéis do poder, criando as bases de uma reforma agrária, com o intuito de alterar as arcaicas estruturas rurais.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp 2004) Cultura dos almanaques

1. Como explicar ao meu leitor mais jovem o que é (ou o que era) um ALMANAQUE? Vamos ao dicionário. Lá está, entre outras acepções, a que vem ao caso: folheto ou livro que, além do calendário do ano, traz diversas indicações úteis, poesias, trechos literários, anedotas, curiosidades etc. O leitor não faz idéia do que cabia nesse etc.: charadas, horóscopo, palavras cruzadas, enigmas policiais, astúcias da matemática, recordes mundiais, caricaturas, provérbios, dicas de viagem, receitas caseiras... Pense em algo publicável, e lá estava.
2. Já ouvi a expressão "cultura de almanaque", dita em tom pejorativo. Acho injusto. Talvez não seja inútil conhecer as dimensões das três pirâmides, ou a história de expressões como "vitória de Pirro", "vim, vi e venci" e "até tu, Brutus?". E me arrepiava a descrição do ataque à base naval de Pearl Harbor, da guilhotina francesa, do fracasso de Napoleão em Waterloo, da queda de Ícaro, das angústias de Colombo em alto mar. Sim, misturava povos e séculos com grande facilidade, mas ainda hoje me valho das informações de almanaque para explicar, por exemplo, a relação que Pitágoras encontrou não apenas entre catetos e hipotenusa, mas - pasme, leitor - entre o sentimento da melancolia e o funcionamento do fígado. Um bom leitor de almanaque explica como uma bela expressão de Manuel Bandeira - "o fogo de constelações extintas há milênios" - é também uma constatação da astrofísica.
3. Algum risco sempre havia: não foi boa idéia tentar fazer algumas experiências químicas com produtos caseiros. E alguns professores sempre implicavam quando eu os contestava ou argüía, com base no almanaque. Pegadinhas do tipo "quais são os números que têm relações de parentesco?" ou questões como "por que uma mosca não se esborracha no vidro dentro de um carro em alta velocidade?" não eram bem-vindas, porque despertavam a classe sonolenta. Meu professor de Ciências fechou a cara quando lhe perguntei se era hábito de Arquimedes tomar banho na banheira brincando com bichinhos que bóiam, e minha professora de História fingiu que não me ouviu quando lhe perguntei de quem era mesmo a frase "E no entanto, move-se!", que eu achei familiar quando a li pintada no pára-choque de um fordinho com chapa 1932 (relíquia de um paulista orgulhoso?).
4. Almanaque não se emprestava a ninguém: ao contrário de um bumerangue, nunca voltaria para o dono. Lembro-me de um exemplar que falava com tanta expressão da guerra fria e de espionagem que me proporcionou um prazer equivalente ao das boas páginas de ficção. Um outro ensinava a fazer balão e pipa, a manejar um pião, e se nunca os fiz subir ou rodar era porque meu controle motor já não dava inveja a ninguém. Em compensação, conhecia todas as propriedades de uma carnaubeira, o curso e o regime do rio São Francisco, fazia prodígios com ímãs e saberia perfeitamente reconhecer uma voçoroca, se viesse a cair dentro de uma.
5. Pouco depois dos almanaques vim a conhecer as SELEÇÕES - READER'S DIGEST - uma espécie de almanaque de luxo, de circulação regular e internacional. Tirando Hollywood, as SELEÇÕES talvez tenham sido o principal meio de difusão do AMERICAN WAY OF LIFE, a concretização editorial do SLOGAN famoso: TIME IS MONEY. Não tinha o charme dos almanaques: levava-se muito a sério, o humor era bem-comportado, as matérias tinham um tom meio autoritário e moralista, pelo qual já se entrevia uma América (como os EUA gostam de se chamar) com ares de dona do mundo. Não tinha a galhofa, o descompromisso macunaímico dos nossos almanaques em papel ordinário. Eu não trocaria três exemplares do almanaque de um certo biotônico pela coleção completa das SELEÇÕES.
6. Adolescente, aprendi a me especializar nas disciplinas curriculares, a separar as chamadas áreas do conhecimento. Deixei de lado os almanaques e entrei no funil apertado das tendências vocacionais. Com o tempo, descobri este emprego de cronista que me abre, de novo, todas as portas do mundo: posso falar da minha rua ou de Bagdad, da reunião do meu condomínio ou da assembléia da ONU, do meu canteirinho de temperos ou da safra nacional de grãos. Agora sou autor do meu próprio almanaque. Se fico sem assunto, entro na Internet, esse almanaque multidisciplinaríssimo de última geração. O "buscador" da HOME PAGE é uma espécie de oráculo de Delfos de efeito quase instantâneo. E o inglês, enfim, se globalizou pra valer: meus filhos já aprenderam, na prática, o sentido de outro SLOGAN prestigiado, NO PAIN, NO GAIN (ou GAME, no caso deles). Se eu fosse um nostálgico, diria que, apesar de todo esse avanço, os velhos almanaques me deixaram saudades. Mas não sou, como podeis ver.
            (Argemiro Fonseca)

4. Analise o texto adiante.

Por um lado, é a ameaça do prolongamento indefinido da ditadura e, acima do predomínio no código fundamental do país de idéias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martirizado nunca poderia perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios.
            (Adaptado de "O Estado de S. Paulo", fevereiro de 1932)

A partir do texto e tendo como referenciais o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que
a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura eqüidistante no tocante a questões históricas conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários.
b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas.
c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930.
d) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.
e) as idéias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe 95) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

5. Sobre o primeiro e o segundo governos do presidente Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
(     ) Em 1939, o presidente Getúlio Vargas apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização: usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de aço e fábrica de aviões.
(     ) Aparentemente o Estado Novo foi antioligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo porque os capitais investidos nas indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola.
(     ) A Constituição de 1937 se caracterizou pelo predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder judiciário.
(     ) Vargas defendia uma política anti-imperialista e decidiu nacionalizar o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953, que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo.
(     ) A Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que participaram da Coluna Prestes.

6. (Ufpe 98) Sobre a política externa do Brasil durante os governos de Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart pode-se afirmar:

(0) Durante o ano de 1960 dezessete países africanos tornaram-se independentes. Entretanto, o governo de Juscelino não propôs uma política de relações internacionais mais próximas com a África.
(1) A política externa do Estado Novo caracterizou-se pelo pragmatismo na relação entre o estado e a economia. Exemplo: o projeto de construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda dependeu de um jogo político internacional entre os Estados Unidos e o Brasil.
(2) Goulart, ao assumir a presidência da República em 11 de setembro de 1961, reiterou os princípios do anticolonialismo e da autodeterminação dos povos, manifestando continuidade na política externa do seu antecessor Jânio Quadros, em direção a uma maior aproximação com a África.
(3) A Escola Superior de Guerra (ESG), durante o governo Goulart, preferia ver o Atlântico sob a influência dos Estados Unidos. Para a ESG a política externa brasileira deveria ser pensada sob o ângulo da segurança do hemisfério ocidental.
(4) Goulart, tanto quanto Juscelino, formulou uma política externa de abertura comercial com a América Latina e Central, possibilitando o surgimento do MERCOSUL.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpe 98) Na(s) questão(ões) a seguir assinale os itens corretos e os itens errados.

7. Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:

(0) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.
(1) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país.
(2) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".
(3) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.
(4) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufsc 96) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

8. A Revolução de 1930, no Brasil, teve como objetivos:
(01) enfraquecer a aliança conhecida como "café com leite".
(02) diminuir o poder político dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
(04) aumentar o poder político dos grupos industriais do Brasil.
(08) alterar a sucessão de Presidentes, representantes da "aristocracia rural".

Soma (          )

9. Entre 1930 e 1935, aconteceram no Brasil dois movimentos armados que tentaram alterar a situação política existente. Assinale as proposições CORRETAS.
(01) Revolução Constitucionalista.
(02) Revolta da Armada.
(04) Intentona Comunista.
(08) Estado Novo.
(16) Revolta da Chibata.

Soma (          )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufba 95) Na(s) questões adiante escreva, no espaço apropriado, a soma dos itens corretos.

10. "(...) De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores.
Não se tratava apenas de realizações em matéria de previdência e trabalho, mas a valorização deliberada do trabalhador nacional, relacionada às questões jurídicas e seus aspectos sociais.
A Constituição de 34 já refletia essa transformação no país. Coube, porém, ao Estado Novo resolver os conflitos entre o capital e o trabalho.
O art. 136 da Carta de 37 determina que o trabalho é um dever social, tendo direito à proteção especial do Estado. (...)"
            (BERCITO, p. 63)

Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o assunto, indique aspectos do trabalhismo getulista:

(01) Sindicalismo de resultados, em que as conquistas econômicas prevalecem sobre as políticas e ideológicas.
(02) Oficialismo, como instrumento de manipulação das massas e montagem de um arcabouço institucional controlado pelo Estado.
(04) Corporativismo, na medida em que propugna a união das classes produtoras em categorias profissionais, sob fiscalização estatal.
(08) Assistencialismo, visando a despolitizar os sindicatos, retirando-lhes o caráter de fórum representativo da classe trabalhadora.
(16) Sindicalismo "pelego", atrelado ao Estado, impedindo a livre organização dos trabalhadores na defesa dos seus interesses e direitos.
(32) lnternacionalismo, na medida em que enfatiza os interesses comuns dos trabalhadores das diferentes nações.

Soma (          )

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Uerj 2006) I
Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde de São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
            (Wilson Batista / Ataulfo Alves - 1940)

II
E se é grande o céu, a terra e o mar
O seu povo bom não é menor (...)
Quem vê o Brasil que não tem fim
Não chega a saber por que razão
Este país tão grande assim
Cabe inteirinho em meu coração!
            (João de Barro / Alberto Ribeiro / Alcir Pires Vermelho - 1940)

III
Para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar (...)
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar.
            (Ataulfo Alves / Felisberto Martins - 1941)

IV
Acertei no milhar
Ganhei 500 contos
Não vou mais trabalhar
E me dê toda a roupa velha aos pobres
E a mobília podemos quebrar.
            (Wilson Batista / Geraldo Pereira - 1940)

11. Para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar (...)
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar.
(Ataulfo Alves / Felisberto Martins – 1941)

Acertei no milhar
Ganhei 500 contos
Não vou mais trabalhar
E me dê toda a roupa velha aos pobres
E a mobília podemos quebrar.
(Wilson Batista / Geraldo Pereira – 1940)

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde de São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
(Wilson Batista / Ataulfo Alves - 1940)

E se é grande o céu, a terra e o mar
O seu povo bom não é menor (...)
Quem vê o Brasil que não tem fim
Não chega a saber por que razão
Este país tão grande assim
Cabe inteirinho em meu coração!
(João de Barro / Alberto Ribeiro / Alcir Pires Vermelho - 1940)

A leitura desses fragmentos permite depreender valores sociais e políticos predominantes no país na Era Vargas (1930-1945).
Utilizando-se da música em seu favor, o governo Vargas adotou a seguinte postura:
a) popularizou o chorinho e determinou a produção de chanchadas
b) estimulou o teatro de revista e reprimiu a música clássica nas escolas
c) valorizou o samba-exaltação e oficializou o desfile das escolas de samba
d) permitiu a ascensão do jongo e impôs caráter didático aos sambas-enredo

12. I
Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde de São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
(Wilson Batista / Ataulfo Alves - 1940)
II
E se é grande o céu, a terra e o mar
O seu povo bom não é menor (...)
Quem vê o Brasil que não tem fim
Não chega a saber por que razão
Este país tão grande assim
Cabe inteirinho em meu coração!
(João de Barro / Alberto Ribeiro / Alcir Pires Vermelho - 1940)
III
Para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar (...)
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar.
(Ataulfo Alves / Felisberto Martins – 1941)
IV
Acertei no milhar
Ganhei 500 contos
Não vou mais trabalhar
E me dê toda a roupa velha aos pobres
E a mobília podemos quebrar.
(Wilson Batista / Geraldo Pereira – 1940)

A difusão de uma ideologia disciplinadora sobre o cotidiano dos indivíduos, promovida pelo governo Vargas, e a resistência popular a essa ideologia são expressas, respectivamente, pelos fragmentos de números:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) III e IV

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Unb 97)           A partir do golpe de 1930 fora possível apresentar inovações em todas as esferas de poder, de tal modo que, impulsionados pela corroída imagem da República Velha, os assim chamados "revolucionários de 30" puderam, com o apoio popular, acabar com a existência dos partidos políticos, o produto-tipo da cultura política liberal.  Com o golpe de 1930, sequer houve um partido para a arregimentação das massas que, não só começaram a identificar-se prontamente com a proposta de um estado totalitário, como demonstravam cada vez mais seu clamor por Getúlio Vargas.
                                   Elizabeth Cancelli, O MUNDO DA VIOLÊNCIA.

13. Com referência às "inovações em todas as esferas de poder" a que o texto se refere, julgue os itens a seguir.

(0) Os revolucionários de 1930 mantiveram instituições políticas liberais, como o sistema partidário da República Velha.
(1) Vargas, depois de liderar a Revolução de 1930, e especialmente depois de promover o golpe do Estado Novo, criou um regime com pouca ou nenhuma intermediação de instituições políticas autônomas entre a sociedade e o Estado.
(2) O golpe de 1937 veio a ser a comprovação definitiva das características centralistas e autoritárias que vinham se desenhando desde a Revolução de 1930.
(3) A mentalidade de massa, o Estado de massa, o personalismo carismático do líder e as formas corporativas foram características típicas da Era Vargas.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufrn 2002) Voltei nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais (...) Quis criar a liberdade nacional na potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás; mal ela começa a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente.
Carta-testamento do presidente Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954.
            DEL PRIORE, Mary et al. "Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90". São Paulo: Scipione, 1997. p. 98-99.

O Estado começou a ser transformado para tornar-se mais eficiente, evitar o desperdício e prestar serviços de melhor qualidade à população. (...) Fui escolhido pelo povo (...). Para continuar a construir uma economia estável, moderna, aberta e competitiva. Para prosseguir com firmeza na privatização. Para apoiar os que produzem e geram empregos. E assim recolocar o País na trajetória de um crescimento sustentado, sustentável e com melhor distribuição de riquezas entre os brasileiros.
Discurso de posse do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2 de janeiro de 1999.
            CARDOSO, F.H. Por um Brasil solidário. "O Estado de São Paulo", 2 jan. 1999.

14. Os pronunciamentos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso foram proferidos em momentos históricos diferentes. Contudo, os dois governantes têm em comum o fato de
a) sentirem-se pressionados pelas forças democráticas para adotarem um modelo político capaz de assegurar a estabilidade das instituições políticas.
b) obterem o apoio em massa dos trabalhadores para a implementação de suas respectivas políticas estatais.
c) sofrerem campanhas contrárias às suas ações políticas, lideradas por movimentos nacionais com o apoio clandestino de grupos internacionais.
d) referirem-se ao apoio popular para legitimar suas ações, uma vez que chegaram ao poder através do voto direto.


15. A atuação do Estado no Brasil difere nos governos de Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso (FHC), uma vez que
a) para Vargas, ao Estado cabia explorar as riquezas nacionais, base para a construção de uma nação forte; para FHC, ao Estado cabe estimular os investimentos privados, que inserem o país na economia internacional.
b) para Vargas, o Estado tinha a função de organizar os trabalhadores em sindicatos internacionais; para FHC, o Estado situa-se acima das classes sociais, estando assim impossibilitado de intervir nas questões trabalhistas.
c) Vargas concebia um Estado capaz de promover a aliança entre a burguesia nacional e a burguesia internacional; FHC concebe um Estado independente em relação aos diferentes grupos econômicos.
d) Vargas estimulou a criação de empresas privadas com capital nacional em substituição às empresas públicas; FHC defende a privatização das empresas estatais como meio de manter a estabilidade da economia.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufrn 2001) Leia o fragmento textual abaixo para responder às questões adiante.

A cidade dos tempos do capitalismo do século XX adquiriu uma característica que, até o século XIX, era peculiar aos portos: passa a se constituir, sobretudo, de uma população estrangeira, de várias origens e regiões, e, quando muito, de uma população apenas de passagem. A produção econômica, voraz em sua fome de força de trabalho a baixo custo, dispõe, nessa cidade, de um enorme mercado de mão-de-obra. No entanto, a cidade capitalista, apesar de gerar um novo território comum, não consegue garantir um espaço para todos.
            Adaptado de ROLNIK, Raquel. "O que é cidade." São Paulo: Brasiliense, 1995.

16. A análise feita no fragmento aplica-se ao processo de urbanização no Brasil, durante o século XX.
Considerando a primeira metade do século, é correto afirmar sobre esse processo:
a) O aumento da população urbana resultou da transferência progressiva de população das áreas rurais para as cidades, atraída pela industrialização.
b) A ampliação do operariado urbano nacional consolidou o poder das oligarquias agroexportadoras, em fase de franca expansão nas cidades portuárias.
c) O crescimento da população pobre nos centros urbanos levou o governo a criar uma política de geração de empregos para absorver esse contingente.
d) A reformulação e a ampliação das cidades para receber os novos habitantes desencadearam um processo de enriquecimento, extensivo aos trabalhadores.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufmt 96) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

17. Durante o Estado Novo (1937/1945) governado por Getúlio Vargas, o Brasil criou uma imagem de harmonia entre o povo e o governo e entre as diferentes classes sociais. A respeito, julgue os itens.

(     ) Foi utilizada a repressão através da violência, dirigida em nível nacional por Felinto Muller, chefe da polícia.
(     ) Foi observado o respeito a alguns princípios democráticos como a preservação dos partidos políticos de diferentes ideologias.
(     ) Ocorreram concessões de caráter paternalístico e demagógico.
(     ) O programa político "A hora do Brasil" foi criado para divulgar o que o governo pretendia e é um exemplo da utilização da propaganda pelo governo.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpr 91) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

18. O Estado Novo (1937-1945) constituiu-se num período ditatorial da história brasileira. Sob esse aspecto é correto afirmar que:

(01) Foi um período regido por uma constituição autoritária, em que o Executivo controlava o Legislativo e o Judiciário, sendo suprimidos os partidos políticos.
(02) O Estado Novo de Getúlio Vargas baseou-se em burocracia complexa e centralizadora, com intervenção do Estado na economia e nos sindicatos.
(04) O Estado autoritário teve como uma de suas preocupações a garantia da liberdade de imprensa e de opinião.
(08) O único ato de oposição ao Estado Novo foi o movimento conhecido como "Revolução Constitucionalista", começada em São Paulo.
(16) Para limitar e controlar o poder nos estados, Getúlio Vargas nomeou "interventores".

soma = (          )

19. "Construiremos uma pátria nova onde grandes e pequenos tenham vez, onde todos os seus filhos participem igualmente! A revolução que fizemos foi fruto da vontade do povo, que agora é senhor do seu destino. (...) Não haverá lugar para corruptos que roubam o dinheiro do povo, não haverá lugar para o desrespeito à lei, para favores políticos, para a injustiça e a farsa".
                                                                                                              (Getúlio Vargas).

Correlacione o texto anterior com os conhecimentos históricos e identifique as respostas corretas:

(01) O texto anterior refere-se à Revolução de 1964, liderada por Getúlio Vargas, cujos objetivos eram acabar com a corrupção, o desrespeito à lei e com os desmandos do projeto de implantação de uma República Sindicalista.
(02) A Revolução a que Getúlio se refere é a Revolução de 1930. Apesar da promessa, o povo pouco se beneficiou dos resultados dos acontecimentos porque o movimento revolucionário apenas promoveu uma alternância dos grupos dominantes no poder.
(04) A Revolução de 1930 abriu a possibilidade da participação do povo pelo voto direto e universal, garantido pela Constituição de 1930.
(08) A promessa de participação não passou do discurso, pois, ao assumir o poder em 30 de dezembro de 1930, o que ocorreu foi a nomeação de interventores, em sua maioria oriundos do movimento tenentista, para governar os Estados da República.
(16) Ao longo da década de 30, os fatos desmentiram o discurso de Vargas. Apesar das tentativas de participação tanto de associações e clubes quanto de movimentos revolucionários, Getúlio, gradativamente, foi centralizando o poder, processo que culminou com o Golpe de Estado de 1937, dando início ao período conhecido como Estado Novo.
(32) Na Revolução de 1964, Getúlio Vargas é logo destituído do poder pelos militares, que o substituem pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e rompem com a promessa de participação popular, iniciando-se período de intensa restrição às liberdades políticas.

soma = (          )

20. (Unesp 94) "Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da 'Aliança Nacional Libertadora' haviam brotado (...). A plataforma da 'Aliança' pedia o cancelamento das 'dívidas imperialistas', a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...".                        (Thomas Skidmore, DE GETÚLIO A CASTELO).

O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:
a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.
b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.
c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.
d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de redemocratização.
e) no segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para o agravamento da crise política que levou ao suicídio do Presidente.

21. (Pucsp 95) No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:
a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.
b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.
c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.
d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.
e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

22. (Unitau 95) Considere as seguintes proposições:

I    - A Constituição, de 25 de Março de 1824, instituía a religião Católica Romana como sendo oficial do Estado brasileiro.
II   - A Carta Constitucional, de 24 de Fevereiro de 1891, estabelecia para o Brasil um Estado Federativo, um sistema de governo parlamentarista e o sufrágio universal.
III  - A Constituição, de 16 de Julho de 1934, instituía uma única Câmara, subordinando ainda as suas decisões ao Poder Executivo.
IV - A extinção da autonomia dos Estados e a hipertrofia do Poder Executivo caracterizavam a Constituição de 10 de Novembro de 1937.

A alternativa que contém afirmações corretas é:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) I e III.

23. (Fuvest 90) Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:
a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

24. (Unesp 91) Depois de muitos movimentos operários; lutas e reivindicações trabalhistas, os sindicatos foram legalizados:
a) no decurso da Revolução Paulista de 1924.
b) através do Ato Institucional número 5 de 1968.
c) no Governo Provisório de Vargas (1930-1934).
d) durante a Campanha do Contestado.
e) nos primórdios da República Oligárquica.

25. (Cesgranrio 95) O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):
a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

26. (Faap 96) Em 1585, o português João Tavares constrói, na foz do rio Paraíba, o Forte de São Felipe, com a intenção de defender a área dos ataques piratas. Ali nasce a cidade de Filipéia. Em 1684, é elevada à condição de capitania. O assassinato do governador João Pessoa é o estopim da Revolução de 1930.
O texto refere-se a assuntos ligados a qual dos Estados a seguir?
a) Minas Gerais
b) Mato Grosso do Sul
c) Paraíba
d) Pará
e) Paraná

27. (Faap 96) "O Rio Grande, sem correr o menor risco,
  Amarrou, por telegrama, os cavalos no obelisco."

A marcha de Lamartine Babo fala, com humor, da Revolução:
a) de 1889 - que depôs D. Pedro II
b) de 1891 - que resultou na Renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca
c) de 1930 - que depôs Washington Luiz
d) de 1932 - em que São Paulo exigia uma Carta Constitucional
e) de 1964 - que depôs João Goulart

28. (Faap 96) "Batemo-nos pelo Estado Integralista. Queremos a reabilitação do princípio de autoridade, que esta se respeite e faça respeitar-se. Defendemos a família, a instituição fundamental cujos direitos mais sagrados são proscritos pela burguesia e pelo comunismo."

Este texto, pelas idéias que defende, é provável que tenha sido escrito por:
a) Jorge Amado
b) Carlos Drummond de Andrade
c) Mário de Andrade
d) Oswald de Andrade
e) Plínio Salgado

29. (Faap 96) Só uma destas datas não procede:
a) 1924 - Revolução que colocou Getúlio Vargas no poder
b) 1932 - Revolução Constitucionalista de São Paulo
c) 1934 - Promulgação da Segunda Constituição Republicana
d) 1937 - Golpe de Estado implantou o Estado Novo
e) 1945 - Deposição de Vargas

30. (Ufes 96) "Foi a ascensão das classes sociais urbanas, com a deposição do governo Washington Luís, em 1930, que criou novas condições sociais e políticas para a conversão do Estado Oligárquico em Estado Burguês. Esse foi o contexto em que o Governo Getúlio Vargas, nos anos 1930-1945, passou a pôr em prática novas diretrizes políticas quanto às relações entre assalariados e empregadores".
                        (Ianni, Octávio - ESTADO E PLANEJAMENTO ECONÔMICO NO BRASIL (1930 - 1970). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977, p. 34).

Conforme o texto, novas diretrizes políticas passaram a nortear o governo Vargas, especialmente após 1937, quando foi decretado o Estado Novo, que intensificou a regulamentação das relações entre as classes patronais e os trabalhadores, no processo de industrialização vivido pelo Brasil no período posterior a 1930.  O espírito dessa intervenção estatal se expressa na
a) negação de práticas valorizadas pelo fascismo, como o corporativismo e a máquina de propaganda.
b) tentativa de aproximar a política trabalhista, cada vez mais, dos integralistas, com vistas a aliciar Plínio Salgado para a chefia do PTB.
c) busca da harmonia social caracterizada pelo fortalecimento do Estado, que passa a tutelar as divergências e conflitos baseados em interesses particularistas.
d) valorização exclusiva dos trabalhadores nacionais, objetivando dar-lhes oportunidade de alcançar o poder e assim fazer prevalecer sua ideologia, conforme legislação que previa expulsão dos judeus e outros estrangeiros, residentes no Brasil.
e) concessão do direito de greve aos trabalhadores e do de "lockout" aos empresários, com o fim de dirimir conflitos trabalhistas.

31. (Ufes 96)

O mapa acima destaca a ferrovia Vitória-Minas e o Porto de Tubarão, em Vitória, partes do complexo exportador da CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, historicamente criada em 1942, para extração, transporte e comercialização de minério de ferro. Atualmente, caracteriza um aspecto do funcionamento dessa ferrovia e desse terminal exportador o(a):
a) transporte de todo o minério de ferro de Carajás para exportação por Vitória.
b) substituição do transporte de minério pelo de grãos, tendo em vista a transformação da estrada de tráfego de minério em ferrovia de tráfego agrícola.
c) desativação da atividade exportadora do Porto de Tubarão, que foi transformado em porto apenas importador de carvão mineral.
d) transformação de grande parte da ferrovia em mineroduto, com vistas ao escoamento do minério e à liberação de trechos da estrada para transporte de produtos já industrializados.
e) escoamento não só do minério de ferro de Minas Gerais, como também de outras cargas variadas, inclusive agrícolas, das regiões centrais do Brasil para o litoral capixaba, com vistas à exportação.

32. (Fei 94) O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se:
a) pela centralização político-administrativa, eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos;
b) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa;
c) pelo apoio ao comunismo internacional;
d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas;
e) pela formação de uma Assembléia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, conhecida como a mais liberal da República.

33. (Fgv 95) Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a política externa brasileira pode ser caracterizada por uma
a) orientação pragmática frente aos Estados Unidos e à Alemanha nazista.
b) subordinação total aos interesses dos Blocos Soviéticos e Pan-Americano.
c) orientação de dependência relativa com relação à Itália e ao Japão.
d) subordinação integral aos Estados Unidos e à Europa aliada.
e) orientação de alinhamento automático aos países da América Latina.

34. (Ufpe 95) A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder".
Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?
a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

35. (Ufpe 96) Quais os fatos, entre os a seguir relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas?

1. Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e falada foi controlada pelo DIP.
2. O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou uma intervenção armada no próprio governo.
3. A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Letras e das Artes Plásticas.
4. O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemãs para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis.
5. A queima de café para controlar preços e regular a produção foi denominada de "cotas de sacrifício."

Estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2, 3 e 4;
b) 2, 3, 4 e 5;
c) 1, 3, 4 e 5;
d) 1, 2 e 5;
e) 1, 3 e 4.

36. (Puccamp 93) No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados
a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelos militares.
b) após a decretação da anistia política no final do Governo de João Figueiredo.
c) no período em que vigorou o Regime Parlamentarista após a renúncia de Jânio Quadros.
d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelas eleições diretas.
e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração direta de Getúlio Vargas.

37. (Ufmg 95) Leia o texto

"Os deputados das profissões serão eleitos na forma da lei ordinária, por sufrágio indireto das associações profissionais, compreendidas para este efeito, com os quatro grupos afins respectivos, nas quatro divisões seguintes: lavoura e pecuária; indústria; comércio e transportes; profissões liberais e funcionários públicos."
                                                                                   (BRASIL. Constituição de 1934).

A partir desse texto, pode-se afirmar que a Constituição Brasileira de 1934 inspirou-se no
a) anarquismo.
b) comunismo.
c) corporativismo.
d) sindicalismo.
e) socialismo.

38. (Unesp 90) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subseqüente e relacionada com a referida insurreição:
a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.
c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

39. (Unesp 96) Ao negar apoio à Aliança Liberal, Luís Carlos Prestes manifestava-se a respeito do movimento contestatório, nos seguintes termos:

"Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados e vilmente mistificado todo um povo por uma campanha aparentemente democrática, mas que no fundo não era mais que uma luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas."

Prestes referia-se ao movimento que ficou conhecido como:
a) Revolução de 1964.
b) Revoltas Tenentistas.
c) Revolução de 1930.
d) lntentona Comunista.
e) Ação lntegralista.

40. (G1) A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:
a) tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.
b) frustração dos tenentes que foram afastados do poder.
c) manipulação política das oligarquias nordestinas.
d) luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.
e) insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

41. (G1) Entre as alternativas a seguir apenas uma não se relaciona com a Era Vargas. Assinale-a:
a) Censura à imprensa e violenta repressão política durante o Estado Novo.
b) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e fundação da Petrobrás.
c) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista de 1932.
d) Atendimento aos interesses das elites agrária e industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o capital e o trabalho.
e) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da Guerra Fria e abertura às multinacionais.

42. (G1) Getúlio Vargas demorou para definir a sua posição em relação à II Guerra Mundial, mas soube tirar proveito da situação. O seu apoio aos Aliados rendeu ao Brasil:
a) as honras prestadas à F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira);
b) a construção da Petrobrás;
c) a perseguição dos submarinos alemães que, comprovadamente, afundaram cinco navios brasileiros;
d) o financiamento para a construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda;
e) o retorno imediato à democracia.

43. (Mackenzie 96) O governo instalado com a Revolução de 1930 distinguiu-se do Estado Oligárquico por promover:
a) o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista.
b) uma economia exclusivamente agro-exportadora e a descentralização das decisões econômico-financeiras.
c) as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.
d) a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.
e) o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.

44. (Mackenzie 96) Inconformado com a dissolução de seu partido, inspirado nas idéias fascistas, liderado por Belmiro Valverde e Severo Fournier, na madrugada de 11 de maio de 1938, atacou o Palácio Guanabara sitiando o Presidente Vargas. Tratava-se de um grupo:
a) comunista.
b) aliancista.
c) integralista.
d) queremista.
e) tenentista.

45. (Mackenzie 96) Em 3 de outubro eclodiu a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha. Dentre as causas deste episódio histórico destacamos:
a) a vitória da oposição nas eleições e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas.
b) a dissidência das oligarquias nas eleições de 1930, fortalecendo a Aliança Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da máquina do governo.
c) o programa da Aliança Liberal não identificado com as classes médias urbanas.
d) a sólida situação econômica do núcleo cafeeiro no início da década de trinta.
e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, à política oligárquica nos anos vinte.

46. (Fuvest 97) O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque
a) o governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.
b) o país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise.
c) houve redução do consumo de bens e, com isso, foi possível equilibrar as finanças públicas.
d) acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia.
e) um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.

47. (Fuvest 97) A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se
a) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.
b) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter o apoio ao seu projeto nacional.
c) pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.
d) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.
e) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.

48. (Mackenzie 96) Dentre as causas que levaram ao fim do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas, destacam-se:
a) o atentado da Rua Toneleiros contra o líder de oposição, Carlos Lacerda, que levou Vargas ao suicídio.
b) a insatisfação popular contra Getúlio Vargas, expressa no movimento queremista, e a privatização da Petrobrás.
c) a formação da Aliança Liberal e o Golpe Militar promovido pelo General Góes Monteiro.
d) a aliança entre U.D.N. e militares contra o queremismo e o golpe militar que levou Vargas à renúncia.
e) a recusa de Getúlio Vargas em sancionar a Lei Antitruste, aprovada pelo Congresso e o Golpe dos Tenentes.

49. (Mackenzie 96) Luiz Carlos Prestes fundou, em 1935, a Aliança Nacional Libertadora, frente de oposição ao fascismo e ao imperialismo, que se confrontava no plano interno com a organização criada pelo escritor Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira, de declarada inspiração fascista, cujo programa político propunha:
a) combate ao comunismo, extração dos partidos políticos, nacionalismo extremado e fiscalização das atividades artísticas.
b) instauração de um governo popular, Estado onipotente, ampliação das liberdades civis e hegemonia de um único partido.
c) suspensão do pagamento da dívida do Brasil, ampliação das liberdades civis, nacionalização das empresas Imperialistas e reforma agrária.
d) proteção aos pequenos e médios proprietários de terras, combate ao comunismo, pluripartidarismo, suspensão do pagamento da dívida do Brasil.
e) como lema, "Deus, Terra, Trabalho e Família", nacionalização das empresas estrangeiras, governo das elites esclarecidas e reforma agrária.

50. (Mackenzie 96) A Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.), criada durante o Estado Novo por Getúlio Vargas, objetivava principalmente:
a) garantir aos trabalhadores o descanso semanal remunerado, a existência de sindicatos e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (F.G.T.S.).
b) impor o controle estatal sobre os sindicatos e garantir, através das leis trabalhistas, a imagem de Vargas como o "pai dos pobres".
c) contrapor-se à "Carta do Trabalho", de autoria fascista, que regia as relações capital-trabalho no Brasil.
d) garantir o salário-mínimo, a independência sindical, o seguro desemprego e a conciliação entre capital e trabalho.
e) apresentar Vargas como o grande protetor dos trabalhadores, instituindo o seguro-desemprego, o F.G.T.S. e regulamentando a jornada de trabalho.

51. (Uece 97) "Meu chapéu de lado
  Tamanco arrastado
  Lenço no pescoço
  Navalha no bolso
  Eu passo gingando
  Provoco e desafio
  Eu tenho orgulho
  De ser tão vadio"
                       
                        (Lenço no Pescoço, 1933)

"Quem trabalha é quem tem razão
  Eu digo e não tenho medo de errar
  O bonde São Januário
  Leva mais um operário
  Sou eu que vou trabalhar"
                       
                        (Bonde São Januário, 1940, com Ataulfo Alves)

Com base nas letras destas canções de Wilson Batista, assinale a alternativa que expressa corretamente uma das faces da política cultural no período do Estado Novo:
a) o ambiente democrático do período getulista favorecia a livre manifestação artística e o governo não se preocupava com a proliferação da vadiagem nos grandes centros urbanos
b) toda atividade cultural deveria ser autorizada e financiada pelo governo, o que garantiu a livre manifestação artística de todos os segmentos sociais, desde os mais pobres até os mais ricos
c) os órgãos governamentais divulgavam permanentemente as diretrizes para todas as atividades culturais, não intervindo, porém, na criação artística nem na escolha dos temas a serem abordados pelos artistas
d) através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), o governo reprimia a malandragem e estimulava a idéia de trabalho árduo como alavanca para o progresso individual e coletivo


52. (Cesgranrio 92) A respeito da política desenvolvida no Brasil de 1937 a 1945, é INCORRETO afirmar que o Estado Novo:
a) empreendeu uma política modernizadora e industrializante, que beneficiou os setores industriais e capitalistas, sobretudo através do investimento estatal na criação de indústrias de base.
b) obteve a adesão dos setores agrários, que se beneficiaram com a intervenção reguladora do governo na criação de organismos de apoio e incentivo à agricultura e com a manutenção da estrutura agrária.
c) exerceu uma política paternalista em relação à classe operária, promovendo a legislação trabalhista, enquanto permitia a representação das classes dominantes no Congresso através dos partidos políticos.
d) reprimiu o pluralismo e a autonomia sindicais do operariado e criou uma estrutura corporativista de controle, intervenção e atrelamento dos sindicatos oficiais ao Ministério do Trabalho.
e) centralizou e racionalizou a máquina administrativa através da criação do DASP (Departamento de Administração e Serviço Público) e exerceu forte controle e censura aos meios de comunicação através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

53. (Cesgranrio 90) Tendo em vista o processo de democratização iniciado em 1946 no Brasil, pode-se afirmar que foi o resultado:
a) das pressões populares, especialmente de setores médios, identificados com a idéia de um Estado centralizador;
b) do ambiente internacional pós Segunda Guerra Mundial, favorecendo o aparecimento de períodos de redemocratização oposto às formas autoritárias;
c) da liberdade partidária, da economia de mercado e da industrialização - alguns dos fatores que favoreceram a redemocratização dirigida por Getúlio Vargas;
d) da liberdade de imprensa, da autonomia sindical e das novas alianças políticas (UDN/PTB e PSD/PCB), criando um clima propício para o processo de democratização brasileiro;
e) da reestruturação do Estado através da revisão de sua política industrial, associada à construção de uma capital federal (Brasília).

54. (Mackenzie 97) A questão social na Era Vargas assumiu um perfil totalmente diferente do existente na República Velha, na medida em que:
a) o conflito de classes continuava sendo visto pelo governo como um "caso de polícia".
b) a questão social deveria ser racionalizada, controlada pelo Estado, para permitir o desenvolvimento seguro do capitalismo brasileiro.
c) o Estado permitiu total liberdade sindical, não interferindo mesmo nos sindicatos combativos.
d) a Legislação trabalhista criada na época não tinha características paternalistas.
e) o avanço de direitos trabalhistas estendeu-se igualmente aos trabalhadores urbanos e rurais.

55. (Faap 97) "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade...".

Trecho extraído do(a):
a) Carta Testamento de Vargas
b) Documento Renúncia de Jânio Quadros
c) Discurso de João Goulart já no exílio
d) Documento Renúncia de Fernando Collor
e) Documento Renúncia de Marechal Deodoro

56. (Faap 97) Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi governado por:
a) Washington Luís
b) Getúlio Vargas
c) Manuel Eurico Gaspar Dutra
d) Café Filho
e) João Goulart

57. (Faap 97) Inspirada nas Constituições fascistas européias, especialmente na Constituição polonesa (daí seu apelido de "polaca"), estabeleceu o regime ditatorial no Brasil: o Poder Executivo (na mãos do presidente Vargas) assumia toda a autoridade, o Legislativo deixava de funcionar, os Estados perdiam sua autonomia, a Justiça era enfraquecida com a suspensão ou eliminação dos direitos constitucionais, como o habeas-corpus, o direito de greve, o de livre expressão e o de livre associação. Estamos falando da Constituição outorgada em:
a) 1930
b) 1932
c) 1934
d) 1937
e) 1946

58. (Faap 97) Todos os fatos enunciados a seguir assinalaram o governo de Getúlio Vargas, exceto:
a) desenvolvimento econômico, caracterizado pela penetração intensa do capital estrangeiro
b) incorporação do proletariado urbano ao Estado, através dos sindicatos controlados pelo Ministério do Trabalho
c) crescimento da participação do Estado nos setores fundamentais da economia nacional
d) modernização da máquina burocrática estatal (DASP, planejamentos econômicos, tecnocratas)
e) estabelecimentos de censura à imprensa e de um amplo serviço de propaganda

59. (Uece 96) A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou amplos setores de São Paulo contra o governo federal. Sobre esta revolta é correto afirmar que:
a) Significou o levante da população paulista contra os desmandados do governo autoritário de Getúlio Vargas após o golpe do Estado Novo.
b) os paulistas pretendiam a imediata instalação de uma assembléia Popular Constituinte, eleita livremente pela população trabalhadora e que defendesse uma solução socialista para os problemas brasileiros.
c) representou uma reação das oligarquias ao regime instalado em 1930, pretendendo restaurar o regime constitucional dominado pela "política dos governadores".
d) resultou de uma cisão entre as oligarquias paulistas a respeito do candidato a Presidente nas eleições de 1934.


60. (Fei 97) Em 1945 a ditadura do Estado Novo chegava ao fim. Getúlio Vargas, governante deposto, no entanto, antes de abandonar o poder participou ativamente da reorganização partidária do país, tornando-se mentor de dois partidos que disputaram o poder durante todo o período da chamada "República Populista". Os partidos criados por Getúlio Vargas em 1945 foram:
a) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com base sindical e o PDS (Partido Democrático Social), com base na oligarquia cafeeira.
b) A UDN (União Democrática Nacional), agrupamento de cunho conservador, e o PDC (Partido Democrata Cristão), basicamente de classe média.
c) O PSD (Partido Social Democrático), de base burocrática e oligárquica, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical e populista.
d) A UDN (União Democrática Nacional), de base oligárquica e de classe média, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical.
e) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical, e o PDC (Partido Democrata Cristão), de classe média.

61. (Cesgranrio 97) O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a seguir dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o):
a) importância crescente dos mercados alemães e japoneses para os produtos brasileiros.
b) mobilização dos grupos de inspiração fascista, como os Integralistas, que apoiavam o Estado Novo.
c) posição dos partidos majoritários no Congresso Nacional, favorável aos aliados.
d) interesse do Brasil em se colocar como líder hegemônico dos países americanos.
e) apoio dos Estados Unidos ao projeto de industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.

62. (Cesgranrio 97) Recentemente o Presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou um plano de metas a serem cumpridas pelo seu governo, mantendo-se a prática de os governos brasileiros elaborarem programas de planificação econômica.
A esse respeito, assinale a única afirmativa correta:
a) O II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) do Governo Geisel foi o instrumento de aceleração do crescimento econômico no chamado "milagre brasileiro".
b) O Plano Lafer (Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico) do Segundo Governo Vargas visava a incrementar a indústria de base e a ele se ligam as criações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e da Petrobrás.
c) O Plano Trienal do Governo João Goulart efetivou a implantação das "reformas de base", as quais tiveram como ponto de partida a reforma agrária.
d) O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), adotado no primeiro governo militar após 1964, favoreceu a indústria nacional, restringindo a entrada de capitais estrangeiros no país.
e) O Programa de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek privilegiou o apoio à produção agrícola e à integração do país através de amplo programa ferroviário.

63. (Mackenzie 97) O nacionalismo econômico, forte intervencionismo estatal, paternalismo nas relações de trabalho e desenvolvimento da indústria de base foram traços acentuados do governo:
a) de Juscelino Kubitschek.
b) da Nova República.
c) de Getúlio Vargas.
d) militar pós 1964.
e) da República Velha.

64. (Mackenzie 97) Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento e à queda do Estado Novo em 1945, apontamos:
a) a forte oposição ao modelo econômico desenvolvimentista praticado pelo governo.
b) as bem-sucedidas revoltas integralista e comunista contra Vargas.
c) a neutralidade da política externa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.
d) a vitória dos aliados contra o nazi-fascismo e o crescimento da oposição interna contra a ditadura.
e) o fracasso do "queremismo", que tentava lançar Vargas como candidato, mas sofria séria rejeição popular.

65. (Ufrs 96) Considere as seguintes afirmações sobre o Estado Novo no Brasil:

I - Foi produto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que estabeleceu um governo popular e cancelou a dívida externa.
II - Extinguiu os partidos políticos e objetivava um Estado Nacional centralizado.
III - Sua base de sustentação foi a legislação trabalhista, incorporando burocraticamente a classe operária.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

66. (Pucmg 97) Durante o Estado Novo (1937/1945), foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que funcionou como um verdadeiro ministério ligado à presidência da república. Suas funções incluíam, EXCETO:
a) patrocinar manifestações cívicas e festas populares.
b) editar obras divulgadoras de uma imagem positiva de Vargas.
c) formar uma opinião pública consciente e crítica.
d) controlar os meios de comunicação, incluindo o rádio.
e) centralizar e orientar a propaganda nacional.

67. (Pucmg 97) O período compreendido entre os anos de 1937 a 1945 ficou conhecido na história do Brasil como Estado Novo. São características desse período, EXCETO:
a) o crescimento industrial estimulado pelo Estado, que passou a regular a acumulação do capital.
b) o aumento das exportações brasileiras de matérias-primas para suprir demandas dos países beligerantes.
c) a criação da imagem de Getúlio como "pai dos pobres" por aumentar substancialmente os salários dos trabalhadores do campo.
d) a reunião das leis trabalhistas, formando, em 1943, a CLT, que ainda hoje regulamenta as relações entre patrões e empregados.
e) a criação de empresas estatais como a CSN e a Vale do Rio Doce, que se destina à exploração de minérios.

68. (Fgv 97) Leia o texto:

"...a potencialização de nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente."

Ele faz parte:
a) do Manifesto comunista de 1950;
b) do lançamento da campanha "O Petróleo é Nosso!"
c) do Manifesto nacionalista do Clube Militar;
d) da Carta-Testamento de Getúlio Vargas;
e) do programa de fundação do Ministério das Minas e Energia.

69. (Fgv 97) Qual das afirmações a seguir NÃO É verdadeira, no que se refere ao Brasil de 1937 a 1945:
a) durante o Estado Novo, houve aporte de financiamentos externos, principalmente norte-americanos, para manter o regime brasileiro no concerto das nações democráticas contra o nazi-fascismo;
b) o regime do Estado Novo estendeu a cidadania social aos trabalhadores sindicalizados e estimulou o crescimento da indústria;
c) Getúlio Vargas acabou na prática com o regime do Estado Novo no primeiro semestre de 1945, quando decretou a liberdade de organização partidária, a anistia aos presos políticos e a realização de eleições;
d) Foi uma incoerência do Brasil ter entrado na Segunda Guerra contra o fascismo, quando o regime do Estado Novo era fascista, tendo como base os camisas-verdes do Partido Integralista;
e) As primeiras exigências para a redemocratização do país durante o Estado Novo partiram do Manifesto dos Mineiros de 1943 e das manifestações da UNE em 1944.

70. (Fgv 97) "Pensávamos estar fazendo uma revolução liberal, quando na verdade estávamos iniciando uma revolução social."

Essa frase de Afrânio de Mello Franco refere-se a que acontecimento da História brasileira:
a) ao golpe do "Estado Novo";
b) à Revolução de 1964;
c) à derrubada do Estado Novo em 1945;
d) à Revolução Constitucionalista de 1932;
e) à Revolução de 1930.

71. (Fgv 97) Seguem-se as afirmativas que caracterizam a fase do Estado Novo:

I - o poder passou a ser descentralizado, aumentando a autonomia dos Estados com a nomeação de interventores estaduais;
II - a política de intervencionismo estatal teve papel destacado no Estado Novo, principalmente no setor da indústria de base, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional;
III - em 1937, apesar do golpe de Estado, Vargas mantém aberto o Congresso e privilegia os partidos políticos mais fortes;
IV - as realizações no Estado Novo no setor petrolífero foram muito importantes, destacando-se a criação da Petrobrás que instituiu o monopólio do petróleo no Brasil;
V - o governo passou a ficar, no Estado Novo, com o poder de controlar a propaganda nacional e a censura à imprensa através do Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP.

Escolha:
a) se apenas as afirmativas II e V estiverem corretas;
b) se apenas as afirmativas II, IV e V estiverem corretas;
c) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas;
d) se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas;
e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

72. (Cesgranrio 98) O conceito de Populismo, utilizado para definir a política brasileira entre os anos de 1930 e 1960, pode ser associado à (ao):
a) subordinação de todos os setores sociais aos interesses da burguesia industrial.
b) participação da sociedade civil organizada nos órgãos do Estado.
c) manutenção da oligarquia agrária no centro da vida política.
d) controle das estruturas de poder pelas camadas populares.
e) estado de compromisso entre as oligarquias tradicionais.

73. (Unirio 96) A Revolução de 1930 marcou o fim da República Velha e inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, como exemplifica o:
a) atendimento de demandas de diferentes setores sociais, como operários e empresários.
b) afastamento do Estado da gestão da economia.
c) abandono dos setores produtores agrícolas tradicionais.
d) controle da alta hierarquia militar sobre os principais órgãos estatais.
e) apoio às oligarquias dominantes nos Estados.

74. (Ufmg 97) Leia o texto a seguir.

"O Estado Novo recolheu os triunfos da década de 30, ao expor com todo o esplendor esta extraordinária transformação do direito de organização e ação coletivos em meio de identidade entre poder, lei e sociedade, de modo que a força prometida por uma sociedade crescentemente mobilizada em seu desejo de mudança foi substituída pela onipotência e eficácia das instituições governamentais e da repressão, ambas sustentadas pela mais brilhante invenção do período: o espetáculo da identidade entre Estado e povo, entre o Chefe do Estado e 'seu' povo."

(PAOLI, M. C. A Era do Estado. FOLHA DE SÃO PAULO, 31 dez. 1988. Folhetim. p. G-6.)

Todas as alternativas a seguir apresentam estratégias adotadas no Estado Novo que confirmam as idéias contidas nesse texto, EXCETO
a) A difusão da imagem de Getúlio Vargas como "Pai dos Pobres" e "Protetor dos Trabalhadores".
b) A garantia de associação profissional e sindical condicionada ao seu reconhecimento pelo governo.
c) A proliferação de partidos empenhados na construção de uma nova ordem política na sociedade brasileira.
d) O controle e a censura dos meios de comunicação pelo Departamento de Imprensa e Propaganda.


75. (Fuvest 98) A política internacional do regime Vargas, entre 1930/1945, pode ser definida como de:
a) tentativa de formação de um pacto de aliança com os demais países da América Latina, visando a garantir a neutralidade da região.
b) apoio à Alemanha, pelas afinidades do regime com o nazi-fascismo.
c) aproximação com os Estados Unidos porque este país era a potência hegemônica nas Américas.
d) desinteresse pelas relações internacionais, pois o Brasil buscava firmar o processo de industrialização, voltado para o mercado interno.
e) oscilação entre a Alemanha e as nações democráticas até optar pelas últimas.

76. (Mackenzie 99) Getúlio Vargas, dono de enorme carisma, era acusado de ditador pelos liberais, de representante do populismo latino-americano e ainda de último dos caudilhos. Em qualquer hipótese, Vargas marcou a História do século XX no Brasil porque:
a) fez a transição do Brasil rural para o urbano através de uma política de defesa do Estado na vida econômica e incorporação das massas urbanas ao processo político.
b) marcou sua longa trajetória por um estilo anti-nacionalista, antidemocrático e anti-personalista.
c) eliminou drasticamente o coronelismo e a economia agrária.
d) defendeu um Estado descentralizado e sem participação na economia, voltado para a industrialização.
e) durante a Segunda Guerra, desde o início, manteve-se ao lado dos aliados, combatendo o  nazi-facismo.

77. (Mackenzie 99) "É um homem calmo numa terra de esquentados. Um disciplinador numa terra de indisciplinados. Um prudente numa terra de imprudentes. Um sóbrio numa terra de esbanjadores. Um silencioso numa terra de papagaios".
             (Érico Veríssimo)

A descrição refere-se ao líder da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, que chegou ao poder através:
a) da vitória nas urnas sobre o candidato oficial Júlio Prestes.
b) do movimento armado, que se seguiu à derrota da Aliança Liberal nas eleições, agravada pelo assassinato de João Pessoa.
c) da coluna Prestes e do apoio incondicional à liderança tenentista.
d) da formação de um grupo homogêneo, composto de novas lideranças políticas e sem vínculos com as velhas oligarquias.
e) da definição de uma política voltada exclusivamente para o setor agrário, atingido pela crise do café.

78. (Mackenzie 99) O integralismo organizou-se no Brasil como força política nos anos trinta, atraindo mais de cem mil adeptos. Dentre suas posições políticas destacamos:
a) o apoio ao imperialismo e a defesa da ordem democrática.
b) a oposição ao uso da força para atingir o poder.
c) a defesa dos ideais socialistas e da internacionalização da economia.
d) a crítica ao Estado Liberal, o culto à personalidade do líder e uma proposta de modernização conservadora.
e) a imposição de um programa revolucionário, apoiado na luta de classes e sem vínculos com as religiões.

79. (Mackenzie 99) Assinale a alternativa que caracteriza o governo Vargas, no período do Estado Novo.
a) As relações entre o capital e o trabalho não sofreram neste período nenhuma evolução em relação à República Velha.
b) O pluripartidarismo, a imprensa livre e a garantia das liberdades individuais foram características desta fase.
c) O culto à personalidade, a centralização político-administrativa e o intervencionismo do Estado na economia caracterizaram esta época.
d) O alinhamento incondicional aos E.U.A. marcou, desde o início, a Era Vargas na política externa.
e) O governo comprometido com as posições liberais nas áreas econômica e política.

80. (Ufpr 99) "(...) Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadeiam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás; mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculizada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Assumi o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder. Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. (...)".
            (Extraído da carta-testamento de Getúlio Vargas [24/08/1954]).

A respeito das tensões políticas e sociais acima descritas , é correto afirmar:
(01) Getúlio Vargas identificava a si próprio como defensor dos direitos dos trabalhadores brasileiros e arquiteto da soberania nacional.
(02) Getúlio Vargas tentava minimizar a importância do desenvolvimento industrial, defendendo reiteradamente o predomínio da cafeicultura.
(04) Getúlio Vargas havia optado pelo investimento dos recursos do Estado nas indústrias de base como forma de garantir a independência econômica nacional.
(08) Getúlio Vargas reconhecia a sua responsabilidade na instauração da ditadura do Estado Novo (1937-1945), fazendo uma autocrítica dos abusos perpetrados pela repressão policial naquele período.
(16) Getúlio Vargas criticava os setores empresariais que não concordavam com sua política trabalhista.
(32) Getúlio Vargas defendia a privatização das empresas estatais, como a Eletrobrás e a Petrobrás, tidas por ele como ineficientes e atrasadas, principais responsáveis pelo déficit público e pela inflação.

Soma (       )

81. (Fuvest 99) As idéias integralistas, de um modo geral, podem ser definidas como:
a) nacionalistas e materialistas;
b) anti-semitas e internacionalistas;
c) estatistas e pacifistas;
d) corporativistas e anticomunistas;
e) antiliberais e anticristãs;

82. (Fuvest 99) Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava:

"Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das forças armadas não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa."

Baseando-se no texto anterior, pode-se entender que
a) Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseios e necessidades;
b) a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do Exército e do patriotismo dos brasileiros;
c) Vargas delega às forças armadas o poder de lançar mão de medidas excepcionais;
d) as medidas excepcionais tomadas estão na relação direta da falta de formações políticas atuantes;
e) Vargas estabelece uma oposição entre o patriotismo dos brasileiros e a ação da forças armadas.

83. (Cesgranrio 99) A redemocratização no Brasil, no final do Estado Novo, pode ser associada a diferentes transformações internas e externas do período, entre as quais se inclui a(o):
a) aproximação de Getúlio Vargas dos setores liberais em torno do projeto "queremista".
b) resistência do empresariado à implantação da legislação trabalhista e previdenciária.
c) recusa do governo em convocar eleições e permitir a recriação dos partidos políticos.
d) vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, fortalecendo os ideais democráticos contra os regimes totalitários.
e) apoio dos movimentos sociais inspirados no ideário nazifascista como as Uniões dos Escritores e dos Estudantes.

84. (Cesgranrio 99) O perfil da política de desenvolvimento adotada no Brasil desde a década de 30, pode ser corretamente exemplificado pelo caso da:
a) Companhia Vale do Rio Doce, concessionária do monopólio de exportação e comercialização do minério de ferro.
b) Companhia Siderúrgica Nacional, empresa pioneira do setor e "holding" do sistema siderúrgico.
c) Telebrás, agência reguladora das atividades de comunicação, cuja exploração sempre foi aberta ao capital privado e estrangeiro.
d) Petrobrás, detentora do monopólio de prospeção e refino do petróleo.
e) Eletrobrás, empresa operadora da produção e distribuição da energia da geração hídrica.

85. (Fatec 98) A Revolução de 1930, ponto de partida de uma nova fase da História brasileira, atingiu principalmente São Paulo, que perdeu sua tradicional hegemonia política realizada pela "política do café com leite". O sistema de interventorias, posto em prática pelo governo provisório, em nada melhorou o relacionamento deste com São Paulo.
Como consequência disso ocorreu
a) a revolução constitucionalista a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder.
b) a Intentona Comunista, liberada pela exterma-esquerda cujo lema era "Deus, Pátria, Família".
c) a Intentona Integralista, que chegou a ocupar o palácio presidencial, controlando o poder por quatro dias.
d) convocação imediata da Assembléia Constituinte que colocaria em prática a Constituição de 1935.
e) o movimento tenentista, cujos revoltosos de Minas Gerais exigiam a formação de um governo provisório, a eleição de uma Constituinte e a adoção do voto secreto.

86. (Unb 98) Com relação às transformações ocorridas na vida brasileira, na chamada Era Vargas, julgue os itens abaixo.

(1) A legislação trabalhista, cujo início remonta ao governo provisório, propiciou a emancipação econômica e política dos trabalhadores brasileiros.
(2) A Constituição de 1937 significou um avanço das ideologias liberais, à medida que ampliou os espaços políticos dos segmentos sociais historicamente excluídos.
(3) A política econômica do governo contemplava os projetos industriais, servindo-se em parte, das divisas oriundas do setor agrícola exportador.
(4) O Departamento de Imprensa e Propaganda era o órgão encarregado de promover e divulgar a ideologia estadonovista e, simultaneamente, interditar a circulação das idéias que contrariavam o regime.

87. (Pucpr 98) Frente criada na década de 30, reunindo setores da esquerda, da classe média e liberais afastados do poder, que defendia:

- suspensão definitiva do pagamento das dívidas do Brasil.
- nacionalização das empresas imperialistas.
- proteção ao pequeno e médio proprietário rural e entrega de terra dos grandes proprietários aos trabalhadores do campo.
- instauração de um governo popular.

A descrição corresponde:
a) ao Movimento Sem Terra.
b) ao Manifesto dos Mineiros.
c) à Ação Integralista Brasileira.
d) à Aliança Nacional Libertadora.
e) ao Movimento Tenentista.

88. (Puccamp 98) A Revolução de 1930 marcou o fim da República Velha e inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, como exemplifica o
a) atendimento de demandas de diferentes setores sociais como operários e empresários.
b) afastamento do Estado da gestão da economia.
c) abandono dos setores produtores agrícolas tradicionais.
d) controle da alta hierarquia militar sobre os principais órgãos estatais.
e) apoio às oligarquias dominantes nos Estados.

89. (Unb 96) Leia o texto adiante.

            As Caixas Econômicas Federais ampliam cada vez mais as suas operações, concorrendo para a melhoria das construções urbanas e auxiliando o desenvolvimento industrial do país. Por outro lado, o funcionamento dos institutos de pensões, aposentadorias, em franco progresso, entremostra o que será, de futuro, a nossa obra de amparo ao trabalho e ao trabalhador.
                        Getúlio Vargas. O Estado Novo e o Momento Brasileiro. (Discurso no primeiro aniversário do Estado Novo).

Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens que se seguem, relativos às inovações sociais e econômicas da Era Vargas.

(0) A legislação trabalhista foi um dos mais importantes instrumentos na relação carismática
de Getúlio Vargas com grande parcela das classes trabalhadoras.
(1) O industrialismo brasileiro, que orientou o modelo de desenvolvimento dos anos trinta às décadas recentes, é uma herança fundamental da Era Vargas.
(2) A forma paternalista com que a legislação trabalhista e os institutos de pensões e aposentadorias foram apresentados por Vargas tornou tais conquistas irrelevantes para o desenvolvimento dos direitos sociais no Brasil.
(3) A aproximação indústria-governo, aspecto central da vida econômica do Estado Novo, implicou a exclusão da relação agricultura-governo, que havia sido a principal preocupação dos governantes da República Velha.

90. (Ufrs 98) Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO apresenta uma das instituições criadas por seu governo no primeiro período indicado.
a) DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
b) IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
c) IAA - Instituto do Açúcar e do Álcool
d) SUDENE - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
e) MTIC - Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

91. (Ufrs 98) A justeza de seu programa, difundido de extremo a extremo do País, conquistou vertiginosamente amplas camadas da população das cidades e dos campos. Em três meses de existência, essa frente popular acolhia, sob a bandeira heróica que desfraldara, cerca de 3 milhões de brasileiros. Seu quadro social estava, em maio de 1935, aumentando numa média de 3 mil membros por dia, ou seja, 90 mil por mês. Mantido esse ritmo, teria ultrapassado um milhão em um ano.
O texto anterior faz uma clara referência
a) à Ação Integralista Brasileira.
b) ao Bloco Operário e Camponês.
c) ao Partido Comunista Brasileiro.
d) ao Partido Democrático Paulista.
e) à Aliança Nacional Libertadora.

92. (Ufrs 98) Nas eleições presidenciais de dezembro de 1945, podiam-se ler cartazes com os seguintes dizeres:


Na  propaganda acima, ELE refere-se a
a) Juscelino Kubitschek.
b) Getúlio Vargas.
c) Café Filho.
d) Eduardo Gomes.
e) Carlos Lacerda.

93. (Ufmg 98) Leia o texto.

"A enorme simpatia da massa popular às lutas revolucionárias de novembro, especialmente em  Pernambuco, Rio Grande do Norte e demais estados do nordeste [faziam surgir] naturalmente os grupos guerrilheiros, cada dia em maior número, em todo o País, especificamente no nordeste, heróicos brasileiros - operários, camponeses, soldados, populares - levantam, de armas nas mãos, o cartel do desafio lançado à Nação por Getúlio e seus amigos imperialistas. [...] A insurreição de novembro foi o início de grandes combates. As guerrilhas são uma forma de seu prosseguimento."

Esse trecho, extraído de um folheto de época, faz referência a um movimento da história do Brasil republicano provocado pelo(a)
a) desejo de Getúlio de se aliar aos nacional-libertadores para combater o imperialismo.
b) denúncia de que o movimento de libertação nacional preparava a morte de Getúlio.
c) revolta dos comunistas com a violência da reação de Getúlio ao movimento de 1935.
d) embate entre getulistas e prestistas por ocasião do massacre da Coluna.


94. (Mackenzie 98) I - Durante os anos 30, ocorre a transição da sociedade agrária-rural para urbana-industrial, submetendo-se a participação das massas populares a um rígido controle.
II - O Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: o aparelho do Estado e Forças Armadas e a aliança entre burguesia e massas urbanas.
III - As decisões econômicas foram descentralizadas sob a orientação do Tenentismo; fortaleceu-se a oligarquia cafeeira, não se estabelecendo um estado de compromisso.

Dentre as afirmações anteriores, relativas à revolução de 1930 e suas transformações na economia e sociedade brasileiras, assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas I e II estiverem corretas.
c) se apenas I e III estiverem corretas.
d) se apenas III estiver correta.
e) se todas estiverem incorretas.

95. (Mackenzie 98) A Era Vargas foi responsável por mudanças significativas na área sócio-econômica, dentre elas:
a) a extensão dos direitos trabalhistas à zona rural, fruto da bem sucedida negociação do governo com as oligarquias.
b) a criação de imposto sindical, fator de crescimento e independência dos sindicatos frente ao governo.
c) a legislação do trabalho, embora com conotações paternalistas e atendendo também às necessidades do capital.
d) a defesa intransigente do capital estrangeiro e a ausência de direitos para o trabalhador.
e) o retorno à política que via a questão social como caso de polícia.

96. (Uerj 97) Quem estiver com o rádio ligado, de segunda a sexta-feira das 19 às 20 horas, ouvirá acordes da famosa ópera de Carlos Gomes, O Guarani. É a abertura do programa oficial A Voz do Brasil, presente obrigatoriamente nas rádios brasileiras desde 1934 - obrigatoriedade que hoje é questionada por vários segmentos da sociedade. Este programa simbolizou uma determinada época da república no Brasil, o Estado Novo (1937-45).
A afirmativa que melhor explica a importância da Voz do Brasil durante o Estado Novo é:
a) exaltação das ações do presidente da República
b) expansão do ensino básico para as camadas populares
c) conscientização do povo para o exercício da cidadania
d) elevação da cultura popular estigmatizada na República Velha


97. (Enem 98) A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".

Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
Considerando as colocações apresentadas, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:

Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções a seguir. Assinale-a.
a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.
b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.
d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais, e às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

98. (Unb 99) A tabela abaixo expõe percentuais de taxas de crescimento econômico do Brasil entre 1920 e 1945.


Com o auxílio da tabela, julgue os itens seguintes.

(1) A taxa de crescimento industrial para o período de 1933 a 1939 mostra que o processo de industrialização no Brasil, mesmo havendo uma consistente política industrializante por parte do governo, não permitiu a superação dos anos de depressão iniciados pela crise de 1929.
(2) Apesar da significativa expansão das culturas de arroz, feijão, açúcar, milho e trigo e da produção de carne voltadas para o mercado interno no início da década de 40, o crescimento manteve-se linearmente ascendente enquanto houve modesta expansão percentual do setor industrial.
(3) A rápida renovação do parque industrial e a ausência de perturbações mundiais no início da década de 40 levaram à expansão ainda maior da indústria no Brasil, quando comparada com a da década anterior.
(4) As contingências da Segunda Guerra Mundial foram propícias à criação, em Volta Redonda, da Companhia Siderúrgica Nacional, considerada um marco da indústria de base brasileira.
(5) No período de 1933 a 1939, a agricultura e a indústria foram responsáveis por 12,9% do crescimento econômico brasileiro.

99. (Unirio 99) Após a Revolução de 1930, no Brasil, os tenentes e as oligarquias tradicionais envolveram-se num debate que traduzia suas expectativas quanto a um novo modelo de Estado. A polêmica expressava a defesa, pelos tenentes e pelas oligarquias, respectivamente, dos princípios apresentados em uma das opções. Assinale-a:
a) Um Estado democrático garantidor da vocação nacional identificada à agricultura e um Estado centralizador e industrializante.
b) Um Estado centralizador que promovesse uma ligação direta com os grandes centros do capital internacional e um Estado liberal protecionista.
c) Um Estado centralizador no nível federal mas com ampla autonomia dos poderes locais estaduais e um Estado liberal com participação política de base censitária.
d) Uma completa centralização do poder e a retomada do modelo liberal, garantindo o retorno ao federalismo característico da República Velha.
e) Ideais liberais que implicariam o estabelecimento de um Estado democrático e de direito e um modelo centralista que afastasse a participação popular.

100. (Puccamp 99) "O populismo foi (...) a expressão política do desenvolvimento do pólo dinâmico da economia - do setor agrário para o urbano -, através do processo de desenvolvimento industrial, em grande parte impulsionado pela revolução de 1930. No plano social, tais transformações econômicas implicaram a emergência das classes populares urbanas (...). Chama-se de populismo, nesse contexto, a forma de manifestação das insatisfações da massa popular urbana e, ao mesmo tempo, o seu reconhecimento e (...) manipulação pelo Estado."

O populismo, ao qual o texto se refere, é o que caracterizou
a) o Estado Novo, em que as classes populares atingiram um alto grau de autonomia e participação no processo político.
b) predominantemente a política desenvolvimentista adotada durante o governo de Juscelino Kubitschek.
c) o descontentamento popular que levou à renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961.
d) o período da história repúblicana do Brasil que vai da ditadura Vargas ao golpe militar de 1964.
e) a inexistência de conflitos entre os vários segmentos sociais no modelo de Estado do período de 1954 a 1964.

101. (Pucsp 99) - De que depende, porém, a realização de todos esses empreendimentos que tornarão o Brasil forte, próspero e feliz?
- Da manutenção da ordem interna e da cooperação do povo com o governo. Um grandioso futuro delineia-se diante de nós. Mas a realização dessas esplêndidas possibilidades só será possível se a ordem interna não for alterada. Para isto, é imprescindível que, tanto as forças armadas como o povo, num movimento de coesão patriótica em torno do Presidente da República, se disponham a manter a ordem a todo o transe e a reprimir quaisquer tentativas de indisciplina e de oposição ao Estado Novo, que é a própria expressão orgânica da Nação.
            ("Catecismo Cívico do Brasil Novo". Rio de Janeiro, DNP, n° 43, citado por Lenharo, A SACRALIZAÇÃO DA POLÍTICA. Campinas: Papirus/Unicamp, 1986, p.197.)

O texto anterior, fragmento do Catecismo Cívico, lançado durante o Estado Novo (1937-1945), demonstra
a) que o Estado Novo era um governo popular, de inspiração socialista, preocupado em estabelecer, no Brasil, um Estado democrático, o que se expressa na idéia de cooperação do povo com o governo.
b) a preocupação, em 1937, de assegurar o controle militar do Brasil, iniciando uma fase desenvolvimentista, manifesta na intenção de tornar o Brasil forte, próspero e feliz e expressa na então participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
c) a busca, pelo Estado Novo, do apoio popular, através da identificação entre Nação e Estado, o que facilita a repressão a qualquer oposição política ao regime.
d) o papel centralizador exercido pela Igreja, tornando o Brasil completamente submisso às determinações políticas e religiosas enviadas pelo Vaticano.
e) a posição destacada do Presidente da República, chefe político e religioso, conforme determinado pela Constituição então vigente.

102. (Pucmg 99) Em 1935, foi criada no Brasil uma frente popular conhecida por Aliança Nacional Libertadora, movimento de massas com intentos democráticos e reformistas.
Suas principais reivindicações eram, EXCETO:
a) formação de um governo popular.
b) realização da reforma agrária.
c) manutenção da política coronelística.
d) nacionalização de empresas estrangeiras.
e) suspensão do pagamento da dívida externa.

103. (Ufrrj 99) "Brésilien!
Je ne veux pas
Que presider l'election
Mais si vous tante me voulez, que faire?

O situation!
.......................
N'est-ce beaucoup d'espanter
S'il y a tant de "queremistes"
Que se sois - quel diable! -
Le premier de la liste."


"Brasileiros
Eu só quero
Presidir a eleição
Mas, se tanto me quereis, que fazer?

Que situação!
.........................
Não é de espantar
Que existam tantos queremistas
Seja eu - que diabo! -
O primeiro da lista. "

                        (TORELLI, Aparicio. "A Manhã.", nŽ23 - 26/09/1945, citado por Isabel Lustosa. "Histórias de Presidentes".)

A ironia feita a Getúlio Vargas, na composição anterior, denuncia os seus objetivos em relação ao movimento queremista. Um de seus objetivos era
a) presidir as eleições, afastando-se da política, após quinze anos no poder.
b) manter-se no poder até a edição de uma nova Constituição e das eleições presidenciais.
c) acabar com o Estado Novo, instituindo um regime democrático.
d) eleger-se presidente do Brasil, como acabou ocorrendo no pleito de 1950.
e) impugnar as eleições, dada a sua notória vocação ditatorial.

104. (Ufv 99) Na tentativa de justificar o processo de privatizações, o governo federal tem afirmado que o ciclo de desenvolvimento econômico caracterizado pela chamada "Era Vagas" chegou ao seu fim. Qual dos fatos a seguir NÃO se enquadra no conjunto de medidas econômicas adotadas durante os dois governos de Getúlio Vargas?
a) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
b) Criação da Companhia Vale do Rio Doce.
c) Criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
d) Criação da PETROBRÁS.
e) Criação da Correção Monetária.

105. (Fei 99) A década de trinta foi marcada por uma crescente polarização política no Brasil e no mundo. No Brasil surgiram dois grupos políticos antagônicos, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Sobre estes grupos, é INCORRETO afirmar que:
a) Vargas se apoiou na ANL para dar um golpe de Estado e instaurar o regime do Estado Novo, com muitas características comunistas
b) a ANL contava com apoio de intelectuais de várias tendências, com predomínio de membros ligados ao Partido Comunista (clandestino)
c) a AIB representava os ideais fascistas no país
d) fazia parte da plataforma política da ANL a defesa da nacionalização das multinacionais e do cancelamento do pagamento da dívida externa
e) os integralistas defendiam um Estado centralizado e forte com o objetivo de manter a ordem nacional

106. (Uel 99) Considere os itens a seguir.

I. "(...) a liberalização das importações pelo governo fez com que as divisas acumuladas durante a Guerra Mundial fossem consumidas na importação de supérfluos (chicletes, automóveis, televisores - numa época em que não havia emissoras(...)."
II. "(...) em seu governo, criou-se a Polícia Política, que tinha como objetivo reprimir indivíduos e grupos políticos que discordassem do regime."
III. "(...) essa Lei apenas reafirmou o sentido geral da legislação trabalhista do governo (...): de um lado garantia direitos individuais aos trabalhadores, de outro mantinha sob rígido controle suas associações de classes..."
IV. "(...) em linhas gerais, pode-se afirmar que o objetivo maior, implícito durante todo o governo (...), foi mudar o perfil econômico do país, de agroexportador para urbano-industrial..."
V. "(...) sob a alegação de que as mobilizações trabalhistas e sindicais eram um sintoma da penetração comunista no Brasil, o governo desencadeou uma violenta repressão, que resultou no fechamento do Movimento Unificado dos Trabalhadores, na intervenção em sindicatos e prisão de vários líderes dos trabalhadores."

O Estado Novo, estabelecido em 1937, após um golpe continuísta de Getúlio Vargas, inaugurou uma nova fase na história política brasileira. Assinale a alternativa que reúne corretamente os itens que identificam esse período.
a) I e IV
b) II e V
c) I, II e V
d) I, III e V
e) II, III e IV

107. (Ufsm 99) Políticos, economistas e intelectuais brasileiros, com inspiração ideológica liberal, têm dito que, no Brasil dos anos 90, em época de globalização da economia, os tempos da Era Vargas acabaram. Sabe-se que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Nessa fase da formação sociopolítica brasileira, destaca-se
a) a personificação mítica de Getúlio, chamado de "pai dos pobres", em função da defesa dos princípios socialistas de governo.
b) a efetiva participação política das massas populares urbanas, as quais conquistaram ampla liberdade de organização sem a tutela do Estado.
c) a prática política de Vargas que mesclava populismo e autoritarismo, estabelecendo a soberania do Estado sobre o conjunto da sociedade.
d) um dinâmico processo de desenvolvimento industrial, o qual possibilitou a nacionalização total da economia e o apoio político unânime da sociedade ao governo Vargas.
e) a consolidação da descentralização do governo, possibilitando maior independência aos estados na condução dos processos administrativos, políticos e econômicos.

108. (Ufsc 99) Entre 1930 e 1940, o Brasil conheceu diferentes movimentos que promoveram transformações políticas, econômicas e sociais consideráveis. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), nas suas referências, a acontecimentos da década mencionada.

01. Entre as causas da Revolução de 1930, destacam-se as fraudes eleitorais que perpetuavam as vitórias dos representantes das oligarquias nas eleições presidenciais.
02. A denominada Revolução Constitucionalista de 1932 representou essencialmente a reação das oligarquias que haviam perdido o controle administrativo da República em 1930.
04. Em 1934 foi promulgada a nova Constituição Republicana, cujo conteúdo privilegiou os ideais nacionalistas, tratou de direitos trabalhistas e do voto feminino.
08. Em 1935 ocorreu um levante simultâneo em Natal, Recife e Rio de Janeiro, organizado pelos comunistas que manifestavam seu descontentamento com o governo Vargas.
16. Em 1937, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e outorgou uma nova Constituição para o Brasil, inaugurando o período conhecido historicamente como Estado Novo.
32. O fim da Guerra do Paraguai, a Questão Religiosa e a Questão Militar, provocaram a Proclamação da República.

109. (Mackenzie 99) O governo de Vargas, durante o Estado Novo, distinguiu-se por promover:
a) uma economia exclusivamente agro-exportadora.
b) o projeto de nação idealizado pelo Tenentismo.
c) uma política industrializante, intervencionista e nacionalista e a regulamentação entre o capital e o trabalho, através da CLT.
d) um governo democrático apoiado na Carta Constitucional, denominada "a polaca".
e) a liberdade de imprensa, um sindicalismo autêntico e a extensão dos direitos trabalhistas ao campo.

110. (Ufu 99) Para alguns autores, a emergência do populismo na política brasileira está relacionada com a situação de transição da chamada sociedade tradicional para a sociedade moderna, capitalista, urbana e industrial.
Assinale a alternativa correta.
a) Como fenômeno político exclusivo do Brasil, o populismo tem suas raízes no processo de redemocratização iniciado com a queda de Getúlio Vargas em 1945. Para se manter no poder, o governo Dutra buscou o apoio das populações rurais.
b) O Estado populista procurava conquistar e manter uma base de apoio político nas populações urbanas, sendo sensível às pressões populares. Por outro lado, procurava manipular e conduzir as aspirações populares, aparecendo como um Estado mediador.
c) No contexto da democracia liberal deste período, o Estado populista se abstinha de intervir na economia e nas relações de trabalho entre padrões e empregados. A mediação entre as aspirações populares e o Estado era feita pela aplicação direta das leis.
d) O autoritarismo, como característica do populismo a desmobilização das manifestações políticas das classes médias e populares, levando-as à apatia e à despolitização.
e) Com o apoio dado pelo Estado populista, os trabalhadores conseguiram desenvolver e consolidar uma expressão política autônoma nas suas relações com a burguesia industrial e com o próprio Estado.

111. (Unioeste 99) O Período Vargas foi de importantes transformações na sociedade brasileira, podendo-se afirmar que

01. a democracia, implantada a partir de 1930, possibilitou que Vargas fosse eleito presidente da República para três mandatos.
02. em 1932, a legislação eleitoral estabeleceu o voto secreto e obrigatório.
04. a Legislação Trabalhista constituiu-se em uma das bases do paternalismo e do populismo de Vargas.
08. a Ação Integralista Brasileira foi um movimento proletário a favor da reforma agrária e contra o fascismo.
16. o período do Estado Novo pode ser caracterizado pelo paternalismo, pelo populismo, pelo nacionalismo, pelo intervencionismo estatal na economia.
32. a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial revelou uma contradição, ou seja, o Brasil totalitário lutava contra o bloco dos países totalitários e a favor do bloco das democracias liberais.

112. (Unioeste 99) O período getulista marcou profundamente a história política do Brasil. Integram o rol dos acontecimentos do período:

01. a Revolução Federalista, liberada pelo Rio Grande do Sul.
02. a Revolta Constitucionalista, liderada pelos paulistas.
04. o Movimento Integralista que defendia o nacionalismo, o estado autoritário, a disciplina social e o combate ao comunismo, sob o slogan Deus, Pátria e Família.
08. a Intentona Comunista, que serviu de pretexto a setores do governo para endurecer o regime.
16. a Coluna Prestes, que percorreu doze estados brasileiros, procurando apoio do povo para derrubar o governo de Getúlio Vargas.
32. a instituição do Estado Novo, uma espécie de "estado de emergência" que, além de concentrar os mais amplos poderes no judiciário, fortificou o princípio federativo.

113. (Fuvest 2000) Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando
Lenço no pescoço, navalha no bolso
Eu passo gingando, provoco e desafio
Eu tenho orgulho de ser vadio.
            (Wilson Batista, 1933)

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
o bonde de São Januário
leva mais um operário
sou eu que vou trabalhar.
            (Wilson Batista / Ataulfo Alves, 1940)

Da comparação entre as letras desses sambas, depreende-se que:
a) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
b) as mudanças significativas de conteúdo decorrem da valorização do trabalho industrial no Rio de Janeiro.
c) as datas das composições correspondem ao mesmo período do governo de Vargas, indicando que as mudanças são mera coincidência.
d) as mudanças das letras não são significativas, já que ambas as composições tratam de problemas de gente pobre e humilde.
e) as letras das músicas estão distantes dos interesses políticos do Estado Novo, que não se preocupava em fazer propaganda.

114. (Pucsp 2000) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra:

"O envio da FEB [Força Expedicionária Brasileira] ao teatro de operações veio coroar um processo que se iniciara quase quatro anos antes, mas que se constituiu igualmente em ponto de partida para uma nova etapa, qual seja, a da busca por parte do governo brasileiro de participação nos arranjos do pós-guerra, em função da instituição da nova ordem mundial."
            (Pinheiro, Letícia. A Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, in: Revista da USP, nŽ26, 1995, pp. 109-117).

Em relação ao contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que
a) o Estado brasileiro, comandado por Getúlio Vargas, manteve-se ideologicamente aliado às forças que combatiam o nazi-fascismo, durante todo o conflito mundial.
b) a nova ordem mundial pós-guerra foi estruturada com a predominância dos países europeus mais desenvolvidos, notadamente a Inglaterra, com a qual o Brasil estreitou alianças comerciais e diplomáticas.
c) o envio de tropas brasileiras à Itália, em defesa da democracia mundial, foi acompanhado, internamente, pelo crescimento das manifestações oposicionistas ao governo Vargas.
d) a participação do Exército brasileiro na Segunda Guerra era disputada tanto pelo Eixo, quanto pelos Aliados, graças à modernidade de seu aparelhamento bélico.
e) os soldados da FEB tiveram atuação destacada no desembarque de tropas aliadas na Normandia, operação de retomada dos territórios franceses ocupados pelos nazistas.

115. (Ufpe 2000) Sobre a Revolução de 1930 e o Governo Provisório (1930 a 1934), analise as proposições a seguir.

(0) O Governo Provisório teve em Brasília sua sede provisória, passando depois para São Paulo a Capital do Brasil.
(1) Getúlio Vargas foi quem assumiu o poder do Governo Provisório em 1930.
(2) Duas forças políticas apoiaram a Revolução de 1930 : os constitucionalistas e os tenentistas.
(3) Os constitucionalistas defendiam a democracia do país, através de eleições livres, governo constitucional e plena liberdade civil.
(4) Uma das primeiras medidas do governo Vargas de 1930 foi substituir a Constituição de 1891 pelo decreto n. 19398, que dissolveu o legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal.

116. (Ufsm 2000) Tendo em vista a política econômica do Estado Novo, indique se é verdadeiro (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

(     ) O Estado assume o papel de empresário, criando empresas estatais e impulsionando o crescimento industrial.
(     ) O Estado abandona o setor agrícola e volta-se exclusivamente para a área industrial.
(     ) O Estado cria organismos especializados para impulsionar e aperfeiçoar a produção agrícola nacional.

A seqüência correta é
a) V - V - F.
b) V - F - V.
c) F - V - F.
d) F - V - V.
e) F - F - V.

117. (Uff 2000) Segundo alguns autores, a instauração no país, em novembro de 1937, do regime conhecido como Estado Novo representou um "redescobrimento do Brasil".


Assinale a opção que melhor apresenta o aspecto do Estado Novo ilustrado pela charge.
a) A definição de uma nova cidadania baseada no trabalho organizado em sindicatos plurais, por categoria profissional.
b) A definição de uma nova cidadania identificada ao trabalho organizado nos moldes do corporativismo autoritário estatal.
c) O modo pelo qual o Estado Novo orientou sua política de trabalho, aprisionando os operários ao Estado por meio de um documento formal.
d) A subordinação dos trabalhadores ao empresariado a partir da concessão da Carteira de Trabalho.
e) A consolidação da democracia mediante um registro formal de cidadania.

118. (Uerj 2000) BRASIL!

Brasil,
És o teu berço dourado
O índio civilizado
E abençoado por Deus

Brasil,
Gigante de um continente
És terra de toda gente
E orgulho dos filhos teus

O destino que te traz
Liberdade, amor e paz
No progresso em que te agitas
Torrão de viva beleza
De fartura e de riqueza
E de mil coisas bonitas

E porque tu tens de tudo
Porque te conservas mudo
Na tua modéstia imerso
Meu Brasil,
Eu que te amo Neste samba te proclamo Majestade do universo
            (Benedito Lacerda / Aldo Cabral)

A partir da letra deste samba, gravado por Francisco Alves e Dalva de Oliveira, em agosto de 1939, percebemos a construção de uma imagem para o Brasil que não correspondia totalmente às características da sociedade brasileira nas décadas de 30 e 40.
Dentre essas características, aquela que se relaciona à conjuntura da época é:
a) liberalismo como base da política nacional
b) reforma agrária como solução para os problemas econômicos
c) política assimilacionista como forma de integração do indígena
d) crescimento econômico como decorrência da política industrialista


119. (Uerj 2001)

(Retrato do Brasil.  São Paulo: Edicora Três/Política Editora, 1984.)

As gravuras acima ressaltam aspectos da propaganda oficial sobre as prioridades políticas do primeiro período Vargas, principalmente do Estado Novo, que simbolizou o coroamento de um ideal de modernização.
A característica econômica do período que pode ser identificada como predominante nas duas gravuras é a ênfase na:
a) indústria de base
b) rede de transportes
c) agricultura de exportação
d) produção de combustíveis


120. (Uepg 2001) "As construções discursivas do Estado Novo assentaram-se sobre quatro pilares (...): trabalho, pátria, moral e anti-comunismo (...). Se o comunismo é a palavra-chave que mobiliza um conjunto de forças que põem em prática um projeto ordenado e amplo, ele representa muito mais do que os membros de um eventual partido. Sob essa rubrica são condenados centenas de inimigos não nomeados, sem rosto, sem lugar, sem tempo e sem espaço (...) O Estado Novo não desejou introjetar no trabalhador a ética do trabalho, pois ela já vinha sendo incorporada e assimilada desde meados do século XIX em torno da abolição da escravidão. O que os anos 30 e 40 efetivamente põem em prática é a despolitização das relações trabalho/capital."
            (Adriano L. Duarte. "Cidadania e exclusão")

Sobre o assunto tratado neste texto, assinale o que for correto.

01) A denominação comunismo foi empregada de forma abrangente no Estado Novo, em referência a todos os que a ele se contrapunham.
02) O Estado Novo foi responsável pela incorporação da ética do trabalho à sociedade brasileira.
04) O Estado Novo foi um período de intensa politização, em especial nas relações trabalho/capital.
08) A propaganda e a repressão aos comunistas foram estratégias da ditadura varguista para a manutenção do poder.
16) A ética estadonovista definia um conjunto de práticas sociais desvinculadas de questões cotidianas como a vagabundagem, a indisciplina e a traição.

121. (Fuvest 2001)

A charge da revista ilustra
a) os conflitos do governo de Getúlio Vargas com as companhias norte-americanas para nacionalizar a extração e produção de petróleo.
b) a pressão de empresas internacionais contra o processo de nacionalização do petróleobrasileiro, intensificado após a 2 GuerraMundial.
c) a crise de produção de petróleo, após a 2 Guerra Mundial, que levou as "sete irmãs" a exigirem a desnacionalização da produção no Brasil.
d) o momento da criação da Petrobrás, com o apoio das companhias de petróleo internacionais, interessadas em explorar o solo brasileiro.
e) as dificuldades de extração de petróleo pela Petrobrás que foi obrigada a recorrer ao capital e a técnicos estrangeiros.

122. (Ufmg 2001)         Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...]
            Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano.
            CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação. ln: PANDOLFI, Dulce. (Org.)."Repensando o Estado Novo". Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p.172.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, durante o Estado Novo, o
Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP foi responsável pela
a) ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.
b) desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.
c) restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.
d) utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.


123. (Unesp 2001) De forma geral, denominam-se populistas os governos de Juan Domingos Perón (1946-1955), na Argentina, e de Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil.
São características comuns aos governos citados:
a) o atendimento às reivindicações das organizações camponesas, promovendo a reforma agrária e sindicalização de trabalhadores.
b) a implementação de demandas das populações urbanas por maior participação política e independência das organizações sindicais.
c) o nacionalismo e criação de condições para a legalização de inúmeros partidos políticos de esquerda, democratizando a disputa pelo poder.
d) a manutenção das Constituições dos dois países, elaboradas por Assembléias Constituintes, eleitas pelo povo.
e) o estabelecimento de forte intervenção do Estado na economia e ampla mobilização das classes populares urbanas.

124. (Pucmg 2001) Leia, com atenção, o texto que se segue.

"A essência do estilo de .......... era a improvisação. O entusiasmo, a sua principal arma, refletia uma confiança contagiante no futuro do Brasil como grande potência. Sua estratégia básica era pressionar pela rápida industrialização, tentando convencer a cada grupo do poder que teriam alguma coisa a ganhar ou, então, nada a perder. Isto requeria um delicado equilibrismo político.
Primeiro, esforçou-se por gerar um senso de confiança própria entre os próprios Brasileiros. Outro fato igualmente importante, era que afirmava sua fé no processo Democrático. Era tanto um presidente eleito por uma reduzida minoria em busca do alargamento de seu suporte político, quanto um líder ambicioso tentando assegurar o seu lugar na história, tomando a liderança do caminho para a industrialização do Brasil..."
            (SKIDMORE, Thomas. De Getúlio Vargas a Castelo Branco". R J.: Saga, 1969)

O texto acima se refere ao governo do Presidente:
a) Getúlio Vargas.
b) Juscelino Kubitschek.
c) Jânio Quadros.
d) João Goulart.


125. (Ufscar 2001) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.

126. (Uff 2001) Segundo alguns especialistas, o populismo foi um fenômeno político ímpar na história recente do Brasil, sendo definido como manipulação das massas populares por líderes carismáticos.

No entanto, há autores que consideram tal visão pouco elucidativa do fenômeno porque, em verdade:
a) O populismo teve vida efêmera na história política do país no século atual.
b) O populismo não deve ser visto como a manipulação das massas urbanas e rurais no Brasil recente.
c) O populismo é um fenômeno político que permanece inalterado no processo eleitoral brasileiro.
d) Populismo e pacto social são um mesmo fenômeno político.
e) O populismo implicou o reconhecimento da presença das massas no cenário político nacional.

127. (Ufpe 2001) A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:

a) A legislação trabalhista, a nacionalização das minas e quedas d'água.
b) O salário mínimo para os trabalhadores, os deputados classistas e o direito da União em monopolizar determinadas atividades econômicas.
c) A criação das justiças Eleitoral e do Trabalho.
d) A inviolabilidade dos direitos à liberdade, à segurança e à propriedade dos cidadãos como também a liberdade de consciência e de crença.
e) O cerceamento de todas as garantias individuais e a proibição do direito de voto das mulheres.

128. (Ufc 2001) Leia o texto abaixo.

"O par de interlocutores legítimos estava formado: de um lado o povo, a quem se apelava como fonte e base do governo e que era identificado na população de trabalhadores corporativamente hierarquizada; de outro, o Estado, corporificado funcional e pessoalmente na figura do presidente Getúlio Vargas."
            (GOMES, Ângela de C. "A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado". ln SCHWARCZ, Lilia M. (org.) "História da Vida Privada no Brasil". Vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.525.)

A partir da citação acima, assinale a alternativa que indica corretamente as relações mantidas, no contexto do trabalhismo, entre a população trabalhadora no Brasil e o presidente Vargas.
a) As campanhas destinadas aos trabalhadores enfatizavam a necessidade de organização em torno dos sindicatos e partidos políticos, principais interlocutores do Presidente.
b) As liberdades políticas permitiam o estabelecimento, durante o Estado Novo, de uma permanente negociação entre os trabalhadores e o governo através do Parlamento.
c) O sindicalismo corporativo era combatido pelo governo, pois permitia a livre expressão das lutas de classes e dos conflitos no interior da sociedade brasileira.
d) A ideologia do Estado Novo pretendia estabelecer uma ligação direta entre o governante e o povo, através de cartas, programas de rádio e outros mecanismos de comunicação.
e) Getúlio Vargas fazia chegar até a população, através dos programas "A Voz do Brasil", mensagens de estímulo à organização sindical livre, combatendo assim o comunismo.

129. (Pucrs 2002) Em 1939, o Estado Novo criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às idéias estadonovistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado. Estamos nos referindo
a) à imprensa operária.
b) ao rádio.
c) à televisão.
d) ao cinema.
e) às revistas quinzenais.

130. (Unesp 2002) O segundo governo de Getúlio Vargas         (1951-1954) terminou com o suicídio do presidente. Contribuiu para a crise política desse governo
a) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democráticos.
b) o apoio do presidente aos políticos da UDN (União Democrática Nacional), favoráveis à organização de um golpe para mantê-lo no poder.
c) a política econômica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criação da Petrobrás, em 1953.
d) a série de convulsões sociais provocadas pela inflação, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, então na legalidade.
e) a ruptura entre civis e militares, que culminou com o assassinato do político e jornalista Carlos Lacerda.

131. (Ufv 2001) Em 1937, com a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, o Brasil passou a viver sob uma nova Constituição, que ficou conhecida como "Polaca", em virtude de sua clara inspiração na Constituição da Polônia. Essa Constituição deu ao presidente Getúlio Vargas os poderes para a organização política, econômica e administrativa do Estado Novo.

Dentre as alternativas a seguir assinale a que apresenta uma característica da Constituição de 1937:
a) Instauração do direito de greve e de locaute.
b) Instauração do direito de livre associação em sindicatos oficialmente reconhecidos.
c) Descentralização administrativa.
d) Internacionalização da economia.
e) Instauração de princípios democráticos e de livre associação política.

132. (Ufrs 2000) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945).

I- Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).
II- O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.
III- Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

133. (Ufsm 2001) A segunda metade do século XIX é marcada, no Brasil, por um surto de empreendimentos industriais nas cidades, os quais têm seu limite
a) no reduzido mercado interno e na dependência do mercado externo.
b) na continuidade da dominação política portuguesa.
c) na permanência do escravismo e na monarquia constitucional.
d) no crescimento do mercado interno e na diversidade econômica.
e) na autonomia política e econômica do Estado brasileiro e na política de valorização do preço do café.

134. (Ufsm 2001) "Maria, filha de Maria (...) tem trinta e um desgostos. Lava a roupa, lava a louça, varre que varre, e a patroa - Jesus Maria José! - a patroa ralhando. (...) Sempre em casa estranha, dormindo em cama-de-vento, comendo em pé ao lado do fogão. Trabalhadeira, de confiança, não tem boca pra pedir."
            ("As Marias", de Dalton Trevisan.)

A personagem citada retrata um tipo social presente na fase de crescimento da cidade industrial. Esse tipo social encontra no líder populista um
a) porta-voz da inserção brasileira ao capitalismo internacional.
b) incentivador da luta de classes e do fim da exploração.
c) pai protetor, agente de um Estado emancipador dos trabalhadores.
d) redentor da economia agrária e dos camponeses sem terra.
e) agente do Estado liberal, voltado para a regularização do espaço privado.

135. (Ufrrj 2001)           "Felizmente chegaram os jornaes de modas de Paris. Das invenções estamos agora livres! Pai (escravocrata, largando o Jornal). - Livres? o quê? dos ventres? Não me fallem nisso!"
            (A Semana Ilustrada, 1871, citado em "História da Vida Privada".)


A charge acima retrata o conflito entre a modernização e a tradição, típico da sociedade (elite) brasileira na segunda metade do século XIX. O comentário do pai, naquele momento, expressa
a) sua revolta frente à difusão de uma liberalização da moda feminina, rompendo o conservadorismo existente até então nos hábitos da elite brasileira.
b) sua indignação frente à dissolução dos costumes e aos riscos que uma gravidez indesejada e fora do casamento podiam causar à moral familiar.
c) sua defesa da moda tradicional brasileira ameaçada cada vez mais por costumes exóticos trazidos ao Brasil por publicações estrangeiras.
d) seu repúdio às discussões travadas na época que envolviam a liberdade dos filhos de escravos nascidos a partir de então.
e) sua frieza diante de questões de importância para o meio urbano, revelando o peso do setor rural na sociedade brasileira.

136. (Uel 2001) "Em outubro de 1930, iniciou-se um largo período - podemos dizer um quarto de século - em que Getúlio Vargas foi a figura predominante no cenário político nacional; isso parece propiciar uma certa idéia de continuidade para uma história política vista a partir das grandes figuras, como a que predominou muito tempo na historiografia e permanece até hoje no senso comum."
            (BORGES, V. P. Anos trinta e política: história e historiografia. In: FREITAS, M. C. (org.) "Historiografia brasileira em perspectiva". São Paulo: Contexto, 1998. p.159.)

Sobre os anos 30 e a figura de Getúlio Vargas, considere as seguintes afirmativas:

I - A década de 1930 iniciou-se com uma ruptura jurídico-política, consagrada como "Revolução de 30", que remete ao importante tema dos dilemas da democracia no Brasil.
II - A partir dos acontecimentos de 30, passou a vigorar um acordo entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram na presidência da República.
III - Por muito tempo, memorialistas e historiadores conceberam Getúlio Vargas como o responsável pela concessão dos direitos trabalhistas no Brasil.
IV - Como alternativa à tradicional conciliação dos detentores do poder, surgiu a Liga de Ação Revolucionária, que teve seu projeto nacionalista e democrático derrotado pelos eventos de outubro de 1930.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

137. (Uel 2001) No Brasil, o Golpe de Estado de 1937 revelou um importante e poderoso componente no jogo político: o aperfeiçoamento da propaganda como instrumento de dominação. Sobre a máquina de propaganda no Estado Novo, assinale a alternativa correta.
a) Atuava na perseguição e punição dos adeptos da ideologia nacionalista, considerados inimigos da pátria.
b) Com a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), democratizou-se o acesso aos meios de comunicação, que passaram a atuar com maior liberdade de expressão.
c) A propaganda do Estado Novo procurou vincular a liderança de Getúlio à imagem do político generoso e conciliador.
d) O DIP teve como função disseminar a cultura independente e criativa dos músicos, artistas e literatos nacionais.
e) A ampliação da presença dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, cinema, imprensa) no cotidiano das pessoas impediu a censura e o ufanismo dos partidários do Golpe de Estado.

138. (Pucsp 2001) "O aspecto técnico-consumista do americanismo não era visto com bons olhos por uma significativa fração do oficialato das Forças Armadas brasileiras. Os militares identificavam a produção em massa das indústrias de bugigangas dos norte-americanos com os desvarios de uma sociedade excessivamente materializada e mercantilizada. Naquele momento, o modelo autárquico experimentado pela Alemanha nazista era um paradigma aparentemente mais adequado para muitos militares brasileiros."
            (Antonio Pedro Tota, "O Imperialismo Sedutor." São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p.23.)

O fragmento acima retrata divisões nos meios militares brasileiros dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial. Essa divisão
a) manifesta-se na primeira metade da década de 1930 e é provocada, sobretudo, pela presença, nas Forças Armadas brasileiras de grande quantidade de oficiais formados na Alemanha nazista.
b) ocorre nos últimos anos de guerra e é fruto das vitórias obtidas pela Alemanha nessa fase, associadas, principalmente, ao medo de que a vitória aliada significasse o início do expansionismo militar dos Estados Unidos sobre a América Latina.
c) inicia-se com o final da guerra e dá ao Brasil uma posição neutra no cenário da Guerra Fria que se instalou após os acordos de paz assinados pelos países participantes no conflito armado.
d) ilustra a posição ambígua que o Brasil teve nos primeiros anos da guerra, oscilando entre o apoio às forças aliadas e a simpatia, inclusive de setores governamentais, pelos países do Eixo.
e) representa a capacidade democrática do Exército brasileiro e a disposição de acomodar posturas políticas divergentes em suas fileiras, desde que todos atuem unidos na defesa da segurança nacional.

139. (Puc-rio 2001) São exemplos de práticas centralizadoras e intervencionistas do Estado brasileiro ao longo do século XX:

I - A criação de associações e sindicatos de trabalhadores urbanos, no início do século.
II - A atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda na regulamentação dos meios de comunicação, durante o Estado Novo.
III - O crescimento da indústria do entretenimento, nos anos cinqüenta, através da expansão do rádio, da criação da televisão e da popularização do cinema.
IV - A política econômica de concessão de subsídios às exportações agrícolas como estratégia de sustentação do "Milagre Brasileiro", no início dos anos 70.

Está(ão) correta(s)
a) apenas a afirmativa I.
b) as afirmativas I e III.
c) as afirmativas II e IV.
d) as afirmativas II, III e IV.
e) todas as afirmativas.

140. (Pucpr 2001) Os votos feminino e secreto e direitos trabalhistas foram consagrados, no Brasil, pela Constituição de:
a) 1824
b) 1891
c) 1934
d) 1937
e) 1946

141. (Pucpr 2001) O Estado Novo no Brasil (1937-1945) marcou um período de progresso econômico e repressão política.
Assinale a alternativa correta relativamente a este período:
a) Adquiriu, na Inglaterra, numerosos navios de guerra, incluindo encouraçados, cruzadores e porta-aviões, marcando o reaparelhamento da marinha.
b) Implantou obras de infra-estrutura, sendo destaques a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce.
c) Realizou uma reforma agrária, maneira encontrada para fazer cessar a agitação no campo.
d) Prestigiou partidos políticos liberais, como a UDN (União Democrática Nacional) e PSD (Partido Social Democrático).
e) Concedeu grande liberdade sindical, podendo esses órgãos de classe reivindicar melhores salários, deflagrando greves, se necessário.

142. (Puccamp 2001) O programa de rádio "A voz do Brasil", retransmitido diariamente pelas emissoras de rádio às dezenove horas, exceto fins de semana, e que tem, hoje em dia, sua constitucionalidade questionada,
a) teve origem à época do chamado Estado Novo, e fazia parte das estratégias do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, em busca da legitimação do Estado.
b) foi uma iniciativa da ABN, Agência Brasileira de Notícias, durante o governo de Collor de Melo, com a intenção de promover as imagens do Brasil como um país moderno e do presidente como líder popular.
c) começou em 1921, na RDF, Rádio Difusora Fluminense, como programa musical de grande audiência popular, iniciativa pessoal de Mário de Andrade; somente no governo de Eurico Dutra foi transformado em porta-voz oficial do governo.
d) provocou reações de músicos como Villa-Lobos, Carmem Miranda e Francisco Alves, na década de 60, quando foi criado por Jânio Quadros, pois apenas veiculava noticiário político e músicas estrangeiras.
e) é uma herança do regime militar no Brasil e sua criação foi decretada pelo AI-5, em 1968, como tática de conscientização das camadas populares da ameaça representada pela ação subversiva da esquerda política.

143. (Fgv 2000) "Em plena Avenida Rio Branco, nas tardes de Sábado, pegávamos à força alguns atrevidos integralistas que se apresentavam fantasiados de camisa verde e os despojávamos das calças, largando-os depois, em plena via pública, apenas em fraldas de camisas. Não queriam eles andar de camisas verdes? Nós lhe fazíamos a vontade..."
                                                           (Agildo Barata)

A cena anterior descrita refere-se aos:
a) enfrentamentos durante os comícios entre os integrantes da frente tenentista com a militância da Aliança Nacional Libertadora (ANL);
b) confrontos de rua entre os integralistas e os tenentistas;
c) enfrentamentos públicos entre os integrantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e os integralistas;
d) enfrentamos entre os militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN), dirigida por Agildo Barata, e os integralistas de Plínio Salgado;
e) confrontos públicos entre militares tenentistas e os comunistas da Aliança Libertadora Nacional (ALN).

144. (Ufrn 2000) O Estado Novo (1937-1945) apresentava as seguintes características:
a) centralização política - coronelismo - anarco-sindicalismo
b) saneamento da economia - comunismo - constitucionalismo
c) crescimento industrial - nacionalismo - autoritarismo
d) estímulo às privatizações - liberalismo - trabalhismo


145. (Mackenzie 2001) Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos:
a) reorganizar a estrutura econômica do país, violentamente atingida pela crise de 1929, e pôr fim à hegemonia política da burguesia cafeeira.
b) combater os movimentos tenentistas que, ao longo da década de vinte, desestabilizaram politicamente a nação.
c) não fazer nenhuma composição política com grupos oligárquicos, mantidos isolados do poder durante a Era Vargas.
d) atender exclusivamente às reivindicações da burguesia industrial, base política do movimento.
e) restabelecer a monocultura cafeeira, através do financiamento externo dos estoques, em virtude da facilidade de obtenção de créditos.

146. (Mackenzie 2001) No dia 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o Congresso e impediram a entrada dos congressistas. À noite, Getúlio anunciou nova fase política e a entrada em vigor de uma Carta Constitucional.
            Boris Fausto

O texto refere-se a um período da História Republicana cujas características foram:
a) República das Oligarquias, baseada no clientelismo político e hegemonia cafeeira.
b) Período Populista, marcado pela manipulação do Estado das massas urbanas e suas reivindicações.
c) Estado Novo, fase autoritária sustentada pela aliança entre burocracia civil e militar, burguesia industrial, interessadas na industrialização do país sem abalos sociais.
d) Nova República, orientada pela Constituição Cidadã, porém abalada pela dívida externa e inflação.
e) Período da ditadura militar, caracterizado pela abertura ao capital estrangeiro e endividamento externo.

147. (Ufpi 2000) Leia com atenção as estrofes 1 e 2 abaixo, da composição de Ataufo Alves e Wilson Batista, de 1941.

1. "O bonde de São Januário
Leva mais um otário
Sou eu que vou trabalhar."

2. "O bonde de São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar."

Considerando a política do Estado Novo frente à criação artística e literária, podemos afirmar, corretamente, que:
a) a estrofe 1 expressa o engajamento dos autores à política do Estado Novo.
b) ambas estrofes mostram o declínio do controle dos meios de comunicação durante o Estado Novo.
c) as duas estrofes refletem a identidade que o Estado Novo estabelece entre o operário e o malandro.
d) na estrofe 1, verifica-se a impossibilidade de o Estado utilizar-se da mídia para promover políticas sociais.
e) a estrofe 2 expressa a necessidade de a produção cultural do Estado Novo refletir o ideário varguista de exaltação do trabalho.

148. (Umc 99) "Naqueles anos, a orientação autoritária do governo pretendeu compor doses complementares de repressão e doutrinação, a fim de construir sua base social de sustentação política. Haurindo ensinamentos dos regimes opressivos - o nazismo e o fascismo -, que se multiplicavam na Europa nesse período, as autoridades federais procurariam tirar o máximo proveito das técnicas de propaganda e dos meios de comunicação social, muito especialmente do rádio. Os dois rituais básicos da nova ordem eram o discurso presidencial de 1Ž de maio no Estádio de São Januário e o noticiário diário da voz do Brasil".

O texto refere-se a que período da História do Brasil?
a) Estado Novo
b) República Velha
c) Período autoritário pós 1964
d) Período Jânio-Jango
e) Revolução de 1930

149. (Cesgranrio 2000)

Durante o Estado Novo, no campo da política salarial, foi introduzida, via decreto-lei, importante inovação, que já constava da Constituição de 1934 - o salário mínimo - que representou um(a):

a) ingresso salarial capaz de satisfazer as necessidades mínimas do trabalhador, mas acabou convertendo-se em importância irrisória e muito distante de suas finalidades expressas.
b) significativo ganho para o trabalhador nacional, acompanhando sistematicamente as freqüentes medidas inflacionárias decorrentes do processo industrial brasileiro.
c) tentativa de eliminar os altos salários de operários industriais que aderiram aos sindicatos pelegos, vigentes desde início da República, e que priorizavam os interesses da agricultura.
d) medida de cooptação política, uma vez que o padrão de vida do operário e do camponês que apoiava o regime ditatorial teve uma extraordinária elevação e a maioria foi excluída.
e) grande perda salarial para o operário, uma vez que seus patamares eram baixíssimos e só regulavam os ingressos do trabalhador vinculado à indústria pesada.

150. (Fatec 2000) Considere as asserções seguintes sobre o governo de Getúlio Vargas e a industrialização nacional.

I. Ocorreram incentivos ao processo de industrialização, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.
II. Foi adotada uma política de incentivos no sistema de crédito, uma política cambial protecionista, controle de preços, incentivos fiscais e tributários e contenção salarial.
III. A Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) assegurou as condições externas para a continuidade do processo de industrialização brasileiro, pois os países em guerra investiram praticamente toda sua produção no setor militar.
IV. O desenvolvimento do processo de industrialização, no período Vargas, trouxe para o trabalhador melhores condições de vida, principalmente pela política de aumentos salariais constantes, adotada pelo Estado, sempre que o setor industrial conseguisse alcançar bons lucros.

Das asserções anteriores estão corretas apenas
a) I, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) II e III.

151. (Ufal 2000) No que se refere ao plano político nacional pode-se afirmar que, no Estado Novo,

a) o controle político das elites rurais aumentou, mas enfraqueceu-se nos estados e municípios que reivindicavam do governo o estabelecimento de medidas protecionistas à exportação agrícola.
b) a reforma na estrutura fundiária reduziu a pobreza da população rural. Ela possibilitou aos trabalhadores do campo tornarem-se pequenos proprietários, melhorando as condições de vida com o desenvolvimento da agricultura de subsistência.
c) as condições salariais do operariado pioraram, mas o controle da inflação pelo Estado favoreceu uma melhor distribuição de renda, aumentando a capacidade de consumo de produtos essenciais pela população urbana.
d) o domínio político da classe média fortaleceu-se com o incentivo às pequenas e médias empresas que favoreceu a diversificação e a modernização da  produção de matérias-primas para atender às necessidades internas.
e) o poder das oligarquias diminuiu, mas manteve-se firme nos estados e municípios. Elas aproximaram-se dos interventores, procurando conquistar favores governamentais e tornando-se clientes do Estado.

152. (Ufpel 2000) O documento policial pertence ao período do Estado Novo, governado por Getúlio Vargas.

            Repartição Central de Polícia

            Em Porto Alegre, 7 de janeiro de 1941.

            INSTRUÇÕES QUE DEVERÃO SER OBSERVADAS NOS DIAS DE CARNAVAL DE 1941.

1 - Nenhum baile publico poderá realizar-se sem prévia licença da D.A.
2 - Nenhuma canção poderá ser cantada nas vias publicas, sociedades, clubes, e outras quaisquer casas de diversão, sem prévia censura da respectiva letra.

5 - Não é permitido o transito pelas ruas de grupos carnavalescos de que façam parte individuos maltrapilhos, empunhando latas, fragmentos de madeira e outros objetos. Tais grupos serão dissolvidos e seus componentes apresentados à Delegacia mais proxima.

8 - Durante os dias de carnaval fica proíbida a venda de bebidas alcoolicas em bares, hoteis, restaurantes, cafés, botequins e mercadinhos, excetuando-se o vinho, chopp, cerveja, whisky e champanhe.
9 - O uso de mascaras, na via pública, será permitido somente nos dias próprios de carnaval; ficam, entretanto, os seus portadores sujeitos, a qualquer momento, à fiscalização policial.
10 - Será apresentado à Delegacia mais próxima todo aquele que fizer uso de lança-perfume como entorpecente, aspirando-o ou bebendo-o.
            Ao Snr. Delegado chamo a atenção, de ordem superior, para rigorosa observancia das instruções acima, baixadas pela Chefia de Polícia.

                                               Harvey Azambuja
                                               Diretor do Expediente.

Esse texto expressa
a) o respeito às liberdades individuais fundamentais, como o direito de ir e vir, de expressão do pensamento e de cuidados com a segurança pública.
b) a censura nas canções, a violência policial, por tolher a liberdade de ir e vir, a discriminação social, pela proibição do consumo da principal bebida alcoólica popular (a cachaça) e do desfile de maltrapilhos.
c) o Estado de direito, instituído com o Estado Novo, chefiado por Vargas, em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.
d) a instituição da "lei seca" no Brasil, nos mesmos moldes dos Estados Unidos da América, na década de 1920, e o respeito do Estado pela manifestação popular no Carnaval.
e) a livre realização do Carnaval no Estado Novo, apesar de suas características ditatoriais.

153. (Ufrrj 2000)           "(...) Todos ainda se lembram dos discursos megalomaníacos de Carlos Prestes (...) nos quais (...) previa que as hostes da U.D.N. se desagregariam, (...). Quanto ao P.S.D. era uma colcha de retalhos costurados uns aos outros pelo fio precário da ditadura, e se dissolveria a uma simples ordem do "Chefe" nacional.
            Vê agora, o pobre ex-cavaleiro, (...) que nada saiu como previra, (...)
            Em lugar dos grupos burgueses se desintegrarem, foi Prestes quem se isolou, quem ficou sozinho com Getúlio, e agora é obrigado a seguir, direitinho, a reboque, seja de Eduardo Gomes, seja de Dutra; ou levantar um dr. Jacarandá qualquer para "seu" candidato.
            A saída forçada de Getúlio obriga os grupos a se consolidarem definindo-se melhor e, finalmente, a disputarem as eleições como adversários. (...) Pode-se dizer que a verdadeira campanha de "sucessão presidencial" só iniciou-se a partir de 30 de outubro."
            (Jornal Vanguarda Socialista (16/11/1945) citado de CARONE, Edgard. "Movimento Operário no Brasil" (1945/1964). São Paulo, Difel, 1998. p.258-9. v.2.)

A conjuntura política brasileira do segundo semestre de 1945 é analisada neste artigo a partir de uma ótica crítica à ação desenvolvida pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e seu líder Luís Carlos Prestes. Abriam-se, na época, novos horizontes para o país com a derrubada da ditadura getulista e de eleições constituintes e presidenciais. Nestas, saiu vitorioso
a) o grupo de oposição à ditadura getulista representado pela UDN, que apresentou como candidato o antigo "tenente" Eduardo Gomes, à frente de um projeto liberal-conservador.
b) o candidato do PCB, Eurico Gaspar Dutra, apoiado por setores do getulismo voltados a levar adiante as conquistas da legislação trabalhista.
c) o PSD, que acabou por apresentar a candidatura de Getúlio Vargas, seu fundador, o qual derrubado pouco antes do poder, acabou a ele voltando pelo voto popular.
d) o ex-ministro da Guerra do governo Vargas, Eurico Dutra, com uma política conservadora que incluiu a perseguição aos comunistas e a movimentos populares.
e) o projeto, articulado por Vargas, de manter o controle do poder a partir do presidente eleito, Eurico Dutra, apoiado pelos getulistas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

154. (Ufv 2000) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização ideológica entre a direita fascista, nucleada em torno do Movimento Integralista de Plínio Salgado, e a esquerda aliancista, tendo à frente o PCB de Luís Carlos Prestes. A respeito do Integralismo, qual das características abaixo NÃO fazia parte de seu ideário?
a) Nacionalismo.
b) Militarismo.
c) Monopartidarismo.
d) Liberalismo.
e) Anticomunismo.

155. (Mackenzie 2000) Em maio de 1938, os Integralistas, prejudicados com a extinção dos partidos, desfecharam um ataque ao Palácio Guanabara que resultou em inúmeros mortos e no exílio de seus líderes. Para o governo Vargas, a principal conseqüência foi:
a) inclinação do governo para o fascismo, dividindo com este grupo o poder.
b) o fortalecimento do poder pessoal de Vargas, reprimindo dissidentes.
c) a entrada do Brasil na Guerra ao lado dos países totalitários.
d) a composição de um novo governo, tendo como base de sustentação integralistas e comunistas.
e) a definição de uma política externa favorável aos aliados e a democratização interna do regime.

156. (Mackenzie 2000) A Revolução de 1930 apoiada por grupos heterogêneos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado brasileiro. Identifique estes traços nas alternativas a seguir.
a) O Estado getulista incentivou o capitalismo nacional, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora urbana e a burguesia nacional.
b) Para Vargas, a questão social permanecia um caso da polícia e o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.
c) As decisões econômico-financeiras foram descentralizadas, tendo o presidente reduzidos poderes.
d) O poder dos estados foi fortalecido em relação à união.
e) Preservaram-se as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.

157. (Ufc 2002) O período do governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945 é conhecido na história do Brasil como "Estado Novo", em que:
a) os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo.
b) os comunistas ocuparam vários cargos burocráticos e assumiram órgãos de propaganda política.
c) os partidos políticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como símbolo do centralismo do poder.
d) o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela intervenção nos Estados.
e) a elite industrial brasileira tornou-se hegemônica, pondo fim, dessa forma, à política do "café com leite" da aristocracia rural.

158. (Ufrs 2001) Analise as seguintes afirmativas referentes à atuação política de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul.

I - Governou o Rio Grande do Sul durante cerca de um quarto de século, não ocorrendo neste período no Estado nenhuma revolta que ameaçasse a dominação do Partido Republicano Rio-grandense.
II - Ao longo do seu governo houve somente repressão aos movimentos grevistas do operariado gaúcho, apesar das propostas de enquadrar os trabalhadores nos preceitos positivistas.
III - Em 1932, liderou, junto com Assis Brasil, a parte da oligarquia gaúcha que apoiou os paulistas durante a Revolução Constitucionalista.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

159. (Ufrs 2001) No ano passado, completaram-se setenta anos da ocorrência da Revolução de 1930, um momento de séria crise para o Estado oligárquico brasileiro. Neste sentido, analise as afirmações abaixo, relativas às repercussões políticas deste golpe de Estado.

I - O novo governo não teve nenhum grupo social hegemônico, o que abriu caminho para o fortalecimento do poder pessoal de Getúlio Vargas.
II - A ascensão de Vargas ao poder colocou o Rio Grande do Sul em posição hegemônica nacional, alterando o jogo de forças anterior, que beneficiava a oligarquia paulista e fluminense.
III - A parcela derrotada da oligarquia paulista inconformou-se com a dominação varguista na Revolução Constitucionalista de 1932, mas acabou reatando politicamente com o governo provisório.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

160. (Fgv 2002) O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: "O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade".
No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre elas:
a) organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.
b) estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.
c) organização de milícias estaduais, centralização política e educação.
d) centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.
e) estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

161. (Puccamp 2002) Observe a caricatura.


(Joel Rufino dos Santos. "História do Brasil". São Paulo: Marco Editorial, 1979. p. 196.)

A caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para
a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembléia Constituinte.
b) liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.
c) disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.
d) executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder.
e) comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor agroexportador.

162. (Puccamp 2002)

Fonte: 1 (Emília Viotti da Costa. "Da Senzala à Colônia". São Paulo: Ciências Humanas, 1982. p.203)
Fonte: 2 (Nelson Piletti. "História do Brasil". São Paulo: Ática, 1996. p. 168)

O Brasil passou por grandes transformações socioeconômicas no século XIX. Tendo como referenciais os dados do gráfico da população escrava e o mapa do avanço do café, pode-se afirmar que
a) os dados do gráfico não podem ser considerados elementos importantes para o avanço da produção cafeeira, uma vez que as fazendas de café do Estado de São Paulo tiveram exclusivamente trabalho assalariado.
b) os produtores de café da região de Pindamonhangaba e de Campinas enfrentaram poucas dificuldades em relação à escassez de mão-de-obra, haja vista o grande afluxo de imigrantes para essas regiões entre 1836 e 1854.
c) a produção de café nas regiões de Ribeirão Preto, Bauru e Botucatu foi realizada fundamentalmente pelo trabalho dos imigrantes.
d) as regiões de Lorena, Campinas e Bauru foram beneficiadas com o tráfico interprovincial de escravos, já que houve uma elevação do número de escravos em São Paulo.
e) os fazendeiros das regiões de Presidente Prudente e Ribeirão Preto utilizaram preferencialmente o trabalho dos ex-escravos na produção cafeeira, pois os imigrantes preferiram trabalhar nas indústrias da cidade de São Paulo.

163. (Fgv 2003) Sobre a política externa desenvolvida pelo governo brasileiro durante o Estado Novo (1937-1945), é CORRETO afirmar:

a) Um dos objetivos centrais da política externa do período foi a procura de recursos, em forma de capital e tecnologia, para promover a industrialização do país. A estratégia adotada foi a da barganha com Estados Unidos e Alemanha.
b) A prioridade da política externa do período foi a de encontrar mercados para os produtos brasileiros de exportação, especialmente o café, de forma a contornar os efeitos da crise econômica deflagrada em 1929. A estratégia adotada foi a do alinhamento incondicional com a Alemanha.
c) Para atender ao seu principal objetivo - a obtenção de recursos externos para promover a industrialização do país - Vargas optou desde 1939 pelo alinhamento incondicional aos Estados Unidos, então maior potência ocidental.
d) O alinhamento incondicional aos Estados Unidos foi a estratégia adotada para garantir um novo mercado consumidor para o café brasileiro. Em troca do apoio às proposições norte-americanas nos organismos internacionais, o Brasil obteve isenção de taxas alfandegárias para o café exportado para os Estados Unidos.
e) As relações diplomáticas nesse período caracterizaram-se pelo alinhamento incondicional à Alemanha, em função da convergência ideológica que aproximava a ditadura varguista do nazismo alemão.

164. (Uerj 2003)

(Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.)
Os desenhos que retratam Getúlio Vargas sugerem mudanças nas suas opções políticas ou ideológicas, ao longo das décadas de 1930 e 1940.
Pode-se dizer que, na seqüência de 37 a 45, eles caracterizam, respectivamente:
a) simpatia pelo fascismo e aproximação com a Alemanha - aliança com os EUA e afastamento do Eixo - guinada à esquerda e fundação do PTB
b) nacionalismo e intervencionismo estatal - apoio ao imperialismo norte-americano e fundação de novos partidos - internacionalismo e criação da CLT
c) influência do peronismo e aproximação com a Argentina - militarismo e disputa por hegemonia na América Latina - aliança com Prestes e apoio dos comunistas
d) ditadura estadonovista e aproximação com o fascismo italiano - populismo e estatização de empresas - apoio à política stalinista para a América Latina e legalização do PCB


165. (Pucpr 2003) O fato é que de obra de ficção o documento foi transformado em realidade, passando das mãos dos integralistas à cúpula do Exército. A 30 de setembro, era transmitido pela "Hora do Brasil" e publicado em parte nos jornais.
            (Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo. Edusp, 1996).

O documento a que o texto se refere ajudou Getúlio Vargas a dar o golpe que criou o Estado Novo.
Trata-se do:
a) Plano Bresser
b) Plano Qüinqüenal
c) Plano de Metas
d) Plano Nacional de Desenvolvimento
e) Plano Cohen

166. (Pucsp 2003) 1930: Vamos deixar como está para ver como fica.
1945: Vamos deixar como está para ver como eu fico.
            ("Máximas e mínimas do Barão de Itararé". Rio de Janeiro: Record, 1987. p.67).

As frases, atribuídas pelo humorista Barão de Itararé a G. Túlio Vargas, são evidentemente uma brincadeira com o nome do Presidente da República e com as diferenças políticas entre 1930 e 1945. As alusões à posição de Vargas em 1930 e em 1945 referem-se, respectivamente, à
a) ausência de uma proposta de reformulação constitucional e à tentativa de manter-se na Presidência num contexto de redemocratizações.
b) aliança com a política café-com-leite e à candidatura presidencial, por via direta, de Vargas.
c) manutenção do modelo econômico de base agro-exportadora e à política industrialista voltada à busca da auto-suficiência nacional.
d) reiteração da proposta federalista da Primeira República e à defesa de um Estado em que o poder estivesse centralizado nas mãos do Presidente.
e) dependência econômica em relação à Inglaterra e aos Estados Unidos e à tentativa de consolidar um Estado Nacional autônomo.

167. (Ufv 2003) Vejam só!
A minha vida como está mudada
Não sou mais aquele
Que entrava em casa alta madrugada
Faça o que eu fiz
Porque a vida é do trabalhador
Tenho um doce lar
E sou feliz com meu amor       
O Estado Novo
Veio para nos orientar
No Brasil não falta nada
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar!

(Citado por SALIBA, Elias Thomé. A dimensão cômica da vida privada na República. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). "História da Vida Privada no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3. p. 355.)

Os versos acima são de um samba composto por Ataulfo Alves e Felisberto Martins, em 1941. Nele se encontra expressa, de forma irreverente, a ideologia do Estado Novo, conhecida como:
a) Trabalhismo.
b) Tenentismo.
c) Queremismo.
d) Paternalismo.
e) Totalitarismo.

168. (Pucrs 2003) Em março de 1931, o decreto número 19.770 criava, no Brasil, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Considerando-se o contexto histórico, pode-se afirmar que esse ato do Poder Executivo tinha como um de seus objetivos
a) promover a expansão do setor primário.
b) desregulamentar o sistema de contratação e de impostos.
c) concentrar a renda nacional nas camadas médias urbanas.
d) acabar com a organização autônoma do movimento operário.
e) intervir nas relações de trabalho no campo.

169. (Ufmg 2003) Leia atentamente este trecho de poema:

               Carta a Stalingrado

Stalingrado ...
Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades!
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora,
e o hálito selvagem da liberdade
dilata os seus peitos, Stalingrado,
seus peitos que estalam e caem
enquanto outros, vingadores, se elevam.

A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais.
Os telegramas de Moscou repetem Homero.
Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo
que nós, na escuridão, ignorávamos.
Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,
na paz de tuas ruas mortas mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,
na tua fria vontade de resistir.
.........................................................................................
As cidades podem vencer, Stalingrado!
.........................................................................................
Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres,
a grande Cidade de amanhã erguerá a sua Ordem.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. "A rosa do povo". 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.158-160.)

A partir dessa leitura, é CORRETO afirmar que, nesse trecho de poema, se expressa, mais do que as idéias do autor, o pensamento de um grupo de intelectuais brasileiros que
a) se entusiasmavam pelo heroísmo dos cidadãos de Londres e Madri, que souberam resistir bravamente à agressão fascista.
b) começavam a ser seduzidos pelo Comunismo, ao final da Guerra, por estarem descontentes em relação ao quadro político em vigor no País.
c) desenvolviam uma consciência pacifista ante o risco de uma guerra nuclear que poderia decorrer da polarização EUA/URSS.
d) torciam, em meio à guerra civil russa, pela vitória dos democratas, que lutavam pelo restabelecimento da liberdade.


170. (Ufpe 2003) A frase de Antônio Carlos, um dos líderes da Revolução de 1930: "Façamos a revolução antes que o povo a faça." diz respeito a que momento da história brasileira?

(     ) Àquele momento em que os tenentes e as classes médias urbanas, cansados da velha e corrupta república, resolveram destituir do poder o presidente João Goulart.
(     ) Ao tempo em que as novas oligarquias resolveram alijar do poder as oligarquias tradicionais, organizando uma revolta que depôs o governo de Júlio Prestes, em 1930.
(     ) Ao período imediatamente anterior ao levante militar de 1930, quando uma parcela das oligarquias se uniu aos tenentes e formou a Aliança Liberal, que, apesar de disputar as eleições presidenciais, foi derrotada.
(     ) Ao levante comunista de 1935. Unidos em torno da Aliança Nacional Libertadora, os líderes tentaram depor Getúlio Vargas; mas sem o apoio da população.
(     ) Ao momento, em 1937, quando Getúlio Vargas realiza o golpe do Estado Novo e dessa forma evita que as oligarquias tradicionais retornem ao poder através das eleições.

171. (Ufpe 2003) Getúlio Vargas foi um político que teve uma atuação intensa na história do Brasil, principalmente no período de 1930 a 1954. Analise atentamente as proposições abaixo.

(     ) Eleito em 1950, para o quatriênio 1951-54, Vargas deu continuidade ao seu programa de governo anterior, realizando uma política trabalhista-populista, apoiada no Integralismo.
(     ) Nas eleições que se realizaram logo após a redemocratização (1946), Getúlio candidatou-se, mas não conseguiu se eleger presidente, perdendo para o seu maior opositor, o general Eurico Gaspar Dutra.
(     ) O segundo governo Vargas - 1951-54 - foi marcado pela criação do monopólio estatal da Petrobrás e pela expansão da siderurgia de Volta Redonda.
(     ) A oposição ao segundo governo Vargas (1951-54), desencadeada pelo congresso e pela imprensa, principalmente pelo jornalista Carlos Lacerda, na Tribuna da Imprensa, foi alimentada por boatos sobre um golpe de estado que os getulistas preparavam e a possível implantação de uma República Sindicalista.
(     ) Vargas, no seu governo, a partir de 1951, manteve uma política conservadora; rompeu relações com a União Soviética, colocou na ilegalidade o Partido Comunista do Brasil e cassou os mandatos dos parlamentares comunistas.

172. (Fgv 2003) Foram características do populismo no Brasil:
a) hegemonia das massas populares, no governo federal, em associação aos industriais, promovendo o aparecimento de lideranças populistas.
b) soberania plena e completa autonomia do Estado brasileiro frente todos os setores sociais.
c) inclusão de setores populares no processo político e a aparente identificação entre Estado e presidente da República.
d) atuação do Estado nacional brasileiro como árbitro dos conflitos internacionais.
e) ausência de laços entre o chefe do Estado e os interesses particulares dos diversos setores sociais.

173. (Mackenzie 2003) A política industrial da Era Vargas caracterizou-se por promover:
a) a internacionalização da economia, com ênfase na produção de bens de consumo.
b) as bases para a expansão industrial, por meio de uma política econômica intervencionista, pragmática e nacionalista.
c) a introdução de capitais estrangeiros e a prática econômica liberal.
d) a redução do papel do Estado no desenvolvimento econômico.
e) a reintegração do país no sistema econômico mundial, por meio da monocultura cafeeira.

174. (Mackenzie 2003) Sobre o Estado Novo, implantado por Vargas em 1937, é INCORRETO afirmar que:
a) o nacionalismo econômico e o intervencionismo estatal foram traços marcantes desse período da Era Vargas.
b) a forte centralização política mantinha, por meio do DIP e do DOPS, o controle da opinião pública e a repressão aos inimigos do regime.
c) a CLT representou uma conquista nas relações entre o capital e o trabalho, embora a manipulação e o paternalismo do governo impedissem um sindicalismo livre.
d) o regime tinha, dentre suas bases de sustentação, as forças armadas e a burocracia estatal.
e) o liberalismo econômico e a neutralidade brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, consolidaram o governo Vargas após o conflito.

175. (Pucmg 2003) O Populismo no Brasil, iniciado após a Revolução de 1930, termina com:
a) a promulgação da Constituição Federal em 1946.
b) o suicídio de Getúlio Vargas em 1954.
c) a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
d) o movimento civil-militar em 1964.


176. (Pucrs 2003) Para responder à questão, assinalar com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações sobre a política econômica do Governo Vargas nos anos 1930.

(     ) O Governo Vargas continuou a defender o café, por meio de medidas que garantissem as exportações do produto.
(     ) O Governo Federal sustentou uma política de diversificação e expansão da produção nacional, tanto agrícola quanto industrial.
(     ) A crise econômica mundial foi favorável ao crescimento das atividades industriais brasileiras, no quadro de um processo de substituição de importações.
(     ) A economia brasileira passou a ter um setor de base voltado para a siderurgia e a exploração do petróleo.
(     ) O Governo Federal privilegiou a livre iniciativa por meio da formação de cooperativas, em detrimento de uma intervenção mais direta do Estado na Economia.

A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - F - V - F
b) F - V - F - V - F
c) V - V - V - F - F
d) F - F - V - V - V
e) V - V - F - F - V

177. (Ufsm 2003) "No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista (...) o conceito de povo não é racionalizado, predominando sempre a emotividade. Isso possibilita, muitas vezes, a associação do populismo ao nacionalismo, bem como a existência de líderes carismáticos."
AZEVEDO, A. "Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos". 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 331.

A partir desse conceito, pode-se dizer que Getúlio Vargas, em sua atuação de 1930-45,
a) inaugurou o populismo no Brasil como prática que desmobilizou politicamente a população apesar de buscar atender às suas necessidades mais imediatas.
b) contradiz o conceito, porque valorizou a organização popular e incentivou as manifestações dos diversos grupos da sociedade brasileira.
c) organizou o populismo através das atividades de diversos grupos, estimulando a unidade nacional a favor das nações européias.
d) atendeu ao populismo porque priorizou os interesses dos cafeicultores como grupo que assumiria o poder pós-1930, aproveitando a proximidade que esse grupo tinha com a população.
e) não foi um populista porque concedeu favores a determinadas classes, em detrimento de outras.

178. (Unesp 2003) Em 1939, o Estado Novo constitui um verdadeiro ministério, diretamente subordinado ao presidente da República (...). [Tal órgão] (...) exerceu funções bastante extensas, incluindo cinema, rádio, teatro, imprensa, literatura e política, além de proibir a entrada no país de 'publicações nocivas aos interesses brasileiros'; agiu junto à imprensa estrangeira no sentido de se evitar que fossem divulgadas 'informações nocivas ao crédito e à cultura do país'; dirigiu a transmissão diária do programa radiofônico 'Hora do Brasil' (...).
(B. Fausto, "História do Brasil".)

Trata-se do
a) Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
b) Instituto Nacional de Comunicação Social (INCS).
c) Conselho Nacional de Educação e Cultura (CNEC).
d) Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
e) Conselho Federal de Administração e Cultura (CFAC).

179. (Fgv 2004) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente:
"À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas."
VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.

A respeito desse período, podemos afirmar:
a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazi-fascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazi-fascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Outra, admirador dos regimes nazi-fascistas.

180. (Ufpe 2004) A proclamação da República e suas primeiras décadas de governo foram acompanhadas de frustrações, pois houve a continuidade de muitas contradições sociais e econômicas que vinham da época do império. O movimento político de 1930 foi uma tentativa, em alguns pontos, de renovação política, embora sem uma perspectiva revolucionária. Com relação ao movimento de 1930 e seus desdobramentos políticos, analise os enunciados adiante.
(     ) Esse movimento trouxe o fim do domínio das oligarquias do sudeste do país e uma renovação expressiva na composição do núcleo de poder que dirigia o Brasil.
(     ) Houve uma política de modernização da sociedade brasileira, com a instalação imediata de indústrias de base e a formação de uma classe operária no Sudeste.
(     ) Houve renovação política com a fundação de partidos e o crescimento de organizações sindicais anarquistas.
(     ) Os militares tiveram seus espaços políticos diminuídos, com a centralização do poder nas mãos de Getúlio Vargas e das oligarquias gaúcha e mineira.
(     ) A realização imediata de eleições para presidente da república reorganizou as forças políticas para instalação de uma sociedade democrática.

181. (Fuvest 2004) Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que
a) foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.
b) foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.
c) tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.
d) elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.
e) foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.

182. (Pucmg 2004) São características do Modelo Autoritário do Estado Novo (1937-1945), implantado por Getúlio Vargas, EXCETO:
a) ampliação dos poderes do Chefe do Executivo Federal.
b) estabelecimento de formas de controle da vida política.
c) estrutura corporativa dos mecanismos de inserção no sistema político.
d) sistema de cooptação dos estados através da adoção do federalismo.


183. (Pucpr 2004) Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, o Brasil progrediu consideravelmente.
Sobre o modelo político desses anos e fatos destacados, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Para divulgar as realizações governamentais foi criado o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda.
b) Visando dar a seu modelo político uma fachada democrática, Vargas permitiu o funcionamento do Poder Legislativo, desde que este fosse submisso à sua vontade.
c) O Estado Novo era corporativista e assim não permitia greves, não deveria existir a luta de classes.
d) Enquanto ocorriam as vitórias nazi-fascistas na Segunda Guerra Mundial Vargas obteve tecnologia e empréstimos dos Estados Unidos e construiu a Companhia Siderúrgica Nacional, alegando que os alemães tinham também interesse em construí-la.
e) Extinguindo as milícias cívicas, Vargas golpeava a estrutura e prestígio do Integralismo, provocando o ataque de seus partidários ao Palácio da Guanabara (1938).

184. (Pucrs 2004) Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava
a) a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
b) a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.
c) a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
d) a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
e) a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.

185. (Ufc 2004) Os versos apresentados a seguir, escritos por Cassiano Ricardo durante os anos 1930, são exemplo de uma mudança do olhar da sociedade e dos artistas sobre o campo, o trabalho e o trabalhador.

"Se Cristo regressar, ó lavrador, não é preciso que lhe mostres/ como eu, as feridas do corpo e do pensamento./ Nem as condecorações faiscantes que os outros ostentam no peito./ Mostra-lhe a mão calejada."
            Fragmento da poesia O Lavrador, Apud. LINHARES, Maria Yedda & SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A terra Prometida: uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus, p. 120

Considerando os versos acima e os seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os artistas da década de 1930 deixaram de ver o campo como o lugar do atraso e do embrutecimento físico e mental.
II. As obras de arte do período 1920-1940 denunciavam as deformidades acarretadas por anos de má alimentação e exploração.
III. Durante o Estado Novo, há uma valorização do trabalho, do trabalhador e do caráter mestiço do homem brasileiro, e a arte no período expressa essa tendência.

a) Apenas a afirmação I é correta.
b) Apenas a afirmação II é correta.
c) Apenas a afirmação III é correta.
d) Apenas as afirmações I e II são corretas.
e) Apenas as afirmações I e III são corretas.

186. (Puccamp 2004) O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam...
            (Eric Hobsbawn. As artes (1914-1945), in "Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)")

A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principal
a) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.
b) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.
c) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres.
d) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.
e) veicular campanhas sociais contra o analfabetismo, a fome e as mazelas que atingiam a população humilde.

187. (Uerj 2004)

(Jornal do Século, 26/11/2000)

Na década de 30, para combater o governo estabelecido por Getúlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Os cartazes acima fazem parte da sua propaganda, pedindo a colaboração da população no esforço de guerra.
A Revolução de 1932 ocorre na seguinte conjuntura política nacional:
a) aprovação do novo Código Eleitoral sem o voto secreto
b) perda da hegemonia política pela oligarquia paulista em nível federal
c) intervenção do poder federal no governo de São Paulo por meio da política dos governadores
d) aliança entre o Partido Popular Progressista e produtores rurais intermediada por militares tenentistas


188. (Ufg 2004) O bonde de São Januário leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar.
            BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.

O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao
a) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.
b) associar trabalho e música na constituição da identidade nacional.
c) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e trabalhadores.
d) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.
e) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.

189. (Ufu 2004) Leia os trechos de documentos a seguir:

            "Há doze anos que o Dr. Getúlio representa a ordem para o Brasil. Ser contra ele, se isso hoje ainda fosse possível, seria colocar-se contra si mesmo. (...) Somos das poucas terras deste planeta em que o homem tem pão, tem casa, tem assistência, tem trabalho, tem paz, tem justiça."
            Jornal "O Estado de São Paulo", 19 de abril de 1942.

"Meu pai trabalhou muito
que já nasci cansado.
Ai patrão,
Sou um homem liquidado.
No meu barraco chove
Meu terno está furado.
Ai patrão,
Trabalhar eu não quero mais (...)"
            Wilson Batista. "Nasci cansado", sucesso nos anos 30.

Os dois fragmentos acima expõem visões contraditórias a respeito do mundo do trabalho nas décadas de 1930/40 no Brasil. A esse respeito, podemos afirmar que

I - a política econômica intervencionista do governo Vargas desprezou o apoio norte-americano e aproximou-se aos países do eixo na 2 Guerra - Alemanha e Itália - o que permitiu investimentos em infra-estrutura e na indústria de base, contrariando os interesses da burguesia nacional, defensora da modernização nas relações trabalhistas.
II - o antagonismo expresso nos dois fragmentos evidencia as dificuldades do Estado getulista em promover sua política de controle da classe trabalhadora. Apesar de a legislação sindical e social garantir determinados direitos que protegiam os trabalhadores, como o salário mínimo, a CLT criou dificuldades para a organização de greves e a legalização de sindicatos.
III - o governo estimulava o peleguismo e o assistencialismo dos sindicatos. Por esta prática, os líderes trabalhistas aceitavam sua política, dobrando-se às vontades do governo, corroborados pela distribuição das contribuições sindicais pelo Ministério do Trabalho, no sentido de esvaziar o movimento operário.
IV - a aproximação do varguismo aos fascismos europeus pode ser identificada na visão de ordem social do primeiro fragmento do jornal, responsável pela "comunhão" dos trabalhadores ao governo e ao espírito de nação. Esta visão foi, porém combatida pelos intelectuais ligados ao movimento modernista, tais como Alberto Torres, Villa-Lobos e Mário de Andrade, os quais, juntamente com a Igreja Católica, defendiam a democratização do Estado e uma aproximação ao modo de vida americano.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas I e II são corretas.
c) Apenas II e III são corretas.
d) Apenas III e IV são corretas.


190. (Ufg 2005) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à

a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.
b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.
c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.
d) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país.
e) rivalidade entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o clima de confrontos.

191. (Ufrrj 2005) Getúlio Vargas até hoje é um nome conhecido por muitos brasileiros. A maneira de Getúlio Vargas governar, nas décadas de 30 a 50, modo esse típico da América Latina, denominou-se Populismo.
O Populismo varguista também é chamado de Trabalhismo, uma forma específica (própria dele) de Getúlio lidar com a questão dos trabalhadores.

Em relação ao Trabalhismo de Vargas é correto se afirmar que:

I - As leis trabalhistas de Getúlio só valiam para os trabalhadores urbanos. Porém sabe-se que, na época, 60% dos brasileiros viviam no campo.
II - O campesinato brasileiro foi amplamente beneficiado pelas leis trabalhistas, visto que Getúlio defendia a Reforma Agrária.
III - A concessão de direitos trabalhistas estava voltada a evitar greves, uma vez que o pacto populista, proposto por Getúlio aos trabalhadores, buscava inibir o avanço das forças trabalhistas com vistas a uma revolução socialista igual à da Rússia.
IV - Getúlio concedeu o direito de greve aos trabalhadores, subordinando os sindicatos ao Ministério das Relações Exteriores.
V - O Estado Novo se valia do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A propaganda política tentava convencer os brasileiros de que Getúlio era o "pai dos pobres".

Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.

192. (Ufsc 2005) "Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, pra que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."
            (Carta-Testamento de Getúlio Vargas)

Sobre o longo, conturbado e polêmico período de governo de Getúlio Vargas, é CORRETO afirmar que:

(01) a despeito dos seus críticos, é possível dizer que Getúlio Vargas sempre governou de forma democrática, defendendo os interesses do povo e se colocando contra os interesses dos grandes empresários e banqueiros, como se lê na sua carta-testamento.

(02) em 1934, Getúlio foi eleito presidente por sufrágio indireto. Seu mandato deveria durar até 1938, quando seriam realizadas eleições diretas para a presidência.

(04) em 1937, por meio de um golpe de estado, inaugurou-se o Estado Novo, pondo fim à campanha para presidente que estava em pleno curso. Terror policial, tortura e prisões ocorreram até 1945.

(08) em 1950, Vargas foi eleito presidente da república, pela primeira vez pelo voto direto. Esse período na presidência foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposição, como o próprio Vargas, nem sempre democrática.

(16) Getúlio Vargas, oriundo da oligarquia gaúcha, chegou ao poder com um discurso antioligárquico, através de um movimento armado, em 1930.

193. (Unifesp 2005) Sobre o processo de industrialização no Brasil, no século passado, é correto afirmar que
a) sofreu, na década passada, um salto de qualidade, perdendo seu caráter dependente e tecnologicamente atrasado.
b) consolidou-se somente quando o Estado, depois de 1930, tomou a iniciativa de assegurar sua implementação.
c) conheceu sua fase de maior crescimento a partir do momento em que o país aderiu à globalização e ao neoliberalismo.
d) passou por suas duas maiores fases de estagnação durante as duas guerras mundiais.
e) vivenciou durante o milagre econômico dos anos 1969-1973 várias greves operárias generalizadas.

194. (Uel 2005) Nos anos 30, houve uma famosa polêmica entre Wilson Batista e Noel Rosa, caracterizada nas letras dos sambas que compuseram.

"Meu chapéu de lado / tamanco arrastando / lenço no pescoço / navalha no bolso / eu passo gingado / provoco e desafio / tenho orgulho / em ser tão vadio / sei que falam deste meu proceder / eu vejo quem trabalha / andar no miserê." ("Lenço no pescoço", 1933, Wilson Batista.)

"Malandro é palavra derrotista / que só serve pra tirar / todo o valor do sambista / proponho ao povo civilizado / não te chamar de malandro / e sim de rapaz folgado." ("Rapaz folgado", 1938, Noel Rosa.)

Com base nas letras dos sambas e nos conhecimentos sobre aquele período, é correto afirmar:
a) As letras põem em evidência os novos procedimentos e a nova moda que pretendiam ditar regras aos artistas, ansiosos por alcançar o sucesso, e ensinam as formas de burlar os preconceitos sociais.
b) Noel Rosa expõe a origem do malandro, exaltando sua forma de vida contestadora à época, enquanto Wilson Batista valoriza os comportamentos individuais necessários à sua aceitação social.
c) O samba Lenço no pescoço expõe as reivindicações da classe operária no período getulista, enquanto o samba Rapaz folgado faz uma crítica à penetração de uma cultura civilizadora no samba, contrária à vadiagem.
d) Os sambas problematizam a hierarquização entre as atuações artística, profissional e amadora, sendo que Noel é mais enfático em sua crítica aos valores culturais e sociais que pretendiam disciplinar o malandro.
e) Os compositores apresentam, de modo crítico e jocoso, a atitude daqueles que viviam em bairros pobres e favelas das grandes cidades, portadores de uma cultura própria e contestadora.

195. (Fatec 2005) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,

a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas.
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

196. (Pucrs 2005) Considere o contexto de polarização das forças políticas do Entre-Guerras no Brasil, relacionando as agremiações políticas mencionadas na coluna I com as características arroladas na coluna II.

COLUNA I
(1) Aliança Nacional Libertadora
(2) Ação Integralista Brasileira

COLUNA II
(    ) Tinha como base política setores conservadores da intelectualidade, da classe média urbana, do exército e das elites.
(    ) Defendia um Estado autoritário, nacionalista, corporativista, antiliberal e anticomunista, dirigido pelas elites esclarecidas.
(    ) Tinha características de uma frente popular antifascista, composta por ex-tenentes, democratas, sindicalistas, socialistas e comunistas.
(    ) Defendia a constituição de um governo popular nacional.
(    ) Defendia o não-pagamento da dívida externa e a luta contra o imperialismo.

A correta numeração da segunda coluna, de cima para baixo, é
a) 1 - 1 - 2 - 2 - 2
b) 1 - 2 - 2 - 1 - 2
c) 1 - 2 - 1 - 1 - 1
d) 2 - 2 - 1 - 1 - 1
e) 2 - 1 - 2 - 2 - 1

197. (Ufrn 2005) A ação do governo federal, no Brasil da década de 1930, não se limitou às manifestações de caráter cívico e à adoção de políticas nacionalistas na economia, mas atingiu manifestações culturais e festas populares, como o Carnaval.
Escrevendo sobre o Carnaval na cidade do Rio de Janeiro, a historiadora Myrian dos Santos afirma:

Pedro Ernesto, interventor de Getúlio no então Distrito Federal, procurou incorporar os novos setores da população à política local, subvencionando, entre outras, as manifestações carnavalescas. Durante seu governo, foi criado o registro policial, a premiação e os regulamentos para os concursos entre as escolas. Entre os primeiros componentes das escolas de samba há um consenso de que Pedro Ernesto foi o grande amigo e patrono das escolas.
            SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Do entrudo às escolas de samba: a ocupação do espaço das ruas pelo carnaval carioca. In: MARTINS, I. de L.; MOTTA, R. P. S.; IOKOI, Z. G. "História e cidadania". São Paulo: Humanitas Publicações/FFLCH-USP; ANPUH, 1998. p. 379.

A partir do fragmento textual, pode-se inferir que Getúlio Vargas
a) adotou uma política de regulação para controlar as manifestações culturais e políticas de cunho popular.
b) incentivou a criação de agremiações culturais como forma de adquirir recursos para o governo federal.
c) criou projetos públicos para as entidades culturais brasileiras no intuito de atender a antigas reivindicações populares.
d) atendeu aos desejos populares como forma de ampliar a liberdade de ações das instituições culturais nacionais.

198. (Ufg 2006) A cidadania expressa-se no usufruto de direitos civis, políticos e sociais. Vargas, no Estado Novo (1937 a 1945), atendeu às demandas sociais com a legislação trabalhista. Porém, ao iniciar seu governo, restringiu o exercício da cidadania no que concerne aos direitos políticos, ao
a) submeter a administração dos Estados ao controle dos órgãos federais.
b) centralizar o poder, governando com base em medidas provisórias e decretos-leis.
c) fechar o Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição.
d) fortalecer a liderança pessoal do presidente junto aos trabalhadores por meio de garantia de direitos sociais.
e) nomear militares para postos no governo dos estados nordestinos, limitando o poder dos antigos oligarcas.

199. (Ufg 2006) Observe a imagem a seguir:


            Foto do banquete oferecido ao presidente da República, no Palácio das Esmeraldas de Goiânia, em 7 de agosto de 1940. Acervo: Museu Pedro Ludovico Teixeira. In: PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta de Sant'Anna. "História de Goiás (1722-1972)". 5.ed. Goiânia: Editora. da UCG, 1989. p. 105.

A associação da fotografia ao contexto histórico do Estado Novo, em Goiás, sinaliza
a) a adoção de uma política de reforma agrária, voltada para os migrantes pioneiros da colonização agrícola em Goiás.
b) o estímulo do governo central brasileiro ao processo de redistribuição populacional na região Centro-Oeste.
c) a articulação com o governo federal, visando à modernização de Goiás, com a criação de colônias agrícolas.
d) as políticas de combate às endemias que assolavam as populações interioranas, iniciando a campanha sanitarista em Goiás.
e) a difusão do projeto estadonovista de ocupação do Centro-Oeste, baseado na urbanização e na industrialização da região.

200. (Uerj 2006) O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a pouco, vai-se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas concretas, desenvolveu-se a ideologia e a linguagem do populismo.
            (IANNI, Otávio. In: MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. "História: das cavernas ao Terceiro Milênio". São Paulo: Moderna, 1997.)

Duas ações representativas do populismo varguista estão apontadas em:
a) implantação de organizações econômicas e redistribuição de terras aos camponeses
b) estatização das indústrias de bens de capital e limitação dos investimentos estrangeiros
c) modernização das estruturas econômicas e concessão de direitos aos trabalhadores urbanos
d) adoção de discurso antiimperialista e estímulo ao alistamento contra a ingerência norte-americana

201. (Ufmg 2006) No imediato pós-1930, à medida que posições intervencionistas e centralizadoras do Estado iam sendo implantadas, crescia a insatisfação dos setores oligárquicos com o Governo Provisório de Vargas, inclusive dos "oligarcas dissidentes", que haviam integrado a Aliança Liberal. OsTenentes, por sua vez, mostravam-se temerosos com a força das oligarquias locais, principalmente daquelas que, apesar de terem participado da Aliança Liberal, não haviam aderido ao .espírito da revolução..

É INCORRETO afirmar que, para fazer frente às investidas das oligarquias civis no imediato pós-1930, o Movimento Tenentista
a) propôs, visando ao fortalecimento do governo de Vargas, entre outras medidas, a instituição  de conselhos técnicos, a nacionalização de várias atividades econômicas e a implantação das leis trabalhistas.
b) criou, em 1931,  o Clube 3 de Outubro, entidade responsável por fortes críticas ao federalismo oligárquico e pela defesa de um governo central forte, bem como da intervenção do Estado na economia e da  representação corporativa.
c) se aliou, na sua luta a favor do Governo Provisório, com os oficiais de alta patente do Exército Nacional, os únicos capazes de garantir a posição destacada dos Tenentes no poder.
d) defendeu a criação da Legião Revolucionária, uma organização nacional que unisse as forças verdadeiramente revolucionárias, apoiando o Governo Provisório e garantindo a adoção das medidas por ele propostas.

202. (Uel 2006) Leia o poema a seguir.

"Governo mais avacalhado
O Gegê sempre sorrindo
Por causa da nossa 'Aliança'
Acabará caindo, acabará caindo.
O Gegê tá de calças na mão

Por causa da nossa revolução
O povo todo já está cansado
De ser explorado
Por este ladrão!
O Gegê entrou num botequim

Bebeu cachaça e saiu assim...
Levando um tamanho chute
Foi tomar vermute
Com amendoim".
            (VIANNA, Marly de Almeida Gomes. "Revolucionários de 35: sonho e realidade". São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 561.)

Os versos transcritos foram cantados pelos "aliancistas", nos primeiros anos da Era Vargas (1930-1945). Com base nos versos e nos conhecimentos sobre a Era Vargas, considere as afirmativas a seguir.

I. Teve como um de seus aspectos marcantes a tendência à democratização do Estado.
II. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi um movimento que congregou diversos atores sociais: partidos políticos, sindicatos, associações e entidades diversas, sendo suas principais forças políticas os Tenentes e os comunistas.
III. O suposto Plano Cohen, imputado aos comunistas pelos oficiais do exército, auxiliou no recrudescimento da repressão anticomunista no país e foi uma das justificativas para a implantação do Estado Novo.
IV. Com a aquiescência dos comunistas, o governo Vargas preparou os instrumentos de apoio à ANL, primeira tentativa de organização da sociedade civil no Brasil, aprovando a Lei de Segurança Nacional, visando ao combate dos crimes contra a ordem política e social.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

203. (Ufpe 2006) No período de 1930 a 1937, o governo de Getúlio Vargas reprimiu intensamente o Partido Comunista Brasileiro. A reação dos comunistas a esta política pode ser considerada como um dos fatores que provocou na década de 1930:
(     ) o crescimento do movimento operário, nas capitais do Sudeste, ameaçando o poderio político das elites industriais e forçando a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas, antes do golpe de 1937.
(     ) o surgimento de uma rebelião política em 1935, iniciada no Rio Grande do Norte, com adesão de forças militares.
(     ) a derrota dos grupos integralistas minoritários, existentes na cidade do Rio de Janeiro e favoráveis ao nazi-fascismo.
(     ) a criação de um grande partido nacional, adversário do governo e adotando idéias socialistas.
(     ) a construção de um projeto político abrangente, com vistas à modernização democrática da sociedade brasileira da época.

204. (Ufrs 2006) Considere as seguintes afirmações, referentes ao contexto político existente no Rio Grande do Sul durante a década de 1930.

I - Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, Flores da Cunha foi nomeado interventor no Rio Grande do Sul, sendo mantido, posteriormente, como governador eleito indiretamente pela Assembléia.
II - O partido político dominante nessa conjuntura foi o PRL (Partido Republicano Liberal), que passou a ocupar o lugar do PRR (Partido Republicano Rio-grandense), agremiação que fora hegemônica durante a República Velha.
III - Com o golpe de Estado de 1937, Flores da Cunha teve seus poderes aumentados pelo governo federal, pois recebeu autonomia para a execução de políticas fiscais visando à recuperação econômica do Rio grande do Sul.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

205. (Ufsm 2006)

A caricatura é uma representação do contexto de instalação do Estado Novo através do golpe liderado por Getúlio Vargas, que interrompe o processo de sucessão presidencial para as eleições de janeiro de 1938. Sobre as características do Estado Novo, é possível fazer as seguintes afirmações:

I. O Estado desempenhou um papel significativo na economia, promovendo a política de substituição das importações e estabelecendo indústrias de base, como a do aço.
II. Os sindicatos possuíam autonomia em relação ao Estado, surgindo, a partir dessa organização corporativa, a ideologia trabalhista.
III. A força policial de Vargas empreendeu uma forte repressão aos adversários políticos, com prisões, torturas e exílio forçado de políticos e intelectuais como Graciliano Ramos, Luis Carlos Prestes e Olga Benário.
IV. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) era o responsável pela construção da imagem de Getúlio Vargas como protetor dos trabalhadores, promovendo a propaganda oficial em atos públicos e em meios de comunicação de massa, como o rádio.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas III.
c) apenas II e IV.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

206. (Pucrs 2006) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas

207. (Uel 2007) A política social, implementada durante a Era Vargas (1930-1945), legou-nos o ditado "Getúlio, pai dos pobres". Assim, é correto afirmar que:
a) O populismo favorecia a população com bolsas e isenções tarifárias.
b) O regime autoritário era promovido pelas elites em troca de favores políticos.
c) A política social favorecia a riqueza dos pais em detrimento das mães de família.
d) Vários direitos foram garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
e) O governo proletário enfatizava o patriarcado nas famílias brasileiras.

208. (Ufsm 2005) "Os cavalinhos correndo, / E nós, cavalões, comendo... / A Itália falando grosso, / A Europa se se avacalhando...// [...] O Brasil se politicando, / Nossa! A poesia morrendo."
            ("Rondó dos cavalinhos", de Manuel Bandeira.)

O poema, publicado em 1936, no livro Estrela da Manhã, refere-se
a) ao início da 2 Guerra Mundial e à democratização da República brasileira, acontecimentos marcados pela difusão do ideário fascista.
b) à consolidação do fascismo na Europa e à radicalização política no Brasil, caracterizada essa última pelo confronto entre Aliança Nacional Libertadora e Ação Integralista Brasileira.
c) à crise dos Estados europeus decorrente da expansão do capitalismo liberal e ao esgotamento do modelo agroexportador no Brasil.
d) ao fracasso do ideário socialista tanto na Itália quanto no Brasil, no que se refere a arregimentar os trabalhadores para enfrentar o Estado fascista.
e) à grandeza do ideário e do movimento fascistas, graças aos quais a Itália e o Brasil se ergueram e tornaram-se Estados fortes e economias exitosas no conjunto dos Estados-nações do mundo.

209. (G1 - cftce 2004) Entre as principais características da Constituição de 1937, destaca(m)-se:
a) centralização política e fortalecimento do poder do Presidente da República.
b) total subordinação do Poder Executivo ao Judiciário.
c) fortalecimento do Poder Legislativo.
d) descentralização política.
e) instituição do AI-5.

210. (G1 - cftce 2004) A Ação Integralista Brasileira (AIB), chefiada por Plínio Salgado, era de caráter:
a) socialista
b) anarquista
c) liberal
d) democrático
e) fascista

211. (G1 - cftmg 2004) No período de 1930 a 1960, o setor industrial brasileiro apresentou elevados índices de crescimento, tendo o país realizado um rápido processo de industrialização por substituição de importações. A respeito desse processo, pode-se afirmar que
a) teve, ao longo de todo o período, intensa participação do capital internacional, que foi o responsável exclusivo pela instalação da indústria de base.
b) teve uma decisiva participação do Estado, através de políticas de estímulo à industrialização, da concessão de amplos financiamentos, da criação de infra-estrutura e de investimentos diretos.
c) foi realizado quase que exclusivamente por capitais privados nacionais, já que a postura nacionalista dos governos da época permitia uma pequena participação aos investimentos estrangeiros.
d) caracterizou-se pela implantação de um parque industrial com produção voltada para a exportação, aproveitando as boas condições oferecidas pelo mercado internacional nesse período.

212. (G1 - cftmg 2004) Sobre a Era Vargas, é correto afirmar que
a) o país foi governado de forma descentralizada, respeitando o principio da federação e da autonomia estadual.
b) a substituição das importações foi estimulada durante a Segunda Guerra Mundial e o Estado investiu em siderurgia e energia hidroelétrica.
c) foram outorgadas duas novas constituições federais, de caráter autoritário e centralizado.
d) foram destruídas as bases do populismo, responsável pelo fortalecimento da sociedade civil e pelo enfraquecimento do Estado.

213. (G1 - cftmg 2004) As diferenças fundamentais entre a economia e a sociedade da República Velha e as estruturas criadas pelo Estado Novo, residem no fato de que
a) a presença do Estado na economia foi enfraquecida pelas novas oligarquias regionais.
b) o poder político passou a se apoiar nas forças populares e liberais da nação.
c) as velhas oligarquias foram substituídas por uma composição política heterogênea.
d) os grupos urbanos passaram a liderar, através de partidos nacionais, a vida política do país.

214. (Pucpr 2007) Outorga de uma Constituição, organização da leis trabalhistas, participação na Segunda Guerra Mundial, são alguns fatos que lembram a figura de:
a) Juscelino Kubitschek.
b) João Goulart.
c) Eurico Dutra.
d) Getúlio Vargas.
e) Café Filho.

215. (G1 - cftmg 2005) "Getúlio Vargas foi o político que por mais tempo conduziu os destinos do Brasil Republicano. Getúlio é considerado o grande mito político da nossa história recente. Seu suicídio, ocorrido há cinqüenta anos, foi um acontecimento trágico e único na História do Brasil, razão pela qual vem sendo recordado e reforçado por múltiplos mecanismos da memória."
            In:- "Revista Nossa História". Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, v.1,n. 10, ago. 2004.

A política desenvolvida por Getúlio Vargas no Brasil é caracterizada pela (o)
a) alinhamento político incondicional à Alemanha nazista.
b) adoção da reforma agrária em todo o território nacional.
c) extensão dos direitos trabalhistas para os trabalhadores rurais.
d) presença do Estado como agente do desenvolvimento econômico.

216. (G1 - cftmg 2005) Getúlio Vargas marcou a história do Século XX no Brasil, porque
a) marcou sua trajetória por um estilo anti-nacionalista, antidemocrático e anti-personalista.
b) diminuiu drasticamente a influência política dos coronéis, fortalecendo a industrialização da economia.
c) manteve-se ao lado dos aliados, combatendo o nazi-fascismo, durante a Segunda Guerra Mundial.
d) fez a transição do Brasil rural para o urbano, através de uma política de defesa do Estado na vida econômica, incorporando as massas urbanas ao processo político.

217. (G1 - cftmg 2005) Durante a Era Vargas (1930-1945), o processo de industrialização do Brasil caracterizou-se pela (o)
a) expansão da indústria de bens de capital e pela retração dos bens intermediários através do planejamento da economia estatal.
b) aproveitamento mais intenso da capacidade produtiva existente, com transferência de capitais do setor agrícola para o industrial.
c) aumento da participação do Governo nos investimentos econômicos em setores estratégicos para o desenvolvimento nacional.
d) política de substituição de importações de bens de consumo, com o crescimento das indústrias alimentícias e as de equipamentos agrícolas.

218. (G1 - cftmg 2005) No Brasil, o projeto do Estado Novo (1937-1945) para sociedade brasileira foi marcado pela implementação de uma ideologia de contornos corporativistas que visava
a) ao fortalecimento do federalismo, cabendo às milícias estaduais conter os extremismos de direita e de esquerda.
b) à arregimentação das massas populares em um partido único, organizado a fim de oferecer apoio político ao governo.
c) ao apaziguamento das tensões sociais internas, o que implicava maior controle das atividades políticas dos trabalhadores.
d) à transformação da atividade agrícola em estratégia vital de desenvolvimento econômico, com o aproveitamento de culturas já existentes.

219. (G1 - cftmg 2005) O Populismo no Brasil
a) buscou realizar uma integração harmônica entre o desenvolvimento dos setores urbano e rural.
b) teve como base de apoio típica as camadas médias urbanas beneficiadas pela política de criação de empregos.
c) sofreu uma oposição sistemática da burguesia nacional por ter facilitado a entrada das empresas multinacionais no País.
d) enfatizou a relação direta entre a cúpula do Estado e as massas populares, mediada pelo desempenho político de um líder carismático.

220. (G1 - cftmg 2006) O fim da Segunda Guerra Mundial representou para o Brasil um momento de grande transformação política, destacando-se
a campanha de redemocratização que
a) dificultou a implantação da indústria de base.
b) enfraqueceu a ideologia do trabalhismo no País.
c) contribuiu para o declínio político do Estado Novo.
d) obrigou a adoção de uma política externa independente.

221. (G1 - cftmg 2006) O período do governo Vargas (1937-1945), chamado Estado Novo, coincidiu com a radicalização política mundial de conteúdo corporativo. Esse movimento se sustentou na
a) difusão das idéias corporativas do regime fascista italiano.
b) intervenção do Estado nos partidos políticos, para derrotar o Plano Cohen.
c) realização das eleições municipais e estaduais, instituindo o voto universal.
d) eliminação do populismo como princípio de organização dos partidos políticos brasileiros.

222. (G1 - cftpr 2006) O período da história brasileira conhecido como "Estado Novo" (1937-1945), pode ser caracterizado:
a) por um período de plena democracia no Brasil com base na Constituição de 1937.
b) por uma ditadura instaurada por Getúlio Vargas.
c) pelo governo de Juscelino Kubitschek, pautado no slogan "50 anos de realizações em 5 anos de governo".
d) pela ditadura militar, justificada por uma intensa disputa pelo poder entre capitalistas e socialistas.
e) pelo retorno à democracia após muitos anos de governos militares.

223. (G1 - cftce 2005) Em agosto de 2004, entrou em cartaz, nos cinemas brasileiros, o filme Olga, de Jayme Monjardim. O enredo retrata o relacionamento entre Luís Carlos Prestes e a militante comunista Olga Benário, tendo como "pano de fundo" a era Vargas, um período da História do Brasil recheado de contradições, e sobre o qual se afirma que:

I. As massas urbanas brasileiras encontravam-se ideologicamente divididas entre o nacional-comunismo da ANL - Aliança Nacional Libertadora e o fascismo da AIB - Ação Integralista Brasileira, fato habilmente manipulado pelo Estado como sendo uma ameaça à integridade da nação.
II. Assumiu características intervencionistas, paternalistas e nacionalistas, favorecendo a expansão da indústria.
III. Instituiu a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - que refletiu a aproximação do Estado com os trabalhadores e o controle daquele sobre o movimento operário.
IV. A extradição de Olga Prestes atendia aos interesses dos governos da Alemanha e do Brasil, preocupados com o avanço político de judeus e dos comunistas, o que se constituía uma séria ameaça aos regimes liberais existentes nos dois países.

São CORRETOS os itens:
a) I e III, somente
b) II e IV, somente
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) III somente

224. (Fgv 2007) Em muitos aspectos, a Era Vargas (1930-1945) implementou mudanças no país em relação à Primeira República (1889- 1930), pois
a) promoveu as bases da industrialização, ao empreender uma política econômica intervencionista e protecionista, além de orientar sua política externa na busca de recursos para implantar empresas nacionais.
b) passou a tratar a questão social como "caso de polícia", reprimindo as organizações da classe operária com o fechamento de jornais, associações e sindicatos, embora permitisse sua representação no Congresso.
c) estabeleceu um Estado federativo, conferindo aos estados bastante autonomia ao permitir que contraíssem empréstimos no exterior e estabelecessem impostos, sem necessidade de consulta ao governo federal.
d) desenvolveu uma nova política de valorização do café, por meio da compra e estocagem dos excedentes pelos governos estaduais e por constantes desvalorizações cambiais para favorecer os exportadores.
e) autorizou a pluralidade sindical, porém os sindicatos ficaram atrelados ao Ministério do Trabalho, graças ao imposto de seus associados, e reuniam patrões e empregados, à semelhança do corporativismo fascista.

225. (Uel 2007) O fascismo brasileiro, criado em 1932, foi um movimento social de extrema direita. Assinale a alternativa que indica a denominação que lhe foi dada no Brasil:
a) Nazismo.
b) Integralismo.
c) Populismo.
d) Autoritarismo.
e) Totalitarismo.

226. (Ufpe 2007) Uma série de fatos contribuiu para o processo que levou à renúncia de Vargas, em 1945, e à convocação de eleições para presidente da República. Entre esses fatos, destaca-se:

(     ) o Manifesto dos Mineiros que exigia uma definição política do governo.
(     ) a renúncia do ministro Oswaldo Aranha, o que aumentou as insatisfações da oposição.
(     ) a falta de base de apoio político, deixando Vargas isolado, sem sustentação partidária.
(     ) as pressões internacionais lideradas pelos Estados Unidos, com apoio da opinião pública.
(     ) as grandes greves operárias em defesa das liberdades democráticas.

227. (Ufpel 2007)

A charge relaciona-se ao
a) final do Estado Novo e às ações políticas do Partido Comunista de Luís Carlos Prestes, dos integralistas e dos movimentos tenentistas.
b) último governo de Vargas e aos movimentos insurrecionais como o Levante dos Dezoito do Forte de Copacabana, a Coluna Prestes e o
"Putsch" integralista.
c) Governo Provisório de Vargas, quando ocorreram as Intentonas Comunista e Integralista, representadas, respectivamente, pelas figuras de Luís Carlos Prestes e Plínio Salgado.
d) Governo Constitucional de Vargas, momento que coincide com a Segunda Guerra Mundial, e movimentos militares, como a República do Galeão e o Levante de Aragarças.
e) Governo Provisório e ao Constitucional de Getúlio Vargas, quando ocorreram a Ação Integralista, a Revolução Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Plano Cohen.

228. (Ufla 2007) Sobre o Populismo presente no Brasil durante o Estado Novo, as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
a) No governo de Getúlio Vargas, ao perceber a força do operariado brasileiro, elaborou-se a política trabalhista para o país, que pode ser encarada como uma maneira de conquistar a simpatia dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, exercer um domínio sobre eles, controlando os sindicatos.
b) O populismo é acompanhado de várias medidas de cunho paternalista, em que o líder é visto como alguém que dá "as coisas" à população mais pobre, sejam coisas concretas ou não. Esse paternalismo esteve muito presente na política brasileira.
c) O Ato Institucional era uma medida utilizada pelos governos militares com o objetivo de atender aos interesses da população trabalhadora e de garantir a luta por seus direitos trabalhistas.
d) Com relação às leis trabalhistas, implantadas pelo governo getulista, podem-se destacar como medidas populistas: salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher, estabilidade no emprego. Essas medidas garantiram a Getúlio Vargas o título de "pai dos pobres".

229. (Ufsc 2007) Leia com atenção o texto transcrito a seguir.

"Não era brincadeira. Todo mundo andava assustado depois do que aconteceu com o pessoal do hotel. Era noitinha. O 32° Batalhão de Caçadores, que foi organizado em Valença, no Estado do Rio, no período da ditadura do Getúlio, tinha chegado a 11 de abril. Estávamos no ano de 1939. O terreno para a construção do imponente quartel, que se edificaria no bairro do Garcia, já fora escolhido. Getúlio tinha dado ordens severas para a grande campanha de nacionalização nos setores de maior concentração estrangeira. E Blumenau foi um dos pontos que primeiro sofreram as exigências do ditador. Tinham sido fechadas, imediatamente, as escolas particulares e abriram-se escolas públicas, por determinação municipal e estadual. A conhecida e excelente escola, que foi a célula renovadora dos métodos de ensino da escola nova no Brasil, a 'Neue-Schule' transformou-se em Ginásio Estadual Pedro II. Tudo  que era sociedade de cultura e de recreação mudou de nome, e os jornais também."
            LAUS, Lausimar. "O Guarda-Roupa Alemão". Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, p. 88.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) de acordo com a transcrição anterior.
(01) O texto se refere às conseqüências da implantação da política de nacionalização em Blumenau, imposta por Getúlio Vargas.
(02) O texto evidencia uma ação concreta do Estado Novo, cuja marca foi o autoritarismo e centralismo político, com o fechamento do Congresso e a extinção dos partidos políticos.
(04) A "concentração estrangeira" à qual o texto faz referência era composta por uma população de descendentes de alemães frutos da primeira colônia alemã, iniciada em SC por Hermann Blumenau em 1829.
(08) Considerando que se tratava de uma população que revelava dificuldades em falar a língua portuguesa, o Estado Novo proporcionou uma nacionalização gradual, através da implantação de uma rede de escolas públicas.
(16) Em 1939, por ter uma considerável população de origem alemã, Blumenau foi alvo da política de nacionalização, enquanto as demais áreas de colonização alemã e italiana do sul do Brasil não sofreram qualquer intervenção na sua vida cotidiana.
(32) Como em 1939 a população de origem alemã no Brasil havia aderido maciçamente ao ideário do partido Nacional-Socialista Alemão (Nazismo), justificava-se a intervenção violenta do Estado Novo no cotidiano dessas populações.
(64) Desde sua fundação, a população dos núcleos de colonização alemã e italiana no Brasil  recusou-se sistematicamente a admitir escolas públicas, preferindo as escolas privadas que ensinavam em alemão e italiano.

230. (Unifesp 2007) "O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório."
Com base no texto, pode-se afirmar que
a) o regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.
b) Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.
c) o Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.
d) o país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.
e) o projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

231. (Ufpi 2007) Comparando a Constituição Brasileira de 1934 e a de 1937, é correto afirmar que ambas:
a) determinaram a suspensão de liberdades civis.
b) deram ao presidente o poder de governar através de decretos-leis.
c) apresentavam formalmente a definição de um regime democrático.
d) mantiveram a República Federativa, estabelecida na Constituição de 1891.
e) inspiraram-se na Constituição de Weimar, república alemã que antecedeu o nazismo.

232. (Cesgranrio 92) A crise social e política que abalou a estabilidade da República Velha (1889 -1930) quebrou a hegemonia das oligarquias no poder e preparou o terreno para a Revolução de 1930 foi motivada pelo(a):
a) aprofundamento das cisões oligárquicas, pelas rebeliões tenentistas, pela insatisfação das classes médias urbanas excluídas da representação política e pela pressão reivindicatória das classes operárias.
b) aliança política entre a burguesia industrial, as classes médias urbanas e o operariado fabril contra o sistema liberal e democrático da República Velha, controlado pelas oligarquias agrárias.
c) quebra do compromisso político entre as oligarquias agrárias e os trabalhadores rurais, o que, durante toda a República Velha, impediu o desenvolvimento dos setores industriais e a organização do movimento operário.
d) fortalecimento da união entre as oligarquias paulistas e mineiras na indicação de Júlio Prestes à sucessão presidencial em 1930, o que desagradou as oposições constituídas pelas classes médias urbanas e operariado, defensores de Getúlio Vargas.
e) descontentamento da burguesia industrial com o tratamento dado pelas oligarquias ao movimento operário - "caso de polícia" - e sua decisão de apoiar a Revolução de 30 e a legislação trabalhista.

233. (Cesgranrio 97) A Revolução de 1930 pode ser relacionada a várias transformações da sociedade brasileira, entre as quais NÃO podemos incluir:
a) o abandono dos setores agrícolas pelo governo, que privilegiou a industrialização.
b) a insatisfação dos setores médios urbanos com o domínio do processo político pelas oligarquias agrárias.
c) a crescente organização e mobilização da classe operária, surgida com o processo de industrialização.
d) a mobilização de setores militares, principalmente dos oficiais mais jovens, contra o regime.
e) às dissidências oligárquicas, materializadas na formação da Aliança Liberal.

234. (Mackenzie 97) "Getúlio Vargas que estais no Rio Grande do Sul, glorificada seja a vossa luta. Venha a nós a vossa força, seja vitoriosa a vossa causa assim no sul como no norte. Perdoai as nossas covardias, assim como nós perdoamos aos legalistas. Não nos deixai cair em poder de Washington Luís e livrai-nos de Júlio Prestes. Amém".
            (O Padre Nosso dos Revolucionários)

A causa revolucionária em 1930 estava vinculada:
a) ao fato dos aliancistas não aceitarem a derrota nas urnas e defenderem abertamente a revolução, liderados por Antonio Carlos.
b) à prisão de João Pessoa por agentes do governo federal.
c) à vitória aliancista nas eleições, gerando a retaliação da oligarquia cafeeira paulista.
d) ao rompimento do pacto entre oligarquia cafeeira e militares tenentistas.
e) à eleição do candidato oficial Júlio Prestes, acusado de fraude e às perseguições políticas lideradas por Washington Luís contra os aliancistas.

235. (Mackenzie 99) Contribuíram para a eclosão da Revolução de 1930:
a) o programa da Aliança Liberal, francamente favorável aos setores rurais e oligárquicos da República Velha.
b) a oposição de João Pessoa aos políticos aliancistas, fato que culminou com seu assassinato.
c) O apoio do Tenentismo ao governo de Washington Luís e a política oligárquica.
d) A vitória de Getúlio Vargas nas eleições e a ameaça de golpe pelos situacionistas.
e) A ruptura da Política do Café com Leite nas eleições de 1930, em decorrência da crise econômica que afetou o setor cafeeiro.

236. (Pucmg 2006) "O meu candidato é o Eurico.
Mas, se houver oportunidade,
eu mudo uma letra: Eu fico."

A anedota popular, muito em voga nos anos 40 no Brasil, quando estava em curso o processo de democratização do país, reflete:
a) vontade do ditador Getúlio Vargas de permanecer no poder com o apoio da população brasileira, diante da vitória dos países aliados na Segunda Guerra.
b) estratégia política de Vargas para conseguir o apoio da oposição liderada pela UDN (União Democrática Nacional) para sua candidatura à Presidência da República.
c) manobra do governo para anunciar ao povo brasileiro a ameaça representada pelo candidato Dutra, contrário à abertura democrática.
d) pretexto utilizado por Vargas para manter a ditadura do Estado Novo vencendo a resistência da oposição, que apoiava a candidatura Dutra.

237. (Ufsc 2006) Joel Silveira, correspondente dos Diários Associados, assim se refere ao cotidiano dos pracinhas brasileiros na Itália: "Sofremos bastante lá nos Apeninos. Medo, frio-muito frio-, desconforto e aquele constante odor de sangue velho e óleo diesel, que é o cheiro da guerra".
            (SILVEIRA, Joel. "O Inverno da Guerra". Apud AUGUSTO, Sérgio. No front, só com máquina de escrever. "O Estado de São Paulo". São Paulo: 14 maio 2005, Caderno 2, página D7.)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) a respeito da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
(01) O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, ao lado das potências Aliadas, em guerra contra o Eixo.
(02) O governo brasileiro entrou na luta antifascista em meados de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia.
(04) A decisão do governo Vargas de declarar guerra ao Eixo foi influenciada por uma grande pressão popular, devido ao afundamento de navios brasileiros.
(08) No Brasil, Getúlio Vargas, fortalecido com o sucesso da FEB na Itália, dissolveu o Congresso e instaurou o Estado Novo.
(16) Apesar das dificuldades que encontrou, a FEB teve uma importante participação na luta pela conquista dos Apeninos. A tomada de Monte Castelo foi uma de suas grandes vitórias.

238. (Puc-rio 2006) Nos anos de 1941 e 1942, houve mudanças na configuração das alianças políticas e militares que então caracterizavam a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Frente a tais alterações, o governo do Presidente Getúlio Vargas imprimiu novos rumos à política externa brasileira. Sobre esses acontecimentos, podemos afirmar que:

I - o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, deflagrou a participação militar ostensiva dos EUA na guerra.
II - a invasão alemã, na União Soviética, em 1941, interferiu, entre outros aspectos, na aproximação diplomática e militar entre EUA, URSS e Inglaterra.
III - a crescente aproximação diplomática com os EUA condicionou a declaração de guerra ao Eixo, por parte do governo Vargas, em 1942.
IV - a participação militar brasileira na guerra, associada ao envio da FEB, conjugou-se à ofensiva das tropas aliadas, no front europeu, em meados de 1944.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

239. (G1) Entre as principais características da Constituição de 1934, podemos destacar como importantes conquistas, EXCETO:
a) a instituição do voto feminino;
b) ensino primário gratuito e obrigatório;
c) estatização das riquezas do subsolo;
d) reconhecimento dos direitos trabalhistas como o salário mínimo, a jornada de trabalho de 8 horas, férias anuais, etc;
e) liberdade de expressão sem restrições à imprensa.

240. (Faap 97) Promulgada, liberal, democrática, dá atenção especial aos direitos individuais e trabalhistas, desloca o centro de gravidade do Poder Executivo para o Legislativo. Estamos falando da Constituição de:
a) A República - 1891
b) A Revolução de 30 - 1934
c) O Estado Novo - 1937
d) O Golpe de 64 - 1967
e) A Redemocratização - 1988

241. (Ufmg 98) Sobre a vida constitucional brasileira, pode-se afirmar que
a) a Constituição de 1946, embora liberal, continha dispositivos que permitiam colocar partidos políticos na ilegalidade.
b) a Carta Constitucional em vigência aborda apenas grandes temas, sem especificar detalhes da legislação social.
c) o Brasil republicano já assistiu à edição de 5 cartas constitucionais, todas elas de cunho eminentemente liberal.
d) a tradição da reforma, e não da mudança, em nossas constituições, tem garantido o aperfeiçoamento da vida jurídico-política do País.

242. (Ufc 2006) Em 07de maio de 1933, o jornal O LEGIONÁRIO, porta-voz da Legião Cearense do Trabalho, defendia a instauração de "uma nova ordem social, repelindo a oligarquia burguesa e a oligarquia proletária, repudiando o liberalismo grotesco e o socialismo anárquico".
            (Citado por Raimundo Barroso Cordeiro Júnior. "A Legião Cearense do Trabalho" in Simone de Souza (org.) UMA NOVA HISTÓRIA DO CEARÁ. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000, p. 329).

A partir desse trecho e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a Legião Cearense do Trabalho e suas idéias políticas.
a) Abraçou plenamente os princípios do liberalismo, propondo uma sociedade com a mínima intervenção do Estado.
b) Surgiu no contexto da implantação do Estado Novo e  foi uma cópia fiel da Ação Integralista Brasileira, fundada por Plínio Salgado.
c) Tinha lideranças provenientes dos círculos operários e de outras organizações católicas e estava ligada ao projeto de recristianização da sociedade moderna.
d) Baseando-se em temas como a família e a tradição, ela trouxe para as suas fileiras a elite e a classe média, mas não conseguiu atingir seu alvo principal, os trabalhadores.
e) Reuniu os vários setores profissionais organizados do Ceará, encontrando por isso a simpatia tanto do trabalhismo varguista quanto de grupos ligados ao Partido Comunista.

243. (Unifesp 2006) Estamos atravessando um período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os verdadeiros e superiores interesses do país.
            (Circular da FIESP, março de 1937.)

O texto mostra o empresariado paulista
a) desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.
b) aferrado, como sempre, aos princípios do mais puro liberalismo, na sua relação com o governo, de um lado, e os trabalhadores, de outro.
c) descompassado, naquela conjuntura, com a política econômica keynesiana, vigente na maioria dos países capitalistas.
d) afinado, como sempre, com a política econômica norte-americana, de acordo com o lema "o que é bom para os EUA é bom para o Brasil".
e) apoiando, como sempre fizera antes e continuaria a fazer depois, a política econômica nacionalista de Getúlio Vargas.



GABARITO

1. [E]

2. [A]

3. [C]

4. [D]

5. V V F V F

6. V V V V F

7. F V V F V

8. 01 + 02 + 04 + 08 = 15

9. 01 + 04 = 05

10. 02 + 04 + 08 + 16 = 30

11. [C]

12. [D]

13. F V V V

14. [D]

15. [A]

16. [A]

17. V F V V

18. 01 + 02 + 16 = 19

19. 02 + 08 + 16 = 26

20. [C]

21. [B]

22. [D]

23. [C]

24. [C]

25. [A]

26. [C]

27. [C]

28. [E]

29. [A]

30. [C]

31. [E]

32. [A]

33. [A]

34. [C]

35. [D]

36. [E]

37. [C]

38. [B]

39. [C]

40. [A]

41. [E]

42. [D]

43. [D]

44. [C]

45. [B]

46. [E]

47. [E]

48. [D]

49. [A]

50. [B]

51. [D]

52. [C]

53. [B]

54. [B]

55. [A]

56. [B]

57. [D]

58. [A]

59. [C]

60. [C]

61. [E]

62. [B]

63. [C]

64. [D]

65. [E]

66. [C]

67. [C]

68. [D]

69. [D]

70. [E]

71. [A]

72. [E]

73. [A]

74. [C]

75. [E]

76. [A]

77. [B]

78. [D]

79. [C]

80. 01 + 04 + 16 = 21

81. [D]

82. [A]

83. [D]

84. [D]

85. [A]

86. F F V V

87. [D]

88. [A]

89. V V F F

90. [D]

91. [E]

92. [B]

93. [C]

94. [B]

95. [C]

96. [A]

97. [E]

98. F F F V F

99. [D]

100. [D]

101. [C]

102. [C]

103. [B]

104. [E]

105. [A]

106. [E]

107. [C]

108. 01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

109. [C]

110. [B]

111. F V V F V V

112. F V V V F F

113. [A]

114. [C]

115. F V V V V

116. [B]

117. [B]

118. [D]

119. [A]

120. 09

121. [B]

122. [A]

123. [E]

124. [B]

125. [A]

126. [E]

127. [E]

128. [D]

129. [B]

130. [C]

131. [B]

132. [D]

133. [A]

134. [C]

135. [D]

136. [A]

137. [C]

138. [D]

139. [C]

140. [C]

141. [B]

142. [A]

143. [C]

144. [C]

145. [A]

146. [C]

147. [E]

148. [A]

149. [A]

150. [C]

151. [E]

152. [B]

153. [D]

154. [D]

155. [B]

156. [A]

157. [C]

158. [B]

159. [C]

160. [D]

161. [A]

162. [C]

163. [A]

164. [A]

165. [E]

166. [A]

167. [A]

168. [D]

169. [B]

170. F-F-V-F-F

171. F-F-V-V-F

172. [C]

173. [B]

174. [E]

175. [D]

176. [C]

177. [A]

178. [A]

179. [B]

180. F F F F F

181. [C]

182. [D]

183. [B]

184. [C]

185. [E]

186. [C]

187. [B]

188. [A]

189. [C]

190. [C]

191. [C]

192. 02 + 04 + 08 + 16 = 30

193. [B]

194. [E]

195. [E]

196. [D]

197. [A]

198. [C]

199. [C]

200. [C]

201. [C]

202. [B]

203. F - V - F - F - F

204. [C]

205. [D]

206. [E]

207. [D]

208. [B]

209. [A]

210. [E]

211. [B]

212. [B]

213. [C]

214. [D]

215. [D]

216. [D]

217. [C]

218. [C]

219. [D]

220. [C]

221. [A]

222. [B]

223. [C]

224. [A]

225. [B]

226. V V F F F

227. [E]

228. [C]

229. 01 + 02 = 03

230. [B]

231. [D]

232. [A]

233. [A]

234. [E]

235. [E]

236. [A]

237. 01 + 04 + 16 = 21

238. [E]

239. [E]

240. [E]

241. [A]

242. [C]

243. [A]




3 comentários:

  1. CARTA ABERTA A EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA “DILMA ROUSSEF”, DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES DA REPÚBLICA, LÍDERES DAS BANCADAS DA CÂMARA E DO SENADO

    REIVINDICAÇÃO PRINCIPAL:

    Enquanto não seja extinto o EXAME da OAB, que seja criado uma lei pelo Poder Legislativo ou editada uma medida provisória(MP) pelo Poder Executivo, em “caráter de urgência”, a qual não haja embaraço para sua votação e aprovação, para regulamentar a profissão de “Bacharel em Direito”, pois é a única profissão no Brasil, que exige um exame suplementar, para que o indivíduo ingresse no mercado de trabalho como “Advogado”, mesmo depois de formado e cumprida todas as exigências do MEC. É indispensável criarmos postos de trabalho para os milhares de Bacharéis que já formaram e outros “Estudantes de Direito”, que também irão se formar, para que suas mentes não continuem ociosas no que tange ao seu aprendizado que obteve na Universidade, para que possam contribuir para a sociedade, com seus conhecimentos em todas as áreas do direito, que não dependa de concurso público.

    São Paulo-SP, 06 de Maio de 2013

    Assinam o conteúdo desta informação pública:

    João Batista Suave – Presidente Nacional da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil

    Luiz Santana Coutinho - Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil de São Paulo-SP.

    José Silo da Silva – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil do Rio de Janeiro-RJ.

    Jurandir Soares de Oliveira – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil de Salvador-BA

    Antonio dos Santos Freitas – Presidente Estadual da Marcha dos Bacharéis em Direito do Brasil do ES
    Curtir · Comentar · Compartil

    ResponderExcluir
  2. Cara, amei este acervo de provas! Maravilha para quem é professor elaborar sua prova. Valeu mesmo ao idealizador.

    ResponderExcluir
  3. De nada... estamos voltando, agora como
    historiaemais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir